Início » Bahia » Caldeirão Grande


Caldeirão Grande - Bahia



Caldeirão Grande faz parte do estado da Bahia. História - As terras de Caldeirão Grande pertenciam ao vizinho Município de Saúde e eram da propriedade particular do Coronel "Porfírio Ferreira" denominada Fazenda Boqueirão. Esta fazenda foi comprada pelas famílias "Bezerra, Brasileiro e Correia" passaram a residir. Também vieram pessoas oriundas de Queimadas, Santa Luz, Campo Formoso, Caldeirão de Mulato, etc. As famílias foram crescendo e criou-se o povoado, que devido à existência de caldeirões de pedras, conhecido como "LAGE" onde se juntam águas das chuvas, passou a ser chamado de "Caldeirão Grande". Em 30 de Dezembro de 1953 o próspero povoado passou a condição de Vila. Ficando conhecido como "VILA ITAGUAÇU", por algum tempo, adquirindo mais tarde a denominação antiga e definida de Caldeirão Grande. No ano de 1961 começaram as lutas no ideal de emancipação política, vindo a se concretizar com a realização de um plebiscito unânime a favor da emancipação.

O município é bastante "rural" pois cerca de 55% de sua população reside na zona rural, que é formada por diversas fazendas, povoados, e um distrito.

Principais povoados:

História da cidade de Caldeirão Grande é um município baiano pertencente à microrregião de Jacobina, município com o qual faz limite juntamente com Saúde, Ponto Novo e Caém.

O município conta com uma área de 495,837 km e. encontra-se a 11° 01′ 12" S 40° 18′ 10" O, estando a 333 km de distância de Salvador, capital do estado.

Seu clima é quente e seco a maior parte do ano.

Fonte: Wikipedia

Autor do Histórico: SôNIA MARIA DA SILVA NEVES

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Caldeirão Grande: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Caldeirão Grande? Então deixe seu comentário!


Comentários (1)

  1. VALQUIRIA NUNES DUARTE's avatarVALQUIRIA NUNES DUARTE

    nascida em calderao mas moro em salvador , gostaria de rever minha cidade natal .

    #1 – 21/12/2016 - 15:50

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: