Início » Amapá » Vitória do Jari


Vitória do Jari - Amapá



Vitória do Jari é um município no Estado do Amapá, na mesorregião do Sul do Amapá e microrregião de Mazagão. A população estimada em 2005 era de 11.041 habitantes e a área é de 2.483 km², o que resulta numa densidade demográfica de 4,44 hab/km².

Seus limites são Mazagão ao norte, Laranjal do Jari a noroeste e Gurupá (PA) ao sul.

O município de Vitória do Jari, desmembrado do município de Laranjal do Jari, foi criado por determinação da lei n.º 0171, de 8 de setembro de 1994.

O Município de Vitória do Jari foi criado pela Lei no 0171, em 08 de setembro de 1994, mas, só foi instalado em 01 de janeiro de 1997. Está localizado ao sul do estado (Meso Região Sul), a 350 km da cidade de Macapá. Com apenas um distrito: Vitória do Jari. Limita-se com os municípios: Laranjal do Jari, Mazagão e o Estado do Pará.

A cidade é conhecida como Beiradinho. Quem nasce em Vitória do Jari é vitorense (gentílico).

Histórico: Vitória do Jari se originou da mesma forma que Laranjal do Jari, por ocasião da instalação da fábrica de papel e celulose em Munguba, do norte americano Daniel Ludwig. Fica bem em frente dessa fábrica, que por ficar distante tanto de Monte Dourado quanto de Laranjal do Jari, aproximadamente 30 km, alguns empregados acharam por bem construir suas casas do outro lado do Rio Jari, dando origem ao povoado chamdo antigamente de "Beiradinho". é desse lado que ficam as minas de Caulim, em uma elevação chamada "Morro do Felipe".

Eonomia: No Setor Primário faz criação de gado bovino e bubalino. Na agricultura tem plantações de milho, da banana, da melancia, do jerimum, do arroz e a da mandioca, etc.

Mas, sua economia gira mesmo em torno da empresa Jari Celulose - fábrica de papel e celulose (Setor Secundário), em Monte Dourado (Munguba), no Pará, que mantém centenas de empregados trabalhadores. Na extração do Caulim (CADAM), no morro do Felipe COMAGE (castanha-do-Brasil).

No Setor Terciário estão o comércio, os bares e algumas boates.

Atração Turística: Como atração turística o município oferece viagens de catraias pelo Rio Cajari. A noite uma visão deslumbrante da fábrica no outro lado do rio, toda iluminada, bem como as visitas à mina de extração do Caulim (Morro do Felipe).

Eventos Culturais: São os festejos em junho (29) em louvor a São Pedro, padroeiro do lugar. E no mês novembro também é realizado o festival do caju. E ainda em Jarilândia as festividades em louvor a Nossa Senhora da Conceição, em dezembro.

Fonte: SOUZA, Manoel Dorandins Costa de. A Evolução Política, Demográfica e Sócio-Econômica do Amapá. Coordenação do Curso de História. Universidade Federal do Amapá.Macapá/AP, 1995. 101 p. (trabalho de conclusão de curso)

Autor do Histórico: JOEL LIMA DA SILVA

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Vitória do Jari: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Vitória do Jari? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: