Tudo sobre Gongogi Estado da Bahia
Você também pode gostar:
Informações Gerais sobre a cidade de Gongogi
Coordenadas geográficas
O município de Gongogi fica localizado na latitude -14.3195 e longitude -39.469 e faz parte do estado da Bahia.
Tamanho do Território de Gongogi
Com um total de 202,194 km², Gongogi de extensão territorial.
População de Gongogi
De acordo com dados do IBGE, Gongogi possui aproximadamente 7.276 habitantes.
Gentilício
As pessoas que nascem em Gongogi são chamados de gongogiense.
Administração municipal
Prefeito atual:ADRIANO MENDONÇA PINHEIRO.
História de Gongogi - Bahia
Gongogi faz parte do estado da Bahia. A população avaliada em 2004 era de 11.328 habitantes.
Histórico A região era primitivamente habitada pelos índios pataxós. A exploração do território iniciou-se no século XIX, aventureiro que se estabeleceram às margens do rio de Contas, desenvolvendo a cultura do cacau. Em 1935, os fazendeiros Manuel Eusébio de Vasconcelos Couros e José Queirós se fixaram às margens do rio Gongogi, principal afluente do rio de Contas, construíram as primeiras residências para trabalhadores e a capela de nossa Senhora Sant’Ana. Pouco depois, formou-se o povoado Pedrinhas, cujo nome originou-se da existência de grande quantidade de pedras no local. Com a passagem da rodovia BA – 02 pelo povoado, em 1942, surgiram os primeiros sinais de progresso. No ano de 1946, Eduardo Vasconcelos, filho de Manuel Eusébio, dividiu parte de suas terras em pequenos lotes, distribuindo-os aos interessados em estabelecer-se no arraial, contribuindo para o seu desenvolvimento. Município desmembrado de Ubaitaba por força da Lei Estadual Nº 1.668 de 12/04/1962. Mudou-se o topônimo para Gongogi, adotando-se o nome do rio que percorre o município. O topônimo Gongogi vem da palavra indígena grungugi é de origem botocuda, e se compõe de um dos principais ramos da família Aymoré, que era Guerén (modificação dialetal da expressão Burum = ‘o homem índio’) seguido da palavra cuji ou codji = ‘pequeno’, formando-se assim a palavra Guerén - gugi = ‘os pequenos Gueréns’, como tem sido designados os últimos descendentes da tribo que ainda habitam aquela região”.
′Formação Administrativa′ Distrito criado com a denominação de Gongogi (ex-povoado de Pedrinhas), pela lei estadual nº 628, de 30-12-1953, com terras desmembradas do distrito de Tapirama, subordinado ao município de Ubaitaba. Em divisão territorial datada de 1-VII-1955, o distrito de ongogi, figura no município de Ubaitaba. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960. Elevado à categoria de município com a denominação de Gongogi, pela lei estadual 1668, de 12-06-1962, desmembrado de Ubaitaba. Sede no antigo distrito de Gongogi. Constituído de 2 distritos: Gongogi e Tapirama, ambos desmembrados de Ubaitaba o distrito sede. Instalado em 07-04-1963. Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído de 2 distritos: Gongogi e Tapirama. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.
História da cidade de Gongogi
O povoamento do atual Município de Gongogi teve início com a formação de duas aglomerações distintas.
Em 1928, Petrolino Araújo da Silva, Deocleciano Alves Ferreira, Sebastião Alves Ferreira e Clarino Rodrigues se estabeleceram às margens do Rio de Contas, em terrenos de propriedade de João Caetano Muniz e Claudiano Muniz e requereram ao Dr. Renato Laport, Delegado de Terras do Município de Itapira da Comarca de Itacaré, o desmembramento de sete hectares de terra das propriedades acima e fundaram o povoado de Itajaí. Construíram casas, escolas e edificaram uma capelinha consagrada a São Benedito. Seu desenvolvimento foi rápido, em 1934 foi o povoado elevado à categoria de Distrito de Paz, com mesmo nome, do município de Itapira (atual Ubaitaba) da Comarca de Itacaré. Em 1944 passou a denominar-se Distrito de Tapirama.
Por outro lado, em 1935, os fazendeiros Manoel Euzébio de Vasconcelos Couro, José Queiroz e o posseiro Jorge Kalid, construíram as primeiras casas para trabalhadores, às margens do Rio Gongogi, em terrenos de suas propriedades denominadas Pedrinhas e São José e construíram a Capela de Nossa Senhora Santana, cuja imagem fora trazida pelo Coronel Manduca e recebida pelos moradores com grande manifestação de fé. Poucos anos depois, estava formado o Povoado de Pedrinhas, cujo nome originou-se pelo fato de no local existir grande quantidade de pedras.
Em 1942, chegou àquele Povoado a locação da Estrada de Rodagem da BA-2, que partindo de Jequié a Itabuna, atravessaria toda aquela extensão de terras, ligando o Povoado ao Distrito de Ubatã e à Cidade de Ubaitaba, localidades mais próximas. Em 1945 já bastante adiantados os trabalhos de pavimentação da BA-2, veio o Povoado a sentir os primeiros sinais do progresso, com a construção de uma ponte de cimento armado sobre o Rio Gongogi. Era a estrada rasgando aquela vasta região, constituindo-se na única via para escoamento dos produtos, gerando riquezas e melhorando consideravelmente a vida de um povo.
Com a chegada dos garimpeiros (denominação usada usada na região para aqueles que trabalhavam na pavimentação da estrada), construíram-se casas, escolas e reformaram a Igreja de Nossa Senhora Santana. No ano seguinte, Eduardo Vasconcelos, filho de Manoel Euzébio de Vasconcelos (falecido) dividiu em pequenos lotes as terras de sua propriedade e distribuiu aos interessados para construção de casas, cuja atitude muito contribuiu para o desenvolvimento daquele povoado.
Gentílico:
Formação Administrativa
Em 22.06.54, o povoado foi elevado à categoria de Distrito de Pedrinhas, do Município de Ubaitaba, ficando em igual condição o Distrito de Tapirama.
Em 12.04.62, por força do Decreto nº 1.668, que trata das Emancipações, foi criado o Município de Gongogi desmembrado do Município de Ubaitada, e elevada a Sede à categoria de cidade, passando o Distrito de Tapirama a pertencer ao município recém-criado.
Fonte: IBGE
Autor do Histórico: EDIGAR ALVES GOUVEIA
DDD de Gongogi, Bahia
73
Como fazer uma ligação para Gongogi:
0 + Operadora + 73 + Telefone de destino
Veja o código das operadoras:
- CTBC Telecom: 012 + 73 + telefone
- Vivo: 015 + 73 + telefone
- Aerotech: 017 + 73 + telefone
- Claro: 021 + 73 + telefone
- GVT: 025 + 73 + telefone
- Oi Telemar: 031 + 73 + telefone
- TIM: 041 + 73 + telefone
- Sercontel: 043 + 73 + telefone
CEP de Gongogi
Prefeitura Municipal de GongogiEndereço: R. Dom Eduardo Herberold, 17, Centro, Gongogi - BA, CEP: 45540000
Telefone / Fax:(73) 3240-2383 (73) 3240-2383
Prefeito: ADRIANO MENDONÇA PINHEIRO
Hospitais em Gongogi - BA
Procurando informações sobre a rede de saúde local? Aqui você encontra uma relação de Hospitais, Postos Médicos, Clínicas e Profissionais de saúde gongogiense.
Cartórios na cidade de Gongogi
Acesse a lista de Cartórios em Gongogi. Aqui você encontra serviços de registro civil de pessoas físicas e jurídicas, registro de imóveis, registro de títulos e documentos, tabelionato de notas, ofícios de protesto de títulos e também cartórios judiciais.
Mapa de Gongogi Online
Aqui você encontra um Mapa Online para navegar por toda a cidade de Gongogi - BA e localizar ruas e endereços do município baiano.
Hotéis e Pousadas em Gongogi
Encontre Hotéis e Pousadas com ótimos preços em Gongogi. Acesse agora nossa página de hospedagens na região.
Notícias sobre Gongogi
Confira as últimas notícias, previsão do tempo e vagas de emprego em Gongogi.
Gongogi fica perto de onde?
Confira as cidades vizinhas de Gongogi - BA em uma distância de até 50 km.
Ajude a divulgar a história de sua cidade, compartilhe esta página e, se você encontrou algo incorreto ou acredita que pode melhorar, FALE CONOSCO AGORA MESMO!
Deixe seu comentário:
Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará.
(Salmos 91:1)
Bíblia Online