Início » Amazonas » Nova Olinda do Norte


Nova Olinda do Norte - Amazonas



Nova Olinda do Norte é uma cidade localizada no interior do estado do Amazonas. Pertencente à Mesorregião do Centro Amazonense e Microrregião de Itacoatiara, sua população estimada em 2012 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) era de 31749 habitantes.

Foi instalado em 1955.

Encontra-se na microrregião de Itacoatiara, mesorregião do Centro Amazonense. Ocupa uma superfície de 5.633km². A população avaliada em 2009 era de 31.012 habitantes.

História da cidade de Nova Olinda do Norte

Em 19.12.1955, pela Lei Estadual nº 96, o município de Nova Olinda do Norte foi criado, com território desmembrado dos municípios de Maués e Itacoatiara, com sede na localidade de Nova Olinda do Norte, elevada à categoria de Cidade.

Habitavam primitivamente a região, os índios: Turás, Muras, Mundurucus e outros.

A historia de Nova Olinda do Norte, está estreitamente ligada a exploração do petróleo do Amazonas.

No dia 13 de maio de 1955 jorrou petróleo em Nova Olinda. O Governador Plínio Coelho apareceu nas primeiras páginas dos jornais brasileiros com o seu terno de linho branco tingido com o petróleo que jorrou do poço pioneiro 1-NO-1-AM, da PETROBRAS. Nova Olinda ficou conhecida como a cidade do petróleo e chegou a ser visitada por dois Presidentes da República Café Filho e Juscelino Kubitschek. Outras cinco perfurações foram feitas nas proximidades do poço pioneiro, nos dois anos que se seguiram a essa data histórica. O período de euforia e esperança teve, no entanto, curta duração. O petróleo voltou a jorrar no poço 2-NO-AM , mas a PETROBRAS, acatando argumento do famoso Relatório Link, alegou que o hidrocarboneto da região não tinha valor comercial e determinou o fechamento dos poços.

Em 31.01.1956, deu-se a instalação do município de Nova Olinda do Norte.

Gentílico: nova olindense

Formação Administrativa

Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Nova Olinda do Norte, pela lei estadual nº 96, de 19-12-1955, desmembrado do município de Murutinga.Sede no atual distrito de Nova Olinda do Norte (ex-povoado). Constituído do distrito sede. Instalado em 31-01-1956.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2009.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Nova Olinda do Norte: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Nova Olinda do Norte? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: