Início » Amazonas » Amaturá


Amaturá - Amazonas



Amaturá é uma cidade no interior do estado do Amazonas. Pertencente à Mesorregião do Sudoeste Amazonense e Microrregião do Alto Solimões,. encontra-se a oeste de Manaus, capital do estado, distando desta cerca de 1.072 quilômetros. Ocupa uma área de 4 758,821km² e sua população, contada pelo IBGE em 2011, era de 9633 habitantes, sendo assim o quinquagésimo oitavo município mais populoso do estado do Amazonas e o menos populoso de sua microrregião.

Amaturá possui sua história ligada ao município de Jutaí e São Paulo de Olivença pois emancipou-se do mesmo em 1987 após anos de lutas.

Com uma área de 4.780km². A população avaliada em 2008 era de 8.694 habitantes.

História da cidade de Amaturá

As origens do Município de Amaturá se prendem às de São Paulo de Olivença que remontam à Missão de São Paulo Apóstolo. Foi fundada pelos jesuítas que catequizavam os índios da bacia do Rio Solimões, em fins de séc XVII.

Gentílico: amaturaense

Formação Administrativa

Passadas as disputas entre espanhóis e portugueses para o domínio da região com a vitória destes últimos, a antiga Missão de São Paulo Apóstolo, depois Aldeia de São Paulo dos Cambebas, vem a ser sede de município, desmembrado de Tefé e com a denominação de São Paulo de Olivença.

O território deste experimenta vários desmembramentos dando origem aos municípios autônomos de Benjamin Constant e Santo Antônio do Içá. Em 1968 é enquadrado como área de segurança nacional.

Em 10.12.1981, pela Emenda Constitucional nº 12 o seu distrito de Amaturá é desmembrado, passando a constituir, junto com território adjacente desmembrado de Fonte Boa, o município autônomo de Amaturá.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Amaturá: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Amaturá? Então deixe seu comentário!


Comentários (1)

  1. Paulo Barbosa's avatarPaulo Barbosa

    Amaturá... Cidade boa de se viver. Calmaria, tranquilidade, sossego, povo ordeiro e feliz. Mas infelizmente devido tanta falta de responsabilidade por parte da sua administração a mesma ultimamente vem sofrendo um enorme abandono, mas mesmo assim o seu povo vive uma felicidade incondicional. Não sou amaturaense, mas já me considero um e aqui vivo e pretendo viver sempre.

    #1 – 17/07/2016 - 22:30

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: