Tudo sobre Cachoeira Estado da Bahia

Informações Gerais sobre a cidade de Cachoeira

Coordenadas geográficas

O município de Cachoeira fica localizado na latitude -12.5994 e longitude -38.9587 e faz parte do estado da Bahia.

Tamanho do Território de Cachoeira

Com um total de 399,930 km², Cachoeira de extensão territorial.

População de Cachoeira

De acordo com dados do IBGE, Cachoeira possui aproximadamente 33.861 habitantes.

Gentilício

As pessoas que nascem em Cachoeira são chamados de cachoeirano.

Administração municipal

Prefeito atual:ELIANA GONZAGA DE JESUS.

História de Cachoeira, Bahia

Ouvir com robot

Cachoeira é um município na microrregião de Santo Antônio de Jesus, no estado da Bahia, no Brasil. Situa-se às margens do Rio Paraguaçu. Está distante cerca de 120km da capital do estado, Salvador. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, no ano de 2003 sua população era estimada em 31 071 habitantes. Sua área é de 398 quilômetros quadrados. Cachoeira é uma das cidades baianas que mais preservou a sua identidade cultural e histórica com o passar dos anos, o que a faz um dos principais roteiros turísticos históricos do estado. Além disto, a imponência do seu casario barroco, das suas igrejas e museus, levou a cidade a alcançar o status de "Cidade Monumento Nacional" e "Cidade Heroica" (pela participação decisiva nas lutas pela independência do Brasil) a partir do Decreto 68 045, de 13 de Janeiro de 1971, assinado pelo presidente Emílio Garrastazu Médici.

O apogeu da cidade foi durante os séculos XVIII e XIX, quando seu porto era utilizado para escoamento de grande parte da produção agrícola do Recôncavo Baiano, principalmente açúcar e fumo, produtos até hoje produzidos no município, em virtude do clima e solo propícios da região. No início do século XX, porém, a economia da cidade entrou em declínio, somente se recuperando no final do século, quando novas empresas se instalaram na região.

A significativa presença de africanos e afro-descendentes em interação com europeus de variadas nacionalidades em Cachoeira durante o período escravista é um dos fatores que originou a riqueza e diversidade da cultura popular em Cachoeira. Essa interação encontra-se presente no sincretismo religioso, com forte presença da cultura afro-brasileira e das manifestações do catolicismo. A cidade, hoje, é um baluarte cultural dentro da Bahia, o que se demonstra pelos seus inúmeros museus e movimentos populares.

História da cidade de Cachoeira

Em 1531, chegava à Bahia a expedição de Martim Afonso de Souza com a incumbência de estimular o cultivo da cana-de-açúcar e a sua industria. O Recôncavo baiano, que começava a ser explorado, possuía terras propícias a essa cultura, sendo portanto, escolhido para a instalação dos primeiros engenhos.

Nessa comitiva estava o fidalgo Paulo Dias Adorno, homem de posses, que se instalou à margem esquerda do Rio Paraguaçu, entre os riachos Pitanga e Caquende. Em sua fazenda foi construída uma ermida em homenagem a Nossa Senhora do Rosário, atual Capela da Ajuda. Em torno dela surgiu uma povoação que se desenvolveu rapidamente em função do florescimento da economia açucareira.

No final do século XVI já existiam cerca de cinco engenhos na Região. Em 1963, foi criada a Vila e Freguesia de Nossa Senhora do Rosário do Porto da Cachoeira, sendo instalada, apenas, a 07 de Janeiro de 1698.

A Vila se tornou o local para onde afluíam os ricaços da época, aqueles que há até pouco tempo se denominavam de Senhores de Engenho. Ao lado do grande centro açucareiro em que ia se transformando, outras culturas ali se desenvolviam, principalmente a do fumo, que se conserva até hoje como dos melhores em todo o interior do Estado.

Tão rica era a Vila que, em 1756, o Rei de Portugal resolveu taxá-la numa vultosa quantia, revertida para a recuperação da cidade de Lisboa, quase totalmente destruída por um terremoto.

Paralelo ao seu desenvolvimento econômico, crescia sua importância política: receberia, algum tempo depois, as visitas ilustres de D. Pedro I, D. Pedro II, Princesa Isabel e Conde D′Eu.

Foi no século XIX, entretanto, que Cachoeira se viu projetada definitivamente no cenário da história política baiana e brasileira. A Vila foi foco de onde partiram as lutas armadas contra os portugueses pela Independência do Brasil.

Historicamente, Cachoeira foi a pioneira no movimento emancipador do Brasil. Dali partiram os primeiros brados de revolta contra a opressão lusitana e surgiram mais tarde os batalhões patrióticos, liderados por figuras como a do Barão de Belém, Rodrigo Antônio Falcão Brandão, Maria Quitéria de Jesus a mulher-soldado, dentre outras que imortalizaram na história Nacional.

A 25 de Junho de 1822, antecipando o Grito do Ipiranga, Cachoeira já proclamava o Príncipe D. Pedro I como Regente: estava lançada a semente, que frutificou em 2 de Julho de 1823, quando a Bahia definitivamente tornou-se livre do jugo português, consolidando a Independência do Brasil.

Neste dia, pela primeira vez na História, a sede do Governo Baiano foi transferida oficialmente para a Cidade. A data comemora o 25 de Junho de 1822, quando Cachoeira e alguns Municípios vizinhos, iniciaram as lutas pela Independência da Bahia.

Cachoeira, a Heróica, assim denominada pela lei nº 43, de 13 de Março de 1837, em virtude dos seus feitos, foi a Sede do Governo Provisório do Brasil durante a guerra da Independência em 1822 e, novamente, em 1837, quando ocorreu o levante da Sabinada.

A primeira crise econômica se abateu sobre o Município no final do Século XIX, quando chegou a perder um quarto da sua população. A partir de 1924 é atingida por uma nova crise, resultante de problemas na agro indústria fumageira e de reestruturação do sistema viário estadual, que veio a marginalizar seu Porto.

A partir de 1940, Cachoeira entrou em uma fase de grande decadência, perdendo gradativamente a sua importância, à medida em que crescia o processo de seu isolamento. Com o seu desenvolvimento do transporte rodoviário, a ferrovia se tornou obsoleta e o transporte fluvial, que sempre representou fator preponderante na importância de Cachoeira, decaiu tanto que chegou a ser suspenso.

Crises se sucederam na área da indústria fumageira, chegando ao fechamento de fábricas, enquanto as respectivas lavouras, que ocuparam posição de liderança por mais de dois séculos, igualmente retrocederam, cedendo a primazia a outras regiões.

Gentílico: cachoeirano

Formação Administrativa

A Comarca de Cachoeira foi criada em 1832 e, em 1837 a Vila foi elevada à categoria de Cidade.

O Município é constituído de três distritos: Cachoeira(Sede), Belém da Cachoeira e Santiago do Iguape.

Fonte: IBGE; Câmara Municipal de Cachoeira; Bahiatursa.

Autor do Histórico: ANTôNIO CARLOS DA S. PEREIRA

DDD de Cachoeira, Bahia

75

Como fazer uma ligação para Cachoeira:

0 + Operadora + 75 + Telefone de destino

Veja o código das operadoras:

  • CTBC Telecom: 012 + 75 + telefone
  • Vivo: 015 + 75 + telefone
  • Aerotech: 017 + 75 + telefone
  • Claro: 021 + 75 + telefone
  • GVT: 025 + 75 + telefone
  • Oi Telemar: 031 + 75 + telefone
  • TIM: 041 + 75 + telefone
  • Sercontel: 043 + 75 + telefone

CEP de Cachoeira

O Código Postal (CEP) geral de Cachoeira, Bahia, é 44300000.

Prefeitura Municipal de Cachoeira
Endereço: Largo da Juda, 2, Centro, Cachoeira - BA, CEP: 44300000
Telefone / Fax:(75) 3425-1390 (75) 3425-5225
Prefeito: ELIANA GONZAGA DE JESUS

Hospitais em Cachoeira - BA

Procurando informações sobre a rede de saúde local? Aqui você encontra uma relação de Hospitais, Postos Médicos, Clínicas e Profissionais de saúde cachoeirano.

Cartórios na cidade de Cachoeira

Acesse a lista de Cartórios em Cachoeira. Aqui você encontra serviços de registro civil de pessoas físicas e jurídicas, registro de imóveis, registro de títulos e documentos, tabelionato de notas, ofícios de protesto de títulos e também cartórios judiciais.

Mapa de Cachoeira Online

Aqui você encontra um Mapa Online para navegar por toda a cidade de Cachoeira - BA e localizar ruas e endereços do município baiano.

Notícias sobre Cachoeira

Confira as últimas notícias de hoje em Cachoeira.

Previsão do tempo na região cachoeirano

Veja a previsão do tempo em Cachoeira: Nossos dados meteorológicos são fornecidos pelo INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) e são atualizados diariamente.

Municípios nas proximidades de Cachoeira

Confira as cidades vizinhas de Cachoeira - BA em uma distância de até 50 km.

São Félix - 1.95 km
Muritiba - 5.19 km
Cruz das Almas - 17.1 km
Maragogipe - 20.1 km
Saubara - 26.3 km
Santo Amaro - 27.2 km
Sapeaçu - 27.7 km

Imagens da cidade e Região

Conheça mais sobre Cachoeira através das imagens. Sinta-se à vontade para compartilhar esta página e contar sua história.

Ajude a divulgar a história de sua cidade, compartilhe esta página e, se você encontrou algo incorreto ou acredita que pode melhorar, FALE CONOSCO AGORA MESMO!

4.6 de 5 estrelas para o Município cachoeirano  por Cidades do meu Brasil atualizado até 29/03/2024 - Cachoeira - Bahia.

Deixe seu comentário:

Datas Comemorativas de Hoje

Dia+da+Funda%C3%A7%C3%A3o+da+Cidade+de+Salvador

Dia da Fundação da Cidade de Salvador

Salvador é um município e capital do estado da Bahia, no Brasil. Pertence à Mesorregião Metropol...

Saiba Mais
Anivers%C3%A1rio+de+Curitiba

Aniversário de Curitiba

Curitiba é um município brasileiro, capital do estado do Paraná, localizado a 934 metros de altit...

Saiba Mais
Versículo do Dia:
Sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam.
(Hebreus 11:6)
Bíblia Online

 

Estados