Tudo sobre Ilhéus Estado da Bahia
Você também pode gostar:
Informações Gerais sobre a cidade de Ilhéus
Coordenadas geográficas
O município de Ilhéus fica localizado na latitude -14.793 e longitude -39.046 e faz parte do estado da Bahia.
Tamanho do Território de Ilhéus
Com um total de 1584,693 km², Ilhéus de extensão territorial.
População de Ilhéus
De acordo com dados do IBGE, Ilhéus possui aproximadamente 164.844 habitantes.
Gentilício
As pessoas que nascem em Ilhéus são chamados de ilheuense.
Administração municipal
Prefeito atual:MÁRIO ALEXANDRE CORREA DE SOUSA.
História de Ilhéus - Bahia
Ilhéus é uma cidade do Estado da Bahia. É a cidade com o mais extenso litoral entre os municípios baianos.
Ilhéus foi fundado em 1534 e elevado a cidade em 1881. É conhecido e famoso por ambientar os romances de Jorge Amado, famoso escritor baiano, como Gabriela, Cravo e Canela e Terras do Sem Fim.
É considerada a capital do cacau e denominada por seus habitantes como a "Princesinha do Sul". Sua economia baseia-se na agricultura, turismo e indústrias. Já foi o primeiro produtor de cacau do mundo, mas depois da enfermidade conhecida como vassoura-de-bruxa, que infestou as plantações, reduziu consideravelmente a sua produção. Conhecida também como "IOS", sigla que respeita a grafia antiga do nome da cidade, São Jorge dos Ilhéos, que é utilizada nos bilhetes de transporte aéreo.
História da cidade de Ilhéus Bahia - BA
Carta Régia de 25 de abril de 1534, confirmada pelo Foral de 26 de agosto do mesmo ano, de D. João III, institui a Capitania de Ilhéus, com 50 léguas de costa e a "mesma largura pelo sertão e terra firme a dentro". Sua sede se localiza na foz do rio Cachoeira, onde as primeiras edificações se erguem no morro de São Sebastião e se espraiam, mais tarde, pelas baixadas de Cachoeira, Itaípe e Itacaucera, até atingirem a lagoa de Itaípe, bem ao norte.
A vila de São Jorge de Ilhéus sofre ataques constantes dos aborígenes, havendo ainda divergências entre os próprios colonos. Em 1552, inicia-se a catequese dos íncolas com a chegada do Padre Nóbrega .
A Lucas Giraldes, se deve, anos depois, a construção dos 8 primeiros engenhos de açúcar. Em fins do século XVI, Ilhéus sofre ataque de corsários, repelidos pelos nativos e, em 1638, assediam os holandeses a Vila, a mando de Nassau, sendo igualmente repelidos. Nestes episódios, destaca-se a figura de Antônio Fernandes, o "Catuçadas". Em 1723 os jesuítas constróem uma igreja e um colégio.
Criada a Comarca de Ilhéus, torna-se a Vila sua sede, em 1760. Onze anos depois, fazem-se os primeiros estudos para a construção da ferrovia Ilhéus-Conquista. Mais 5 anos e inaugura-se o Serviço de Telégrafo e a primeira Estação Arrecadadora da Província
Em 1835 o homem introduz ali profunda modificação na paisagem com a abertura de um canal ligando as águas do Itaípe às do Fundão, obra que esteve a cargo de um notável engenheiro, Przswodowsky, contratado pelo governo imperial para aquele fim. O objetivo prático da ligação resumia-se em contornar a barra impraticável do Itaípe, o qual, depois de correr na direção norte-sul paralelamente ao litoral, despeja as suas águas a 6 quilômetros ao norte de Ilhéus. Daí por diante toda a produção da próspera várzea poderia ser diretamente levada a Ilhéus. A segunda grande modificação foi o desvio ulterior de parte das águas do Fundão, através de outro canal, para a entrada do estuário, em consequência do que veio Ilhéus a perder o seu caráter continental.
A 28 de junho de 1881, o Conselheiro João Lustosa da Cunha Paranaguá sancionou a Lei provincial n.° 2.187, que deu a Ilhéus a categoria de Cidade ainda sob a denominação de São Jorge de Ilhéus.
Gentílico: ilheuense
Formação Administrativa
Elevada à categoria de vila com a denominação de Ilhéus, em 1535.
Distrito criado com a denominação de Ilhéus, em 1556 e por lei estadual nº 905, de 06-111912.
Elevada à condição de cidade e sede do município com a denominação de Ilhéus, pela lei provincial nº 2187 de 28-06-1881. Instalada em 14-08-1881.
Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o município é constituído do distrito sede.
Nos quadros de apuração do Recenseamento Geral I-IX-1920, o município é constituído de 2 distritos: Ilhéus e Banco do Pedro.
Pelo decreto estadual nº 8678, de 13-10-1933, são criados os seguintes distritos: água Preta, Aritaguá, Banco Central, Cachoeira de Itabuna, Castelo Novo, Limoeiro, Itacaré, Itapitanga, Japú, Olivença, Pimenteira, Pirangi, Pontal, Rio do Braço e União Queimada. Todos anexado ao município de Ilhéus.
Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o município é constituído de 15 distritos:Ilhéus, água Preta, Aritaguá, Banco Central, Cachoeira de Itabuna, Castelo Novo, Itacaré, Itapitanga, Japu, Olivença, Pimenteira, Pirangi, Pontal, Rio do Braço e União Queimada. Não figurando o distrito de Banco do Pedro.
Assim permanecendo em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937.
Pelo decreto-lei estadual nº 11089, de 30-11-1938, o distrito de Cachoeira de Itabuna passou a denominar-se Primavera, Limoeiro a denominar-se Morro Redondo e Itacaré a denominar-se Guarací.
No quadro fixado para vigorar no período de 1939-1943, o município é constituído de 16distritos: Ilhéus, água Preta, Aritaguá, Banco Central, Castelo Novo, Guaraci ex-Itacaré, Itapitanga, Japu, Morro Redondo ex-Limoeiro, Olivença, Pimenteira, Pirangi, Pontal, Primavera ex-Cachoeira de Itabuna, Rio do Braço e União Queimada.
Pelo decreto-lei estadual nº 141, de 31-12-1943, confirmado pelo decreto-lei estadual nº 12978de 01-06-1944, o distrito de água Preta passou a denominar-se Uruçuca, Primavera a denominar-se Banco da Vitória, Morro Redondo a denominar-se Barro Preto, Pirangi a denominar-se Itajuípe, Pontal a denominar-se Pontal dos Ilhéus e Guarací a denominar-se Coaraci.
Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o município é constituído de 16 distritos: Ilhéus, Aritaguá, Banco Central, Banco da Vitória ex-Primavera, Barro Preto ex-Morro Redondo, Castelo Novo, Coaraci ex-Guaraci, Itajuípe ex-Pirangi, Itapitanga, Japu, Olivença, Pimenteira, Pontal de Ilhéusex-Pontal, Rio do Braço, União Queimada e Urucuça ex-água Preta.
Pela lei estadual nº 507, de 12-12-1952, desmembra do município de Ilhéus os distritos de Itajuípe e Barro Preto, para formar o novo município de Itajuípe.
Pela lei estadual nº 515, de 12-12-1952, desmembra do município de Ilhéus o distrito de Coaraci. Elevado à categoria de município.
Pela lei estadual nº 516, de 12-12-1952, desmembra do município de Ilhéus o distrito de Uruçuca. Elevado à categoria de município.
Pela lei estadual nº 628, de 30-12-1953, é criado o distrito de Coutos ex-povoado com terras desmembradas do distrito de Pontal e anexado ao município de Ilhéus. Sob a mesma lei é criado o distrito de Inema ex-povoado, com terras desmembrada do distrito de Pimenteiras e anexado ao município de Ilhéus, sendo extinto o distrito de Pontal dos Ilhéus e seu território anexado ao distrito sede do município de Ilhéus e ainda foi transferido o distrito de Bandeira do Almada ex-União Queimada do município de Ilhéus para o de Itajuípe.
Em divisão territorial datada de I-VII-1960, o município é constituído de 12 distritos: Ilhéus, Aritaguá, Banco Central, Banco da Vitória, Castelo Novo, Coutos, Inema, Itapitanga, Japu, Olivença, Pimenteira e Rio do Braço.
Pela lei estadual nº 1359, de 21-12-1960, desmembra do município de Ihéus o distrito de Itapitanga. Elevado à categoria de município.
Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído de 11 distritos: Ilhéus, Aritaguá, Banco Central, Banco da Vitória, Castelo Novo, Coutos, Inema, Japu, Olivença, Pimenteira e Rio do Braço.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-I-1979.
Pela lei estadual nº 4050, de 14-05-1982, é criado o distrito de Sambaituba ex-povoado e anexado ao município de Ilhéus.
Em divisão territorial datada de 1-VII-1983, o município é constituído de 12 distritos: Ilhéus, Aritaguá, Banco Central, Banco da Vitória, Castelo Novo, Coutos, Inema, Japu, Olivença, Pimenteira, Rio do Braço e Sambaituba.
Em divisão territorial datada de 1-VI-1995, o município é constituído de 10 distritos: Ilhéus, Aritaguá, Banco Central, Castelo Novo, Coutos, Inema, Japu, Olivença, Pimenteira e Rio do Braço.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.
Fonte: IBGE
DDD de Ilhéus, Bahia
73
Como fazer uma ligação para Ilhéus:
0 + Operadora + 73 + Telefone de destino
Veja o código das operadoras:
- CTBC Telecom: 012 + 73 + telefone
- Vivo: 015 + 73 + telefone
- Aerotech: 017 + 73 + telefone
- Claro: 021 + 73 + telefone
- GVT: 025 + 73 + telefone
- Oi Telemar: 031 + 73 + telefone
- TIM: 041 + 73 + telefone
- Sercontel: 043 + 73 + telefone
CEP de Ilhéus
Prefeitura Municipal de IlhéusEndereço: Pça. J.J. Seabra Palacio Paranaguá, s/n, Centro, Ilhéus - BA, CEP: 45650000
Telefone / Fax:(73) 2101-5500/ 5502/ 5504 (73) 2101-5501
Prefeito: MÁRIO ALEXANDRE CORREA DE SOUSA
Hospitais em Ilhéus - BA
Procurando informações sobre a rede de saúde local? Aqui você encontra uma relação de Hospitais, Postos Médicos, Clínicas e Profissionais de saúde ilheuense.
Cartórios na cidade de Ilhéus
Acesse a lista de Cartórios em Ilhéus. Aqui você encontra serviços de registro civil de pessoas físicas e jurídicas, registro de imóveis, registro de títulos e documentos, tabelionato de notas, ofícios de protesto de títulos e também cartórios judiciais.
Mapa de Ilhéus Online
Aqui você encontra um Mapa Online para navegar por toda a cidade de Ilhéus - BA e localizar ruas e endereços do município baiano.
Hotéis e Pousadas em Ilhéus
Encontre Hotéis e Pousadas com ótimos preços em Ilhéus. Acesse agora nossa página de hospedagens na região.
Notícias sobre Ilhéus
Confira as últimas notícias, previsão do tempo e vagas de emprego em Ilhéus.
Ilhéus fica perto de onde?
Confira as cidades vizinhas de Ilhéus - BA em uma distância de até 50 km.
Ajude a divulgar a história de sua cidade, compartilhe esta página e, se você encontrou algo incorreto ou acredita que pode melhorar, FALE CONOSCO AGORA MESMO!
Deixe seu comentário:
Se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará.
(Mateus 6:14)
Bíblia Online