Início » Amapá » Laranjal do Jari


Laranjal do Jari - Amapá



Laranjal do Jari é um município no sul do Estado do Amapá. A população estimada em 2009 era de 40.357 habitantes e a área é de 29.699 km², o que resulta numa densidade demográfica de cerca de 1,21 hab/km².

Seus limites são Vitória do Jari a sul; Oiapoque, Pedra Branca do Amapari e Mazagão a leste; Almeirim (PA) a sul e oeste, Guiana Francesa ao norte e Suriname a noroeste.

A região que hoje corresponde ao Vale do Jari foi habitada, primeiramente por indígenas oiampis e aparaís e, mais tarde por nordestinos que vieram trabalhar na extração da borracha. Dentre essa leva de nordestinos destacou-se um cearense chamado coronel José Júlio de Andrade que teve poder de vida e morte na região; pois, aos 35 anos de idade se consolidou como o maior latifundiário do mundo, adquirindo cerca de 3,5 milhões de hectares de terras por meios lícitos e, principalmente ilícitos através de expropriação e da sua condição de deputado estadual e senador pelo estado do Pará, sendo combatido pela revolta tenentista que o obrigou a vender sua empresa Jari para um grupo de empresários portugueses, em 1948 sendo vendida mais tarde para o milionário norte americano Daniel Ludwig.

O Município de Laranjal do Jari foi criado pela Lei no 7.639, em 06 de dezembro de 1987, está localizado ao Sul do estado (Meso Região Sul), a 320 km da Cidade de Macapá. Com um distrito: Laranjal do Jari. Limita-se com os municípios: Oiapoque, Pedra Branca do Amapari, Mazagão e Vitória do Jari, e com o Estado do Pará, (ficando bem em frente a Cidade de Laranjal do Jari a Cidade de Monte Dourado, no Município de Almeirim), e ainda com Suriname e Guiana Francesa.

A cidade de Laranjal do Jari, sede municipal, é conhecida como Beiradão, por ser construída na beira do rio (tipo palafita). Quem nasce em Laranjal do Jari é laranjalense ou Jarinense (gentílico).

Histórico: A denominação de Laranjal, deve-se a um pequeno laranjal que existia às proximidades, quando da instalação do povoado, por ocasião da implantação do Projeto Jari, o maior latifúndio já pretendido no planeta, pelo cidadão norte-americano Daniel Ludwig. é o terceiro município mais populoso do estado (considerado também a primeira e maior favela do Amapá). Fica localizado em frente a Cidade de Monte Dourado - PA, separado pelo Rio Jari, com apenas 243 metros.

Sua infra-estrutura está muito avançada para o que era, com ruas e avenidas asfaltadas e já possui água tratada, luz elétrica e estrada que interliga a Capital Macapá.

Economia: No Setor Primário faz a criação do gado bovino e bubalino, em maior proporção, na cultura do arroz, do abacaxi, da banana, do cupu-açu, do feijão, de laranja, do milho, da melancia, da mandioca (produz farinha na região de água Branca), etc.

No Setor Secundário a extração e fabricação de palmitos de açaí (Flórida) e com destaque na extração da castanha-do-brasil, que hoje é exportada para a Europa (França), para a fabricação de óleo comestível, algumas padarias e fábricas de tijolos que além de atender o alto consumo do próprio município, exportam boa parte para o Estado do Pará. Também possui algumas movelarias que fabricam móveis considerada hoje de boa qualidade.

No Setor Terciário se sobressai o comércio, que aliás foi fator importantíssimo para o desenvolvimento da região, além de várias boates e alguns hotéis.

Atração Turística: O Rio Jari possui diversas cachoeiras, mas, a principal e a de Santo Antonio, considerada uma das mais belas do Brasil, muito visitada nos finais de semana.

Eventos Culturais: Os festejos em junho (dia 13) em louvor a Santo Antonio, padroeiro do lugar. E ainda o festival da castanha-do-brasil, realizado pelas cooperativas, em julho.

Fonte: SOUZA, Manoel Dorandins Costa de. A Evolução Política, Demográfica e Sócio-Econômica do Amapá. Coordenação do Curso de História. Universidade Federal do Amapá.Macapá/AP, 1995. 101 p. (trabalho de conclusão de curso)

Autor do Histórico: JOEL LIMA DA SILVA

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Laranjal do Jari: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Laranjal do Jari? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: