Início » Amapá » Calçoene


Calçoene - Amapá



Calçoene é um município no nordeste do estado do Amapá.

A Vila de Calçoene iniciou em frente à cachoeira do Firmino, como era conhecido antigamente o povoado que originou o município, era parte da província do Grão-Pará. Seus moradores viviam, basicamente, da exploração do ouro, nas minas do Lourenço - por isso o nome da vila.

História da cidade de Calçoene

Amapá - AP

A origem do atual Município remonta ao século XVII, quando as incursões de navegadores europeus incentivaram a coroa portuguesa, então unida à espanhola, a tomar providências no sentido de garantir o domínio da região. Assim, em 1634, pela Carta Régia de 14 de junho, Felipe IV criou a Capitania do Cabo Norte, também chamada Costa do Cabo Norte e doou-a a Bento Maciel Parente. As terras estendiam-se do rio Oiapoque até o rio Amazonas e, por este, até o rio Paru, onde se situava o território de Calçoene, antigo distrito do município de Amapá, desde a incorporação do Contestado ao território brasileiro, em 1901.

A descoberta das minas auríferas do rio Calçoene despertou a febre do ouro nos habitantes da Guiana Francesa, reavivando os problemas políticos da fronteira, acumulados desde a era colonial. A luta pela região foi encerrada com a vitória dos brasileiros, comandados por Francisco Xavier da Veiga Cabral, o Cabralzinho. A Cidade de Calçoene teve origem com o movimento de garimpeiros e faiscadores de ouro e o trânsito de abastecimento das minas. Situada na margem esquerda do rio Calçoene, ao pé da primeira cachoeira, ponto importante para o transporte de mercadorias destinadas às minas de Lourenço, a localidade se desenvolveu rapidamente. Antes da incorporação da região ao território brasileiro, exploradores construíram, no último quartel do século passado, um "monorailway", estrada de ferro, ligando a localidade de Calçoene a Lourenço.

Gentílico: calçoenense

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Calçoense, pelo decreto-lei federal nº 7578, de 23-05-1945, subordinado ao município de Amapá.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o distrito de Calçoense figura no município de Amapá.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1955.

Elevado á categoria de município com a denominação de Calçoense, pela lei federal nº 3055, de 22-12-1956, desmembrado do município de Amapá. Sede no antigo distrito de Calçoense. Constituído de 3 distritos: Calçoense, Cunani e Lourenço. Todos criados pela lei acima citada. Instalado em 25-01-1957.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído de 3 distritos: Calçoense, Cunani e Lourenço.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2009.

Fonte: IBGE

Autor do Histórico: JOEL LIMA DA SILVA

O Município de Calçoene foi criado pela Lei no 2.055, em 22 de dezembro de 1956, está localizado ao norte do estado (Meso Região Norte), a 380 km Cidade de Macapá. Com três distritos: Calçoene, Cunani e Lourenço. Atualmente sua área mede 14.333,0 Km2 . Limita-se com os municípios: Amapá, Serra do Navio, Paracuuba e Oiapoque.

A palavra Calçoene significa "Cunha do Norte". Sua origem advém da ocupação de aventureiros franceses, holandeses e ingleses, no século XVII, quando esses invasores buscavam por riquezas ali existentes, principalmente do ouro.

O que se pode verificar com a descoberta das minas auríferas do Rio Calçoene, em 1893, quando vai despertar a febre do ouro pelos habitantes da Guiana Francesa, trazendo a tona os problemas políticos da fronteira, que vinham desenrolando-se desde a era colonial. Suas terras foram desmembradas do Município de Amapá, conforme lei e data acima citada.

Autor do Complemento: IBGE


Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Calçoene: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Calçoene? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: