Início » Bahia » Cravolândia


Cravolândia - Bahia



Cravolândia faz parte do estado da Bahia. A população avaliada em 2004 era de 5.145 habitantes.

Localizada na região do Caminhos de Jiquiriçá, entre os municípios de Santa Inês e Itaquara, Cravolândia foi emancipada em 1962 e sua história está diretamente ligada ao cultivo do Café Cravo, nos anos 50 do século passado. Produto de exportação, da fazenda Palestina, de propriedade do deputado estadual e empresário, Mário Cravo, pai do escultor Mário Cravo Filho e avô do fotógrafo Mário Cravo Neto, famosos por retratar a Bahia em suas obras. O nome Cravolândia é uma homenagem ao empresário, Mário Cravo, que também foi o primeiro prefeito da cidade. Antes, a localidade era conhecida como “ Olhos D´Água do Carrasco”, nome que foi provavelmente colocado pelos tropeiros que paravam para beber água, negada pelo dono da área e “ Igatiquira”, nome indígena que, dizem os moradores da cidade, significar “onça pequena”. (Fonte: Viver Bahia: Cravolândia. Página visitada em 06 jan. 2012.)

Dentre as festas típicas, destaca-se a de São João, com muito forró e comidas típicas. Em agosto, as festa de Bom Jesus da Lapa e São Roque são marcadas por missas solenes, lavagem, grupos folclóricos e muitas baianas que marcam essas festas tradicionais. Na paisagem local, encontra-se a bela Cachoeira do Inferno, formada pelo Rio Tesoura. (Fonte: Cravolândia: cidade pequena e aconhegante. Página visitada em 06 jan. 2012.)

História da cidade de O município foi fundado pelo industrial Mario da Silva Cravo em 08 de dezembro de 1962. Natural de Pedrão no município de Alagoinhas, era Deputado Estadual na época.

O nome Cravolândia foi dado em homenagem ao seu fundador Mario da Silva Cravo.

Micro região de Jequié, tem a sede do município situada a latitude, 13º20 e longitude, 39º48. Sua altitude é de 350m, numa área de 295 km2. é limitada pelos municípios de: Itaquara, Santa Inês, Ubaíra e Wenceslau Guimarães. A distância média entre o município e a capital baiana (Salvador) é 317 km, cujo percurso é feito em média em 06:30 pelas rodovias BR 116 e BR 101.

Fonte: IBGE

Autor do Histórico: GERSON FERNANDES DE ARAúJO

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Cravolândia: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Cravolândia? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: