Início » Amazonas » Uarini


Uarini - Amazonas



Uarini faz parte do estado do Amazonas. Faz parte da mesorregião do Centro Amazonense e da microrregião de Tefé.

Tem sua história vinculada à de Tefé, que remonta à aldeia fundada no fim do século XVII pelo jesuíta Samuel Fritz. Até fins do século XVII sucederam-se as disputas entre espanhóis e portugueses pelo domínio do território, só se consolidando a ocupação militar lusitana em 1790. Como município, Tefé chegou a possuir área de 500.000km². A partir de meados do século XIX, vão-se sucedendo desmembramentos de seu território, para dar origem aos novos municípios de São Paulo de Olivença, Coari, Fonte Boa, São Felipe (atual Eirunepé), Xibauá (atual Carauari) Japurá e Maraã.

Em fins de 1981, Tefé apresentava uma estrutura administrativa em que estavam previstos cinco Subdistritos: Tefé, Caiambé, Alvarães, Jarauá e Uarini. Pelos novos desmembramentos determinados pela Emenda Constitucional nº 12 de 10.12.1981, o subdistrito de Uarini passou a constituir município autônomo.

História da cidade de Uarini tem sua história vinculada a de Tefé, que remonta à aldeia fundada no fim do século XVII pelo jesuíta Samuel Fritz. Até fins do século XVIII sucederam-se as disputas entre espanhóis e portugueses pelo domínio do território, só se consolidando a ocupação militar lusitana em 1790, quando o coronel Manuel da Gama Lobo d′Almada, Governador da Capitania forçou os espanhóis a abandonar a região, inclusive ocupando militarmente o lago de Copacá, onde os espanhóis pretendiam estabelecer-se

Em fins de 1981, Tefé apresentava uma estrutura administrativa em que estavam previstos 5 subdistritos: Tefé, Caiambé, Alvarães, Jarauá, Uarini. Pelos novos desmembramentos determinados pela Emenda Constitucional nº 12 de 10.12.1981, o subdistrito de Uarini passou a constituir município autônomo.

A produção agropecuária do município é baseada no cultivo da mandioca, que é matéria-prima para a produção da farinha do Uarini, uma iguaria típica da região e muito aprecidada. A extração de castanha e madeira tem destaque na economia local.

Em maio e junho há os Festejos do Divino e também há a Festa da Farinha, com data móvel.

Fonte: SEGOV - AM Enciclopédia dos municípios brasileiros Vol. XIV

Autor do Histórico: miriam motta correa pinto

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Uarini: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Uarini? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: