Início » Bahia » Lajedo do Tabocal


Lajedo do Tabocal - Bahia



Lajedo do Tabocal faz parte do estado da Bahia.

Lajedo do Tabocal distante aproximadamente 365km da capital, no sudoeste da Bahia, é conhecido por possuir um clima de frio típico europeu, em dias de frio a temperatura chega a 12º, sua cultura é forte em pecuária,o município fica a 890 ms do nível do mar, por isso faz calor durante o dia e frio durante a noite.

A comunidade surgiu por volta de 1900, devido a concentração de famílias atraídas pela fertilidade do solo e disponibilidade de terras. Inicialmente denominado de Lajedo de José Anacleto, depois de Manoel Grande e posteriormente Lajedo do Tabocal. A denominação de Lajedo do Tabocal se deve a existência da grande quantidade de Tabocas (bambu) nas proximidades de um lajedo.

História da cidade de A comunidade surgiu por volta de 1900, devido a concentração de famílias atraídas pela fertilidade do solo e disponibilidade de terras. Inicialmente denominado de Lajedo de José Anacleto, depois de Manoel Grande e posteriormente Lajedo do Tabocal.

A denominação de Lajedo do Tabocal se deve a existência da grande quantidade de Tabocas (bambu) nas proximidades de um lajedo.

Durante a fase inicial de exploração agrícola, houve conflitos de terras, solucionados em 1922 através do programa de distribuição de terras. A boa adaptabilidade do solo na plantação de café, fumo, mandioca e feijão; contribuiu consideravelmente para a fixação das famílias na região.

Como área de influência, tem os povoados do Peixe, Morro das Rosas e concentração de mini e pequenos produtores na Fazenda Nova, Santana, Angico, São Pedro e Figueiredo. A comunidade vive em função da lavoura cafeeira no que tange à tratos culturais, colheitas e etc.

Na área de influência apresenta diversificação na exploração agropecuária sendo inclusive, parte integrante do Projeto Jaguaquara, recém criado e já em fase inicial de implantação.

Interligado a BR 116 por estrada de pavimentação asfáltica, importante no escoamento da produção e no fluxo de pessoas, ainda apresenta deficiência na infra- estrutura econômica e social.

A comunidade, apesar de ser unida, não participava de atividade comunitária conjunta, só após o movimento em prol da emancipação política vem despertando interesse. Certificando-se de que a unidade poderá gerar-lhe melhores condições, Adalício Almeida da Silva, Reivaldo Moreira Fagundes e comunidade ingressaram na luta pela emancipação em 1985, quando surgiu a comissão pré-emancipação política de Lajedo do Tabocal, formando plebiscito pela emancipação em 13 de junho de 1989. O governador em exercício sancionou a Lei nº 5504, que transformou Lajedo do Tabocal em município, constituído apenas pelo distrito sede de mesmo nome.

Fonte: Prefeitura Municipal de Lajedo do Tabocal.

Autor do Histórico: GERSON FERNANDES DE ARAúJO

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Lajedo do Tabocal: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Lajedo do Tabocal? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: