Tudo sobre Ibirapuã Estado da Bahia

Informações Gerais sobre a cidade de Ibirapuã

Coordenadas geográficas

O município de Ibirapuã fica localizado na latitude -17.6832 e longitude -40.1129 e faz parte do estado da Bahia.

Tamanho do Território de Ibirapuã

Com um total de 771,109 km², Ibirapuã de extensão territorial.

População de Ibirapuã

De acordo com dados do IBGE, Ibirapuã possui aproximadamente 8.581 habitantes.

Gentilício

As pessoas que nascem em Ibirapuã são chamados de ibirapuense.

Administração municipal

Prefeito atual:CALIXTO ANTÔNIO RIBEIRO.

História de Ibirapuã - Bahia

Ouvir com robot

Ibirapuã faz parte do estado da Bahia. A população avaliada em 2009 era de 7.893 habitantes. Na Agricultura (produção expressiva de mandioca). Sua pecuária registra importantes criações bovina, eqüino e muar. Conforme registros na JUCEB, possui 17 indústrias, 124º lugar na posição geral do Estado da Bahia, e 117 estabelecimentos comerciais, 218ª posição dentre os municípios baianos. Seu parque hoteleiro registra 16 leitos. Registro de consumo elétrico residencial (kwh/hab): 110,78 - 113º no ranking dos municípios baianos.Sua temperatura média anual é de 23°C. A cidade também encanta por sua beleza com a Cachoeira Numerada formada pelo rio dos Patos, cuja denominação deve-se a uma data gravada na parte lateral de uma pedra existente no local. A Prefeitura Municipal de Ibirapuã e o Sindicato Rural realizam o festejo popular denominada de Festa dos Vaqueiros constando de provas de tambores e balizas, de rodeios, da apresentação de bandas e trios e da escolha da Rainha dos Vaqueiros.A cidade também é servida pela estrada asfaltada que dá acesso à rodovia BA-290, dando ligação a cidades como Teixeira de Freitas-BA e Medeiros Neto-BA, dentre outras.É formada pelos distritos de Vila Portela, Vila Capixaba, Juazeiro e Sede. O primeiro povoamento onde hoje se ergue Ibirapuã ocorreu na segunda metade do século XIX, quando da construção da ferrovia Bahia-Minas, de tantas lembranças para as comunidades atingidas. o extrativismo vegetal, principalmente da madeira de lei, trouxe colonos alemães e aventureiros das Minas Gerais, aumentando a população do local. Em 1945, a povoação recebia o nome de Bom Jesus, denominação alterada para Ibirapuã (cuja tradução do tupi-guarani, é madeira dura), quando da criação do distrito em 1953. Município criado com território do distrito de Ibirapuã e parte dos territórios dos distritos de Juerana e de Santo Antônio de Barcelona, desmembrados do município de Caravelas, por Lei Estadual de 20.07.1962.

História da cidade de Ibirapua

As primeiras ocupações ou explorações das terras hoje componentes do Município perdem-se no tempo, pois, como se vê, a historia de Caravelas liga-se com os primórdios da do Brasil. E, embora pequena, parte do Município de Ibirapuã apresenta ocupação muito antiga, de séculos.

Contudo, a maior extensão do território tem exploração e ocupação recente, por volta das duas ou três últimas décadas da primeira metade do atual século, embora isso não invalide a possibilidade de passagens esporádicas de exploradores por, pelo menos, a maior parte do território, faixas leste e sul, já por volta da segunda metade do século XIX, pois, já aquela época foi construída uma ferrovia, hoje extinta, Estrada de Ferro Bahia-Minas, saindo de Ponta de Areia, vilarejo vizinho Caravelas, passava, depois de atravessar o Rio Peruípe, tomando rumo paralelo a este, pelo seu braço sul, hoje fronteira sul do Município de Ibirapuã, até suas nascentes, onde aquela ferrovia penetrava em território do Estado de Minas Gerais, em demanda do vale do rio Mucuri, por onde se deslocava até Araçuaí.

Por essa via, é natural que as terras próximas tenham sido visadas ou visitadas, desde então, dada a facilidade de acesso oferecido pela ferrovia, mormente nas margens e vizinhanças do braço sul do rio Peruípe até nascentes.

Por outro lado, a ocupação efetiva de toda extensão veio a ter grande avanço com o extrativismo vegetal, bem mais tarde, ainda em função da ferrovia, em virtude da possibilidade de escoamento de produtos da selva, como a madeira em tora ou mesmo beneficiada. Um grupo de imigrantes alemães se estabelece nas localidade mineiras de Bueno (Nanuque) e Serra dos Aimorés, prósperas aglomerações formadas em torno de estações férreas, poucos quilômetros da fronteira com a Bahia, na região. Aproveitando a ligação da ferrovia com o Atlântico, pois Ponta de Areia era porto marítimo. A madeira saía por via férrea e era exportada através de navios, a partir de Caravelas-Ponta de Areia.

A abundância desse recurso natural levava os exploradores a adentrarem sempre mais pelas matas, sem importar fronteiras, abrindo as primeiras estradas de rodagem e mesmo pedestres, trabalhos executados exclusivamente por braços humanos e com força de atração animal, entrando em cena os famosos ternos de boi.

Essas estradas penetravam no Município por volta de 1945, por duas frentes: uma vinda de Serras dos Aimorés, pelo lado oeste, parou a cerca de 2 km da incipiente aglomeração, que entre outros nomes assumiu o de Ibiratinga; a outra vinha de Argolo, estação férrea no vizinho Município de Mucuri, hoje Nova Viçosa. Teve seu final cerca de 4 km da mesma povoação, pelo lado sul. Encabeçavam estas frentes de exploração, no primeiro caso, Arnô Schaper e no segundo, seu filho Luiz Schaper. Com a extração da madeira, a povoação encontrava meios de subsistir, pois ali os operários acorriam em busca de víveres, roupas, remédios e, até mesmo, à sua maneira, lazer: nos fins de semana, os poucos botequins lotavam e muita cachaça era consumida, não faltando, como sempre nessas circunstâncias ocorre, brigas e richas pessoais advindo daí o primeiro apelido pejorativo dado à Povoação "Pela Jegue", por ter algum indivíduo, após uma briga, lançado água fervente no jumento do vizinho, queimando-o.

O então Povoado de Ibiratinga teve sua origem em terras pertencentes a Manoel José da Costa, que, vindo de Minas Gerais, ali se estabeleceu por volta de 1937, abrindo uma clareira na floresta, no ponto localizado entre a confluência dos córregos Jacupemba e Duas Barras, tributários do Rio do Pato. Adquirindo a posse, Manoel José da Costa tratou de doar os dois córregos ao Bom Jesus, com pretensão de ali estabelecer uma povoação.

Passando por ali, em 1938, o então jovem Carlos Carvalho de Souza, residente em Prado, em demanda de Aimorés, aglomeração formada junto à ultima estação férrea da Bahia-Minas, em território baiano (atual Vila de Ibiranhém, pertencente ao Município de Mucuri), em contato com Manoel José da Costa, tomou conhecimento da doação da terra ao Santo. Anos depois, já em 1945, voltou ao local e, aproveitando da simplicidade do campônio, Carlos C. Souza, já então titular do Cartório de Paz de Aimorés, aborda Manoel José da Costa, dizendo-se enviado do Bom Jesus com a incumbência especial de instalar a aglomeração de que seria padroeiro. Manoel José da Cosa, com muito entusiasmo concorda plenamente, e assim, acercando-se dos posseiros já radicados nas adjacências: Antonio Muniz da Silva, Alexandrino Lopes, Manoel Lapa, José (Juca) de Claudio, José Barbosa (Zé Baio), Nelson do Bu, Pedro Cesarino e do botequineiro Hermenegildo Rodrigues da Silva, Carlos Carvalho de Souza, em concentração popular, promovendo mutirão, lança a pedra fundamental, iniciando a Povoação em nome do Santo protetor.

Gentílico:

Formação Administrativa

A Aglomeração desenvolveu-se e, por volta de 1952/1953, a Prefeitura de Caravelas completou as estradas, ligando-as à Povoação.

Pela Lei Estadual nº 628, de dezembro de 1953 criou-se o Distrito, já com topônimo de Ibirapuã, sendo o mesmo instalado em 31/03/1955.

Com a emancipação através da Lei Estadual de nº 1.738, de 20/07/1962, desmembrado do município de Caravelas, seu topônimo foi mantido.

Fonte: Manoel Terencio de Brito

Autor do Histórico: JOSé ESTEVES RIBEIRO NETO

DDD de Ibirapuã, Bahia

73

Como fazer uma ligação para Ibirapuã:

0 + Operadora + 73 + Telefone de destino

Veja o código das operadoras:

  • CTBC Telecom: 012 + 73 + telefone
  • Vivo: 015 + 73 + telefone
  • Aerotech: 017 + 73 + telefone
  • Claro: 021 + 73 + telefone
  • GVT: 025 + 73 + telefone
  • Oi Telemar: 031 + 73 + telefone
  • TIM: 041 + 73 + telefone
  • Sercontel: 043 + 73 + telefone

CEP de Ibirapuã

Prefeitura Municipal de Ibirapuã
Endereço: Pça. Lourival Pereira Barros, s/n, Centro, Ibirapuã - BA, CEP: 45940000
Telefone / Fax:(73) 3290-2182/ 2005 (73) 3290-2182/ 2005
Prefeito: CALIXTO ANTÔNIO RIBEIRO

Hospitais em Ibirapuã - BA

Procurando informações sobre a rede de saúde local? Aqui você encontra uma relação de Hospitais, Postos Médicos, Clínicas e Profissionais de saúde ibirapuense.

Cartórios na cidade de Ibirapuã

Acesse a lista de Cartórios em Ibirapuã. Aqui você encontra serviços de registro civil de pessoas físicas e jurídicas, registro de imóveis, registro de títulos e documentos, tabelionato de notas, ofícios de protesto de títulos e também cartórios judiciais.

Mapa de Ibirapuã Online

Aqui você encontra um Mapa Online para navegar por toda a cidade de Ibirapuã - BA e localizar ruas e endereços do município baiano.

Hotéis e Pousadas em Ibirapuã

Encontre Hotéis e Pousadas com ótimos preços em Ibirapuã. Acesse agora nossa página de hospedagens na região.

Notícias sobre Ibirapuã

Confira as últimas notícias, previsão do tempo e vagas de emprego em Ibirapuã.

Ibirapuã fica perto de onde?

Confira as cidades vizinhas de Ibirapuã - BA em uma distância de até 50 km.

Lajedinho - 25.3 km
Nanuque - 31.3 km
Medeiros Neto - 36.6 km

Ajude a divulgar a história de sua cidade, compartilhe esta página e, se você encontrou algo incorreto ou acredita que pode melhorar, FALE CONOSCO AGORA MESMO!

4.8 de 5 estrelas para o Município ibirapuense  por Cidades do meu Brasil atualizado até 21/11/2024 - Ibirapuã - Bahia.

Deixe seu comentário:

Datas Comemorativas de Hoje

Dia do Homeopata

No dia 21 de novembro é celebrado o dia da Homeopatia, uma ciência desenvolvida há muitos anos at...

Saiba Mais

Dia mundial da televisão

Dia 21 de novembro, é comemorado o Dia Mundial da Televisão. A data foi estabelecida pela Organi...

Saiba Mais
Versículo do Dia:
Mas os que esperam no Senhor renovam as suas forças; sobem com asas como águias; correm, e não se cansam; caminham, e não se fatigam.
(Isaías 40:31)
Bíblia Online

 

Estados