Início » Bahia » Almadina


Almadina - Bahia



Almadina faz parte do estado da Bahia. A população avaliada em 2007 é de 6.604 habitantes. Almadina como uma cidade Hospitaleira, onde nos meses de junho e julho acontece as fetivações juninhas, São Pedro e São João, uma cidade muito fria que chega a menos de 10°C no mês de junho. A cidade é cercada por lindas serras típicas da Mata Atlântica; a economia almadinense antes cacaueira, hoje é baseada na produção de pequenos agricultores e um comércio mediano, contando também com as movimentações financeiras através dos aposentados e funcionáios do município. Fica perto das cidades de Coaraci, Itajuípe, Itabuna e Ilhéus, onde a estrada é asfaltada e 80% em ótimo estado. Fica próxima também às cidades de Floresta Azul, Ibicaraí e Ibicuí, sendo os trechos de ligação em péssimo estado.

O rio Almada nasce em Almadina e passa pelas cidades vizinhas, chegando a desaguar em Ilhéus; hoje o rio passa por um profundo estado de poluição, sendo submetido a despejo de lixo e esgoto, como também ao desmatamento nas suas proximidades. A cidade de Almadina, antes chamada de Pouso Alegre, chegou no auge do cacau a ter 16.000 habitantes, hoje com o êxodo da população para metrópoles, a população não chega a 7.000 habitantes. O município tem escolas municipais e estaduais bem conservadas e com um bom ensino, apesar de a nota geral da cidade no ENEM ter sido muito baixa. A população de Almadina também é relativamente muito pobre, dependendo até da importação de frutas, verduras, mercadorias, entre outros produtos. Os almadinenses recorrem a cidades vizinhas para muitas coisas.

O lazer dos habitantes fica por conta dos bares, lanchonetes, boate. A menos de 100 quilômetros encontra-se também as praias de Ilhéus, onde muitos optam por esta possibilidade.

História da cidade de Almadina

O desbravamento do município ocorreu no início do século XIX, com a chegada de aventureiros à procura de terrenos férteis para a prática agrícola. Formou-se, então o Povoado de Pouso Alegre, que tornado vila em 1953, receberia a denominação de Almadina, integrando o Município de Coaraci.

Gentílico: almadinense

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Almadina (ex-povoado de Pouso Alegre), pela Lei Estadual nº 628, de 30-12-1953, subordinado ao Município de Coaraci.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o Distrito de Almadina figura no Município de Coaraci.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.

Elevado à categoria de município com a denominação de Almadina, pela Lei Estadual nº 1641, de 15-11-1962, desmembrado de Coroaci. Sede no antigo Distrito de Almadina. Constituído do distrito sede. Instalado em 07-04-1963.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Fonte: Prefeitura Municipal; Confederação Nacional de Municípios; IBGE

Autor do Histórico: KáTIA REGINA LOPES DOURADO

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Almadina: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Almadina? Então deixe seu comentário!


Comentários (2)

  1. adernoel vieira da palma's avataradernoel vieira da palma

    preciso encontra a senhora regina vieira de jesus. filha de maria vieira .ou adernoel filho de regina.min enformaram que ela reside.nesta cidade.quem souber. min enforme por favor.em nome de jesus....

    #2 – 30/08/2016 - 16:07

  2. jose goncalves filho's avatarjose goncalves filho

    nasci em Almadina em09/04/1955 na fazenda santa rosa onde meu pai era administrador .os proprietário da fazenda era o sr. Amaral carneiro.tenho muito orgulho de ser filho dessa elegante cidade

    #1 – 28/06/2016 - 22:57

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: