Tudo sobre Lajedão Estado da Bahia

Informações Gerais sobre a cidade de Lajedão

Coordenadas geográficas

O município de Lajedão fica localizado na latitude -13.1673 e longitude -39.4213 e faz parte do estado da Bahia.

Tamanho do Território de Lajedão

Com um total de 624,589 km², Lajedão de extensão territorial.

População de Lajedão

De acordo com dados do IBGE, Lajedão possui aproximadamente 3.934 habitantes.

Gentilício

As pessoas que nascem em Lajedão são chamados de lajedãoense.

Administração municipal

Prefeito atual:ARISTON ALMEIDA PASSOS FILHO.

História de Lajedão - Bahia

Ouvir com robot

Lajedão faz parte do estado da Bahia.

Índios nanuques, primeiros habitantes de Lajedão os homens brancos só chegaram no iníco do século XX. Com o desenvolvimento das atividades agrícola e da extração da madeira formou-se o povoado denominado Sítio Pedra da Floresta. Mais tarde passou a ser chamada Lajedão devido a um grande lajedo nas proximidades da sede. Lajedão tornou-se cidade em 1962.

Sempre teve a economia voltada para atividades pecuárias e atualmente, o cultivo de eucalipto e grandes plantaçãoes de cana. Curiosidade da cidade é a rua Bahia-Minas, situada exatamente na divisa dos dois estados no meio da cidade.

História da cidade de Lajedão

Por volta de 1930, chegaram os primeiros exploradores: caçadores, apanhadores de puaia (ipecacuanha) e aventureiros, estabelecendo as primeiras ocupações da terra, os primeiros poceiros vindos de Minas Gerais.

Esses desbravadores penetravam indistintamente pelas matas sem dono, abrindo clareiras e picadas, construindo pequenas cabanas, roças com pequenas plantações de banana, mandioca, feijão, milho. Geralmente vendendo as pequenas propriedades, logo em seguida, e continuando o avanço da ocupação e atraindo, mais e mais, aventureiros que procuravam se estabelecer. Assim, novas clareiras, nova pessoas se criavam, abriam-se novas picadas que com o chegar sempre mais intenso de aventureiros, iam tornando-se novos caminhos.

Consta que o primeiro desses aventureiros a pôr os pés em terras onde se encontra a Cidade de Lajedão, chamava-se Ricardino. Ele vinha de águas Formosas, Minas Gerais, de onde, explorando selvas, ia abrindo vias de acesso para pedestres e cavaleiros, ocupando áreas virgens, seguindo sempre os cursos de água, vendendo as terras a preços sempre baixíssimos. As terras de ótimas qualidades para agricultura aguçavam o interesse dos desbravadores, os quais, em lenta mas constante corrida, principalmente partindo de Minas Geraisos, unindo assim a definitiva ocupação da região.

Nas nascentes dos córregos da Vaca e do Queixada, principais cursos de água que regem o Município, formadores do rio Peruípe, começou a colonização, vindo a alaterar o quadro natural até então constituído de matas virgens, contendo muita madeira de lei, como peroba, jequitibá, cedro e o valiosíssimo jacarandá. Muitos animais selvagens, que se tornaram a principal fonte de alimento de origem animal para o homem recém chegado, que tanto precisava se fixar na terra e não encontrava onde buscar alimentos, e bem assim, outros gêneros de primeira necessidade. A selva era, portanto, uma alternativa.

Vindo de Presidente Pena, Minas Gerais, à margem da então Estrada de Ferro Bahia-Minas, em 1932, chegava à clareira ocupada por Ricardino junto às nascentes dos córregos Sete de Setembro e Buri (o primeiro de Minas Gerais e o segundo da Bahia), comprando a posse de Ricardino, o Sr. João José Soares, dando, a partir de então, à mesma denominação de Sítio Floresta. O local continha como ponto de referência natural uma elevação granítica de forma arredondada, de baixa altura, cerca de 300 metros, à qual deu o nome de Pedra da Floresta. Essa pedra ocupa área calculada pelos agrimensores Dr. Leonel de Teófilo Otoni (MG) e Dr. Castelo de Caravelas (BA), por volta de 1935, quando definiam a fronteira e as terras jurisdicionadas pela Bahia e por Minas Gerais, em 3 (três) alqueirões, aproximadamente 60 hectares.

Por volta de 1934, o filho de João Soares, Heitor José Soares, fazendo-se acompanhar de um cunhado, Domingos Gonçalves, chegam para ocupar a propriedade Floresta, adquirida por João José Soares, havia 2 (dois) anos. Como estrada, havia apenas caminhos, picadas cortadas na selva. Logo, vindo de Bueno (atual Nanuque/MG), chegava, no começo de 1935, o explorador de madeiras Julio Reuter, alemão, residente em Bueno, trazendo a primeira estrada de rodagem, aberta a braços humanos.

Visando facilitar o abastecimento de gêneros alimentícios de primeira necessidade, para os exploradores e trabalhadores no corte de madeiras de Julio Reuter, Pedro Souza, um dos colonos, estabeleceu em terras de João José Soares, Sítio Floresta, no lado da Bahia, onde hoje se acha a Igreja Matriz, um pequeno empório. Desse empório veio a idéia de João José Soares estabelecer ali um arraial. E, ainda em 1935, numa terra onde outrora pisavam índios da tribo dos Nac-Nuc, sub-grupo dos Aimorés, começou-se a aglomeração, que, inicialmente, em decorrência de uma briga, a vítima assassinada teve as víceras extraídas a facões expostas numa estaca ao sol, recebia assim a povoação a alcunha pejorativa de "Fussura", corruptela de fressura, fruto da imaginação do povo; mais tarde, denominação definitiva de Lajedão, talvez em homenagem à Pedra da Floresta, talvez em virtude de uma área de lajedo no local por onde passa a rua da divisa Bahia/Minas.

Gentílico:

Formação Administrativa

Lajedão passou à categoria de Distrito pela Lei Estadual de nº 628, de 30 de dezembro de 1953, mantendo-se o topônimo, foi instalada em 30/07/1954.

Já pela Lei Estadual nº 1.723, de 16/07/1962, o Distrito foi elevado à categoria de Município e a instalação deu-se a 07/04/1963. Desmembrado do município de Caravelas.

Fonte: Manoel Terencio de Brito

Autor do Histórico: JOSé ESTEVES RIBEIRO NETO

DDD de Lajedão, Bahia

73

Como fazer uma ligação para Lajedão:

0 + Operadora + 73 + Telefone de destino

Veja o código das operadoras:

  • CTBC Telecom: 012 + 73 + telefone
  • Vivo: 015 + 73 + telefone
  • Aerotech: 017 + 73 + telefone
  • Claro: 021 + 73 + telefone
  • GVT: 025 + 73 + telefone
  • Oi Telemar: 031 + 73 + telefone
  • TIM: 041 + 73 + telefone
  • Sercontel: 043 + 73 + telefone

CEP de Lajedão

Prefeitura Municipal de Lajedão
Endereço: Pça. Plínio Dantas de Lima, 1, Centro, Lajedão - BA, CEP: 45950000
Telefone / Fax:(73) 3299-2413/ 2114 (73) 3299-2413/ 2114
Prefeito: ARISTON ALMEIDA PASSOS FILHO

Hospitais em Lajedão - BA

Procurando informações sobre a rede de saúde local? Aqui você encontra uma relação de Hospitais, Postos Médicos, Clínicas e Profissionais de saúde lajedãoense.

Cartórios na cidade de Lajedão

Acesse a lista de Cartórios em Lajedão. Aqui você encontra serviços de registro civil de pessoas físicas e jurídicas, registro de imóveis, registro de títulos e documentos, tabelionato de notas, ofícios de protesto de títulos e também cartórios judiciais.

Mapa de Lajedão Online

Aqui você encontra um Mapa Online para navegar por toda a cidade de Lajedão - BA e localizar ruas e endereços do município baiano.

Hotéis e Pousadas em Lajedão

Encontre Hotéis e Pousadas com ótimos preços em Lajedão. Acesse agora nossa página de hospedagens na região.

Notícias sobre Lajedão

Confira as últimas notícias, previsão do tempo e vagas de emprego em Lajedão.

Lajedão fica perto de onde?

Confira as cidades vizinhas de Lajedão - BA em uma distância de até 50 km.

Mutuípe - 11.2 km
Jiquiriçá - 19.5 km
Varzedo - 22.4 km
Amargosa - 25.4 km
Elísio Medrado - 27.2 km
Ubaíra - 28.9 km
Muniz Ferreira - 38.1 km
Brejões - 41.4 km

Ajude a divulgar a história de sua cidade, compartilhe esta página e, se você encontrou algo incorreto ou acredita que pode melhorar, FALE CONOSCO AGORA MESMO!

3.8 de 5 estrelas para o Município lajedãoense  por Cidades do meu Brasil atualizado até 02/11/2024 - Lajedão - Bahia.

Deixe seu comentário:

Datas Comemorativas de Hoje

Dia de Finados

O Dia dos Fiéis Defuntos ou Dia de Finados, é celebrado pela Igreja Católica no dia 2 de novembro...

Saiba Mais
Versículo do Dia:
Porque eu sou o Senhor, o seu Deus, que o segura pela mão direita e diz a você: Não tema; eu o ajudarei.
(Isaías 41:13)
Bíblia Online

 

Estados