Início » Bahia » Mucuri


Mucuri - Bahia



Mucuri é uma cidade localizada no extremo sul da Bahia. A população avaliada em 2004 era de 33.427 habitantes.

Antiga aldeia dos índios Aimorés, a região começou a ser explorada no século XVI na busca de ouro e pedras preciosas, mas o povoamento foi dificultado devido à ferocidade dos índios. Por volta do século XVIII chegaram à região alemães e suíços que se estabeleceram, cultivando café, no atual Município.Em virtude da Ordem Régia datada de 10 de outubro do ano de 1769 criou-se o Município chamado São Jose de Porto Alegre, cuja instalação se deu a 15 de outubro de 1779 pelo Ouvidor Geral da Comarca de Porto Seguro José Xavier de Machado Monteiro. O Distrito-sede deve sua criação ao Alvará de 22 de dezembro de 1795, data em que foi a Capela de São José elevada à categoria de Freguesia Eclesiástica pelo então arcebispo D. Frei Antonio Correia, com o nome de São José de Porto Alegre. O município está localizado na divisa com os Estados de Minas Gerais e Espírito Santo, Mucuri possui 35km de praias urbanas e virgens com falésias e inúmeros coqueirais.O Município de mucuri comemora o seu aniversário, a contar da autorização de uma ordem régia, dia 10 de outubro de 1769. A vila fundada nesta data com o nome de Padroeiro São José de Porto Alegre sofreu diversas modificações para chegar até a atual divisão política vigente. Atualmente está despertando para o turismo recebendo, em sua grande maioria, mineiros, goianos e baianos. Seu nome tem origem na língua tupi e é o nome de uma madeira abundante no local. Seu padroeiro é São José.

Município litorâneo, Mucuri é o limite sul do estado da Bahia, fazendo portanto, fronteira com os estados de Minas Gerais e Espírito Santo.

História da cidade de Mucuri Bahia - BA

A história de Mucuri foi registrada por colonos e aventureiros que atravessaram a região, a exemplo do historiador e precursor do movimento bandeirante na Bahia, Gabriel Soares. Os registros se referem à presença dos temidos índios Botocudos que resistiram bravamente à dominação do homem branco. Eram nômades, caçadores e extremamente ferozes. A prática do canibalismo entre eles vinha da crença de que comer a carne do inimigo que é forte e destemido, lhes traria também força e coragem.

As primeiras expedições à região aconteceram no século XVI; duas bandeiras lideradas, respectivamente, pelo português Martim Carvalho e pelo mestre-de-campo Antônio da Silva Guimarães registraram passagem pelo rio Mucuri em busca de ouro e pedras preciosas. A partir da aldeia de Mucuri, formada por índios e portugueses degredados, nasceu São José de Porto Alegre, um dos primeiros núcleos urbanos do extremo sul da Bahia.

Em 1931, o topônimo foi mudado para Mucuri, vocábulo tupi que significa rio dos gambás.

Os nativos de Mucuri são chamados mucurienses.

Gentílico: mucuriense

Formação Administrativa:

Freguesia criada com a denominação de São José de Porto Alegre, por alvará de 2212-1795, subordinado ao município Viçosa.

Elevado à categoria de vila com a denominação de São José de Porto Alegre, por ordem régia de 10-10-1769, desmembrado de Viçosa. Instalado em 15-10-1779.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o município aparece com a denominação de Porto Alegre e é constituído do distrito sede.

Pela lei municipal nº 15, de 20-07-1921, aprovado pela lei estadual nº 1527, de 2808-1921, é criado o distrito de Riacho Doce e anexado ao município de Mucuri.

Por decreto estadual nº 7191, de 13-01-1931, o município de Porto Alegre passou a denominar-se Mucuri. Sob este mesmo decreto acima citado, o município de Mucuri adquiriu o território do município de Viçosa e o distrito de Colônia Leopoldina.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o município é constituído de 4 distritos: Mucuri, Riacho Doce, Viçosa e Colônia Leopoldina.

Em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, o município de Mucuri aparece com 5 distritos: Mucuri, Aimorés, Colônia Leopoldina, Riacho Doce e Viçosa.

Pelo decreto estadual nº 11089, de 30-11-1938, o distrito de Colônia Leopoldina passou a denominar-se Helvécia.

No quadro fixado para vigorar no período de 1939-1943, o município é constituído de 5 distritos: Mucuri, Aimorés, Helvécia, Riacho Doce e Viçosa.

Pelo decreto-lei estadual nº 141, de 31-12-1943, ratificado pelo decreto estadual nº 12978, de 01-06-1944, o distrito de Aimorés passou a denominar-se Ibiranhém e o distrito de Viçosa a denominar-se Marobá.

No quadro fixado para vigorar no período de 1944-1948, o município é constituído de 5 distritos: Mucuri, Helvécia, Ibiranhém ex-Aimorés, Marobá ex-Viçosa e Riacho Doce.

Pela lei estadual nº 628, de 30-12-1953, são criados os distritos de Argôlo e Taquarinha e anexados ao município de Mucuri. Sob a mesma lei, o distrito de Marobá passou a denominar-se Nova Viçosa. Ainda pela mesma lei o distrito de Riacho Doce é extinto.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído de 6 distritos: Mucuri, Argôlo, Helvécia, Ibiranhém, Nova Viçosa e Taquarinha.

Pela lei estadual nº 1751, de 27-07-1962, desmembra do município de Mucuri os distritos de Nova Viçosa, Argôlo e Helvécia, para formar o novo município de Nova Viçosa.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído de 3 distritos: Mucuri, Ibiranhém e Taquarinha.

Pela lei nº , de , é criado o distrito de Itabatã e anexado ao município de Mucuri.

Em divisão territorial datada de 2005, o município é constituído de 4 distritos: Mucuri, Ibiranhém, Itabatã e Taquarinha.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Alterações toponímicas municipais:

São José de Porto Alegre para Mucuri alterado, em 1911.

Porto Alegre para Mucuri alterado, por Decreto estadual nº 7191, de 13-01-1931.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Mucuri: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Mucuri? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: