Início » Bahia » Belmonte


Belmonte - Bahia



Belmonte faz parte do estado da Bahia. Encontra-se a uma latitude 15º51′47" sul e a uma longitude 38º52′58" oeste, estando a uma altitude de 8 metros. A população avaliada em 2004 era de 18.986 habitantes.

Possui uma área de 2016,85km².

O município foi criado em 1764.

História da cidade de No começo do século XVIII os colonos portugueses iniciaram o povoamento nas proximidades do rio Grande, atual rio Jequitinhonha. Naquela época, a região encontrava-se habitada pelos índios Botocudos originários das tribos Manham e Camacan - que foram catequizados pelo jesuíta Joseph de Araújo Ferraz, possibilitando a convivência pacífica entre os nativos e recém chegados.

Entre 1708 e 1712, o citado padre fundou a capela de Nossa Senhora Madre de Deus e nomeou o arraial de São Pedro do Rio Grande. E em 1718 tornou-se o primeiro vigário da então fundada freguesia de Nossa Senhora do Carmo pelo Alvará Régio de 11 de abril.

Belmonte pertencia à capitania de Porto Seguro sob donataria de Pero de Campos Tourinho.

No ano de 1764 o povoado foi elevado à categoria de vila e criou-se o município, nomeado por Vila de Nossa Senhora do Carmo do Belo Monte, instalado em 1765 pelo Ouvidor de Porto Seguro Tomé Couceiro de Abreu.

A vila foi elevada à categoria de cidade pelo ato número 386, de 23 de maio de 1891 e inaugurada na sessão do dia 27 do mesmo mês e ano.

A cidade recebeu o nome de Belmonte em homenagem ao descobridor oficial do Brasil, Pedro álvares Cabral que residia numa localidade portuguesa de igual denominação.

Nas divisões administrativas do Brasil referentes a 1911 e 1933 o munícipio se compunha de dois distritos: Belmonte e Cachoeirinha.

Nas divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937 o município divide-se em quatro distritos: Belmonte, Bôca do Córrego, Pedra Branca e Mogiquiçaba. O distrito de Pedra Branca passou a denominar-se Itamarati e posteriormente Itapebi.

E assim manteve-se em vigência no quinquênio 1944-1948, fixado pelo Decreto-lei estadual número 141, de 31 de dezembro de 1943, e modificado pelo Decreto estadual número 12978, de 1° de junho de 1944. Verificando-se, todavia, que o distrito de Itamarati mudou novamente de nome, passando a denominar-se Itapebi.

Atualmente o município de Belmonte subdivide-se em três localidades a sede e os distritos de Boca do Córrego e Mogiquiçaba.

Fonte: Belmonte: Bahia - BrasilAcesso em 11/09/08; HJOBRASIL: Uma História de Amor pelo Brasil.IBGE: Enciclopédia dos Municípios Brasileiros. Vol. XX, Rio de Janeiro: 1958;

Autor do Histórico: IVANA SILVA IGLESIAS

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Belmonte: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Belmonte? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: