Início » Bahia » Conceição do Almeida


Conceição do Almeida - Bahia



Conceição do Almeida faz parte do estado da Bahia. Sua população recenseada em 2010 foi de 17.889 habitantes.

Segundo o historiador e poeta Geraldo Coni Caldas Santos, o antigo povoado conhecido como Capela do Almeida desde o final do século XVIII, da sua fase embrionária, até a emancipação municipal de 1790 a 1890, podemos observar fatos que mudaram o curso da história nacional: nossa própria história, 1822, independência, 1851, proibição do tráfico negreiro; 1871, lei do ventre livre; 1888 lei Áurea, com a abolição da escravatura e finalmente, em 1889, proclamação da república. Naquele espaço de 100 anos, participamos na vida da colônia no Brasil, até o Brasil república com Marechal Manuel Deodoro da Fonseca, quando 8 meses do advento da República o antigo Curato do Almeida (Capela do Almeida) depois de Vila da Nossa senhora da Conceição do Almeida, Conceição do Almeida se emancipou do surgimento como aglomerado ou povoado, até o Curato do Almeida ou Capela do Almeida, a origem cuja denominação se deu a uma família de agricultores cujo patriarca era Antonio Coelho D’Almeida Sande, que com sua devoção a Santa Nossa Senhora da Conceição, edificaram uma capela, onde hoje é a Igreja atriz. As terras da Capela do Almeida juntavam-se às da frequesia de São Felipe (São Felipe das Cabaceiras ou São Felipe das Roças), termo da antiga Vila de são Bartolomeu de Maragojipe sendo esta última criada em 1724. A Capela do Almeida passou a Vila da Nossa Senhora da Conceição do Almeida, originando suas terras da primeira Vila do Recôncavo da Bahia, que deu origem como outras antigas Vilas a dezenas de municípios da Região do Recôncavo, já em 1872, pela lei Provincial de nº 1.176, de 23 de março. O então distrito da Capela do Almeida passou a Vila. Era presidente da Província da Bahia o Desembargador Jõao Antonio de Araújo Freitas Henrique e à frente do Império do Brasil estava a Princesa Dª. Isabel, exercendo a regência na ausência do Imperador D. Pedro II. Já nessa época, três almeidenses exerciam influência no então distrito que tinha como sede a Vila de Nossa Senhora da Conceição do Almeida, eram os Srs. Inocêncio Correia Caldas, José Leandro Gesteira e Clementino Correia Caldas, nascidos na antiga Capela, já nos idos de 1883, o Sr. Rufino Correia Caldas como Conselheiro Municipal em São Felipe, lutava ao lado dos mencionados almeidenses pela emancipação do Distrito do Termo de São Felipe. O Município de Conceição do Almeida foi emancipado por atode 18 de julho de 1890, sendo seu território desmembrado do município de São Felipe, verificando-se a sua instalação a 4 de agosto do mesmo ano.

Foram emancipadores do município de Conceição do Almeida os Coronéis José Leandro Gesteira e Clementino Correia Caldas. Ambos agricultores comerciantes, líderes dos partidos políticos “Conservador e liberal”, ainda no Império. Emancipado o município de Conceição do Almeida, foi nomeado seu primeiro intendente o Coronel José Leandro Gesteira e eleito e reeleito o segundo intendente o Coronel Clementino Correia Caldas, sendo o Presidente do 1º Conselho Municipal o Coronel Rufino Correia Caldas em 1890, além de tais feitos os líderes emancipadores também criaram a estrutura sócio-econômica do município, no plantio e beneficiamento do fumo em folha na cidade.

História da cidade de Conceição do Almeida

Em meados do século XIX, uma aglomeração formada em torno de uma capela, construída sob a invocação de Nossa Senhora da Conceição, recebeu o nome de Capela do Almeida devido ao fato dos proprietários do terreno serem da família Almeida Sande.

O município foi criado com território desmembrado de São Felipe, pelo Ato Estadual de 18.07.1890, com a denominação de Conceição do Almeida. Receberia o nome de Afonso Pena em 1909. Retomou em 1943, o topônimo de Conceição do Almeida. A sede foi elevada à categoria de cidade através Lei Estadual de 17.08.1909, com a denominação de Nossa Senhora da Conceição do Almeida

A origem do topônimo deve-se a combinação do nome da padroeira - Conceição, com o da família Almeida. Antes de ser município já se denominava Freguesia de Conceição do Almeida.

Gentílico: almeidense

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Conceição do Almeida, pela Lei Provincial nº 1872, de 23-03-1872, subordinado ao Município de São Felipe.

Elevado à categoria de vila com a denominação de Conceição do Almeida, pela Lei Provincial nº 1176, de 18-07-1890, desmembrado de São Felipe. Sede no antigo Distrito de Conceição do Almeida. Constituído do distrito sede. Instalada em 04-08-1890.

Elevado à condição de cidade com a denominação de Afonso Pena, pela Lei Estadual nº 761, de 17-08-1909.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o Município de Afonso Pena (ex-Conceição do Almeida) é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937.

Pelo Decreto-Lei Estadual nº 141, de 31-12-1943, retificado pelo Decreto-Lei Estadual nº 12978, de 01-06-1944, o Município de Afonso Pena voltou a denominar-se Conceição do Almeida.

No quadro fixado vigorar no período de 1944-1948, o Município de Conceição do Almeida (ex-Afonso Pena), é constituído de 3 distritos: Conceição do Almeida (ex-Afonso Pena), Comércio e Rio da Dona, os dois últimos desmembrados de Afonso Pena.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído de 3 distritos: Conceição do Almeida, Comércio e Rio da Dona.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Alterações toponímicas municipais

Conceição do Almeida para Afonso Pena, alterado pela Lei Estadual nº 761, de 17-08-1909.

Afonso Pena para Conceição do Almeida, alterado pelo Decreto-Lei Estadual nº 141, de 31-12-1943, retificado pelo Decreto-Lei Estadual nº 12978, de 01-06-1944.

Fonte: IBGE

O Território do Município de Conceição do Almeida pertenceu ao Município de São Felipe. No ano de 1872, os primeiros donos do terreno, onde hoje está instalada a sede do Município, construiram uma capela sob a invocação de Nossa Senhora da Conceição, vulgarmente denominada "Capela do Almeida", pelo fato de seus construtores serem membros da tradicional familia Almeida Sande. A origem do topônimo deve-se a cambinação do nome da padroeira - Conceição, com o da família Almeida. Antes de ser município já se denominava Freguesia de Conceição do Almeida.

Logo depois da Proclamação da República os chefes políticos dos partidos Liberal e Conservador, uniram-se em um só propósito e deliberaram organizar uma comissão tendo a frente a figura do Coronel José Leandro Gesteira, para pessoalmente solicitar ao Governador do Estado a desanexação da Freguesia do Almeida do domínio de São Felipe. Foi atendido e executado o pedido pelo Ato do Governo do Estado, datado de 18 de julho de 1890, que criou o Município de Conceição do Almeida, verificando-se a sua instalação a 04 de Agosto do mesmo ano. O seu primeiro Intendente, logo após a instalação do Município foi o Coronel José Leandro Gesteira. Figuraram, também, nessa luta nomes de peso como Laurentino Mastique, Severiano Pedreira de Almeida, Francisco Rocha, Gregório Malaquias de Almeida e Padre Elesbão Sampaio.

A sede permaneceu na categoria de vila de Conceição do Almeida até 16 de agosto de 1909. No dia 17, pela Lei Estadual nº 761, foram concedidos foros de cidade à sede municipal, com topônimo Afonso Pena.

Em 1944, por força do Decreto-Lei nº 12978, de 01 de junho, foi restaurado o nome primitivo de Conceição do Almeida.

Hoje o Município é formado pelos Distrito Sede, Comércio e Rio da Dona. Próximo da Sede situa-se o Povoado de Mombaça, local de nascimento do Grande cineasta bahiano Fernando Coni Campos.

Os naturais do lugar denominam-se "Almeidenses"

Autor do Complemento: GUSTAVO LEFUNDES BLUMETTI


Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Conceição do Almeida: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Conceição do Almeida? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: