Início » Amazonas » Envira


Envira - Amazonas



Envira é uma cidade localizada no interior do estado do Amazonas. Pertencente à Microrregião de Juruá e Mesorregião do Sudoeste Amazonense, situa-se a sudoeste de Manaus, capital do estado. A população avaliada em 2012 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) era de 16923 habitantes. sendo então o 44º mais populoso do estado e o quarto de sua microrregião.

Na vegetação do município predomina o bioma amazônico. A taxa de urbanização de sua população em 2010 era de 64,63%. O seu Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é de 0,513, considerado médio em relação ao estado. Situada em uma área de Floresta Amazônica, não há, em Envira, acesso a outras cidades por meio de rodovias, existindo, como meio ligação à capital ou a municípios vizinhos, apenas transportes fluvial e aéreo.

O povoamento da região de Envira se deu no início do século XIX, com a chegada de nordestinos. O desenvolvimento do município ocorreu durante um grande período dado pelo Ciclo da Borracha.

História da cidade de Envira

A história do Município de Envira pode ser descrita com a trajetória social e política de um povo de raízes nordestinas, com a participação de remanescentes indígenas e de alguns imigrantes de outros locais determinantes da cultura popular, condicionante de muitos hábitos e costumes típicos das atividades de exploração do látex e do "status" que no regime de arrendamento predominava nos seringais.

Datam de meados do século XIX, as penetrações pelo Rio Juruá acima, chegando até a região onde se encontra Envira, promovidas pelos desbravadores dos primeiros seringais nativos do ciclo da borracha. Desta época até o final da Segunda Guerra Mundial, quando cessou a vinda da última grande leva migratória dos conhecidos "soldados da borracha", os nordestinos representaram a principal força de trabalho e ocupação territorial da região, enquanto as populações indígenas foram gradativamente diminuindo, às margens do Rio Tarauacá, afluente do Juruá. Nessa época a literatura registra referências aos índios Cuaná, Curiqueares, Marauás, Canamaris, Catuquinas, Catauaixis e outros.

Formação Administrativa

Nos quadros de apuração do Recenseamento Geral de 1920, entre os distritos do município de Eirunepé, figura o da Foz do Embira (Envira). Posteriormente esse distrito com os demais daquele município, com exceção do distrito sede, foram extintos.

Pela Lei Estadual nº 096 de 19 de Dezembro de 1955, foi criado o Município Autônomo de Envira, desmembrado do Município de Eirunepé e parte do Município de Carauarí, constituído de seus distritos denominados Foz do Murú, Foz do Envira, parte da Foz Taraucá e Foz do Cujubim.

Fonte: Prefeitura Municipal de Envira. Prefeitura Municipal de Envira.

Autor do Histórico: JORGE WILSON DE ANDRADE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Envira: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Envira? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: