Início » Amapá » Pedra Branca do Amapari


Pedra Branca do Amapari - Amapá



Pedra Branca do Amapari é uma cidade no centro-oeste do Estado do Amapá. A população da cidade em 2010 foi de 10.773, um crescimento de 168,72% em relação ao ano 2000, e a área é de 9495 km², o que resulta numa densidade demográfica de 0,50 hab/km².

O município de Pedra Branca do Amapari foi criado em 1º de maio de 1992 e tem suas origens ligadas à exploração de ouro pelos samaracás, uma tribo primitiva da Guiana Francesa.

Mais recentemente, seu desenvolvimento esteve ligado à história de garimpagem no rio Cupixi e à ferrovia Santana/Serra. Outros aspectos ligados ao crescimento desse município situam-se na expansão de suas fronteiras agropecuárias e na própria ampliação da exploração mineral. Nesse aspecto, destaca-se o papel da Perimetral Norte, eixo de dinamização do município.

O Município de Pedra Branca do Amapari foi criado pela Lei no 0008, em 01 de maio de 1992, está localizado ao sul do estado (Meso Região Sul), a 180 km da Cidade de Macapá. Com um distrito: Pedra Branca do Amapari. Limita-se com os municípios: Laranjal do Jari, Mazagão, Porto Grande, Serra do Navio, Oiapoque e Ferreira Gomes.

Quem nasce em Pedra Branca do Amapari é pedrabrancaniense ou amapariense (gentílico).

Histórico: O nome Pedra Branca do Amapari advém da exploração do ouro pelos Samaracás, negros da Guiana Francesa. Quando de suas andanças por aquela localidade, escreviam nas pedras brancas dos rios, uma forma de identificar por onde passavam, bem como serviam para outros que por ali passavam e que vinham ajudá-los na garimpagem, naquele tempo bem farta.

Economia: No Setor Primário faz criação de gado bovino, bubalino e Suíno. Utiliza-se do pescado: o trairão, o curupeté, o pacu, etc. Na agricultura planta mandioca, banana e outros.

Antigo Distrito de Serra do Navio, região serrana e montanhosa, com desnível bastante acentuado, revestida por densa floresta, e inúmeras capoeiras, resultado de grande exploração de madeiras nobres por serrarias (Setor Secundário), como: acapu, maçaranduba, angelim, aquariquari, andiroba. Com reservas de manganês, mesmo em decadência, já foi o primeiro produtor mundial de manganês; com a extração também de ouro.

No Setor Terciário algumas mercearias, bares e boates.

Atração Turística: Como atração turística, o município apresenta 4 cachoeiras, igarapés, a pesca esportiva do trairão e do curupeté.

Eventos Culturais: é comemorado em maio (01/05) a criação do município. é realizado também no mês de junho festividade em louvor a São Pedro, padroeiro da cidade.

Fonte: SOUZA, Manoel Dorandins Costa de. A Evolução Política, Demográfica e Sócio-Econômica do Amapá. Coordenação do Curso de História. Universidade Federal do Amapá.Macapá/AP, 1995. 101 p. (trabalho de conclusão de curso)

Autor do Histórico: JOEL LIMA DA SILVA

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Pedra Branca do Amapari: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Pedra Branca do Amapari? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: