Início » Bahia » Nova Canaã


Nova Canaã - Bahia



Nova Canaã é um município do estado da Bahia, no Brasil.

O município de Vitória da Conquista, como centro regional, vivenciou ainda na primeira metade do século a ascensão econômica e política dos “distritos” que fazem parte de uma vasta extensão territorial do chamado “planalto da Conquista”. A primeira cidade a se tornar auto-suficiente frente ao domínio de Vitória da Conquista foi Poções, que se emancipou politicamente.

Poções se tornou então, um subcentro conquistense e passou a governar os seus vários distritos, que antes pertenciam à cidade de Vitória da Conquista, como Ibicuí, Iguaí, Nova Canaã, Boa Nova, Manoel Vitorino. Poções exerceu seu domínio frente a essas regiões com autoridade, não tolerando a mesma auto-suficiência, apesar das sérias dificuldades que sofreu para se separar do domínio de Vitória da Conquista.

História da cidade de Nova Canaã

Não existe nenhum documento que comprove a chegada dos primeiros habitantes do município de Nova Canaã. Segundo testemunho oral, as terras desta região foram ocupadas pelos primeiros moradores a partir de 1904, advindos dos municípios de: Areia (atual Ubaíra), Brejões,

Santa Inês, Jequiriçá, Mutuípe, Lavra Diamantina e outros.

O primeiro desbravador de uma das regiões deste município foi o Sr. José Antonio Lopes Vieira, cuja região explorada tomou o seu nome, permanecendo-o até hoje.

Em 1910, chegou aqui a família Matos, composta dos irmãos: Leovegildo, Bernardino, Sinfônio e Inocêncio Rodrigues de Matos que, com árduo trabalho, começaram a desbravar as matas, abrindo os primeiros claros.

Sentindo a necessidade de educar seus filhos, o Sr. Bernardino Rodrigues de Matos, organizou a primeira escola particular na fazenda denominada Floresta. Essa escola, motivou outros fazendeiros da região a fazerem o mesmo.

Mais tarde, atendendo à necessidade dos próprios filhos e de outras famílias, foi criado o Instituto Florestal, que teve como diretor o pastor Abílio Pereira Gomes, homem de grande capacidade e cultura.

A Vila de água Fria atraiu muitos moradores de outros municípios, motivados pela lavoura do café e durante muito tempo tornou-se próspera.

Sendo a vila de água Fria situada num local muito montanhoso, sem possibilidade de expandir, em 1940, após entendimentos com representantes políticos do distrito e autoridades locais, resolveu-se transferir o povoado para a fazenda Caldeirão, cujo nome foi mudado para Nova Canaã, nome de origem bíblica que significa "terra prometida". Essa transferência fez com que rapidamente prosperasse o comércio, etc. Sua principal cultura era o café e uma pecuária

bem desenvolvida.

Gentílico:

Formação Administrativa

Em 1925, forma-se um pequeno povoado que recebe o nome de água Fria, pertencendo a Poções; e transformando-se depois em distrito por força do Decreto Estadual nº 9.490 de 24 de abril de 1935.

Por força da Lei Estadual nº 1.540 de 08/11/1961, publicada no Diário Oficial de 12/11/61, foi emancipado o Município de Nova Canaã, desmembrado do Município de Poções.

Fonte: Prefeitura Municipal de Nova Canaã; SEI (BA)

Autor do Histórico: LêDA DE SENA NERY

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Nova Canaã: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Nova Canaã? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: