Início » Bahia » Macajuba


Macajuba - Bahia



Macajuba faz parte do estado da Bahia. A população avaliada em 2004 era de 11.984 habitantes. O terreno para a igreja matriz, cuja padroeira é Santa Luzia, foi doado por Francisca Alves Sampaio. Seus nichos ficaram sob a responsabilidade de sua filha, Hermínia Borges Sampaio, e, a partir da década de 20, também das netas, Flora, Laurita, Zulmira, Olívia, Nelly, Edith. Seu nome, antigamente, era Capivary, por ser cortada pelo rio Capivari (grafia atual), e mudou de nome porque havia cidades maiores no Brasil chamadas Capivari. Virou Macajuba por causa da serra que corta o município. Município criado com o território do município de Baixa Grande, através Lei Estadual, de 12.05.1906, que transferia a sede do município para a povoação de Santa Luzia do Lajedo (atual sede de Macajuba), alterando-lhe o topônimo para Vila Capivari.

Em 1943, o município de Capivari foi extinto e passado à condição de distrito de Baixa Grande (que fora restaurado em 1910, com território desmembrado de Capivari.) O município foi restaurado, por Decreto Estadual, de 01.06.1944, com a denominação de Macajuba. A sede, criada distrito em 1906, foi elevada à condição de cidade, através Decreto-Lei Estadual, de 30.03.1938.

História da cidade de Macajuba

A região era primitivamente habitada pelos índios paiaiás.

A primeira penetração no território se deu em 1776, pelo Capitão-Mor Antônio Gonçalves Chaves, que dali expulsou os selvagens.

No ano de 1785, já se verificava a existência de grandes fazendas, sendo a principal a São José, de Luiz Alves, em cujas terras surgiu a povoação.

A formação do Povoado se deve a Bernardino Ribeiro, Francisco Xavier de Almeira, Prudêncio Vieira de Aguiar e Antonio Pinto Macedo que, procedentes de outros municípios, se fixaram na referida fazenda, iniciando o arraial denominado Lajedo.

Edificada a capela de Santa Luzia, passou o aglomerado a denominar-se Santa Luzia do Lajedo.

O topônimo é derivado do vocábulo tupi-guarani ´macay-ba´, que significa ´árvore de macaba´, (macaba) fruto de uma espécie de palmeira da região.

Formação Administrativa

Elevado à categoria de vila com a denominação de Capivari, pela lei estadual nº 640, de 12-05-1906. Sede na antiga povoação de Santa Luzia do Lagedo. Constituído do distrito sede. Instalado em 02-07-1906.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o município aparece constituído de 2 distritos: Capivari e Viração.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o município aparece constituído do distrito sede. Não figurando o distrito de Viração.

Assim permanecendo em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937.

Pelo decreto-lei estadual nº 141, de 31-12-1943, o município de Capivari foi extinto, sendo seu território anexado ao município de Baixa Grande, como simples distrito.

No quadro fixado para vigorar no período de 1939-1943, o distrito de Capivari, figura no Baixa Grande.

Elevado novamente à categoria de município com a denominação de Macajuba, pelo decreto estadual nº 12978, de 01-06-1944, desmembrado de Baixa Grande. Sede no atual distrito de Macajuba (ex-Capivari). Constituído do distrito sede.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1993.

Pela lei municipal nº 025, de 06-10-1994, foram criados os distritos de Nova Cruz e Santa Luzia e anexados ao município de Macajuba.

Em divisão territorial datada de 1995, o município é constituído de 2 distritos: Macajuba, Nova Cruz e Santa Luzia

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Alteração toponímica municipal

Capivari para Macajuba, alterado pelo decreto estadual nº 12978, de 01-06-1944.

Fonte: Prefeitura Municipal

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Macajuba: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Macajuba? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: