Início » Bahia » Mascote


Mascote - Bahia



Mascote faz parte do estado da Bahia. Às margens do rio Pardo se originou o povoado, mais tarde denominado Novo Horizonte. Tornou-se distrito em 1923, porém suprimido em 1930, e anexado, em 1933 ao distrito de Boa Vista do Jacarandá, sob a jurisdição de Canavieiras. Retornou à condição de sede distrital, em 1938, com o topônimo alterado para Mascote. Município criado com território desmembrado de Canavieiras, por Lei Estadual de 19 de julho de 1962, com a denominação de Mascote. A sede, formada inicialmente distrito em 1923, suprimido em 1930 e retomado em 1938, foi elevada à categoria de cidade quando da criação do município. Encontra-se a uma latitude 15º33′47" sul e a uma longitude 39º18′09" oeste, estando a uma altitude de 43 metros. A população avaliada em 2004 era de 13 997 habitantes. Possui uma área de 711,762km². Sua economia gira em torno da agropecuária, com produção de cacau e de gado bovino, principalmente. A produção pesqueira, obtida em seu principal curso d′água - o rio Pardo - atende ao consumo local, com fornecimento de parte menor disso a municípios da região, como Camacan.

História da cidade de MASCOTE - BA

Os primeiros habitantes do município de Canavieiras ao qual Mascote pertenceu por longo tempo eram descendentes, em sua grande maioria, de portugueses que lá se estabeleceram nas primeiras décadas do ano de 1700. Em decorrência de existência de terras férteis, localizada às margens do rio Pardo, aqueles aventureiros iniciaram ali a exploração da cana-de-açúcar e do cacau vindo da região amazônica, já que estas constituíam as atividades agrícolas de maior evidência na época.

O crescimento das áreas exploradas tornou inevitável a formação de aglomerados urbanos que se transformaram, mais tarde, em pequenos povoados. Mascote se destacou em relação aos demais por possuir um desenvolvimento mais acentuado em termos econômicos e foi elevado em 8 de agosto 1936 à categoria de distrito. Mas foi através da Lei Estadual número 1885/61, do ano de 1963, que o distrito de Mascote ficou totalmente desvinculado de Canavieiras.

Hoje, Pimenta , São João do Paraíso e Teixeira do Progresso são distritos e o povoado Novo Horizonte que complementam a configuração administrativa do atual município de Mascote.

Tendo uma área de 711,7 km2, Mascote faz limite com os municípios de Camacan, Santa Luzia, Canavieiras, Belmonte e Potiraguá.

Fonte: IBGE

Autor do Histórico: LUIS MAFRA DE SANTANA

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Mascote: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Mascote? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: