Início » Bahia » Tremedal


Tremedal - Bahia



Tremedal faz parte do estado da Bahia, distante cerca de 588 quilômetros da capital. A população avaliada em 2006 era de 20.811 habitantes, segundo dados do IBGE.

Tremedal teve a sua origem no povoamento da fazenda Brejo, de propriedade de Joaquim Gonçalves, que em 1885, aí se estabeleceu com a família e agregados, vindos do município de Areia, hoje Ubaíra. A partir de 1895, outras famílias se juntaram ás primeiras em virtude da fertilidade da região, transformando o lugarejo num povoado. Devido ao espírito empreendedor da família Ferraz a localidade passou a ser conhecida por Tremedal dos Ferraz. Com a decadência do distrito de São Felipe do município de Condeúba, do qual o povoado fazia parte, em 1922 a sede foi transferida para o arraial de Tremedal dos Ferraz, com a denominação de Bom Jesus do Tremedal. O decreto-lei estadual nº 10.724, de 30 de março de 1938, simplificou o topônimo para Tremedal.

O município foi criado, com o território de Tremedal e parte do território dos distritos de Caraíbas e Joanina, desmembrados do município de Condeúba, pela lei estadual nº 559, de 5 de novembro de 1953, sendo instalado em 7 de março de 1955.

História da cidade de Tremedal

Tremedal teve a sua origem no povoamento da fazenda Brejo, de propriedade de Joaquim Gonçalves, que em 1885, aí se estabeleceu com a família e agregados, vindos do município de Areia, hoje Ubaíra. A partir de 1895, outras famílias se juntaram às primeiras em virtude da fertilidade da região, transformando o lugarejo num povoado.

Devido ao espírito empreendedor da família Ferraz a localidade passou a ser conhecida por Tremedal dos Ferraz. Com a decadência do distrito de São Felipe do município de Condeúba, do qual o povoado fazia parte, em 1922 a sede foi transferida para o arraial de Tremedal dos Ferraz, com a denominação de Bom Jesus do Tremedal.

Formação Administrativa

Em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1393, figura no município de Condeúba o distrito de Tremedal.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1950.

Elevado à categoria de município com a denominação de Tremedal, pela Lei Estadual n.º 599, de 05-11-1953, desmembrado de Condeúba. Sede no antigo distrito de Tremedal. Constituído de 3 distritos: Tremedal e Caraíbas, ambos desmembrados de Condeúba. Instalado em 07-04-1955.

Pela Lei Estadual n.º 628, de 30-12-1953, é criado o distrito de Lagoa Preta ex-povoado e anexado ao município de Tremedal.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído de 3 distritos: Tremedal, Caraíbas e Lagoa Preta.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1988.

Pela Lei Estadual n.º 4.842, de 24-02-1989, desmembra do município de Tremedal, o distrito de Caraíbas. Elevado à categoria de município.

Em divisão territorial datada de 1993, o município é constituído de 2 distritos: Tremedal, e Lagoa Preta.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Fonte: Prefeitura Municipal

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Tremedal: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Tremedal? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: