Início » Bahia » Aporá


Aporá - Bahia



Aporá é uma cidade localizada no leste da Bahia. Sua população é de 17.085 habitantes e sua área é de 572km² (29,36 h/km²), segundo o censo do IBGE de 2002, desmembrado do município de Inhambupe em 14 de agosto de 1958 com a resolução de nº 89, ficou autorizada a criação do município de Aporá concretizada pela lei nº 1.021, assinada na mesma data referida. É a terra natal do ex-jogador do Fluminense Magno Alves de Almeida.

Faz limite, ao norte com o município de Crisópolis, ao sul e a oeste com o município de Inhambupe, a leste com o município de Esplanada, a nordeste com o município de Acajutiba, a noroeste com o município de Olindina e a sudeste com o município de Entre Rios.

História da cidade de Aporá

O território integrava a Sesmaria da Casa da Torre de Garcia D´ávila. Seu povoamento iniciou-se na primeira metade do século XIX, por colonos que ali se estabeleceram desenvolvendo a criação de gado e a lavoura de subsistência.

A fertilidade das terras, apropriadas à lavoura e à pecuária, atraiu outras famílias que ali se instalaram, concorrendo para a formação do povoado Aporá.

Em 1816, elevou-se o povoado à freguesia, com o nome de Nossa Senhora da Conceição de Aporá, filiada à freguesia do Divino Espírito Santo de Inhambupe.

O arraial desenvolveu-se em função da agropecuária. Em 1958, criou-se o município com o nome simplificado para Aporá.

O topônimo é um vocábulo de origem tupi e significa ´monte isolado e distinto em terra unida´.

Os nativos de Aporá são chamados aporaenses.

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Aporá, pelo alvará de 16-01-1817 ou resolução regia de 15-11-1816.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o distrito de Aporá, figura no município de Inhambupe.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1950.

Elevado à categoria de município com a denominação de Aporá, pela lei estadual nº 1021, de 14-08-1958, desmembrado de Inhambupe. Sede no antigo distrito de Aporá. Constituído de 2 distritos: Aporá e Itamira (ex-Serra do Aporá), ambos desmembrados de Inhambupe. Instalado em 09-04-1959.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído de 2 distritos: Aporá e Itamira.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Aporá: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Aporá? Então deixe seu comentário!


Comentários (1)

  1. Jairo's avatarJairo

    O meu pai nasceu em Aporá e migrou para o Espirito Santo. Eu gostaria de ter informações sobre os distritos que compõe o municipio, para tentar localizar exatamente onde ele nasceu.

    #1 – 03/09/2017 - 12:37

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: