Tudo sobre Pariconha Estado de Alagoas
Você também pode gostar:
Informações Gerais sobre a cidade de Pariconha
Coordenadas geográficas
O município de Pariconha fica localizado na latitude -9.25634 e longitude -37.9988 e faz parte do estado de Alagoas.
Tamanho do Território de Pariconha
Com um total de 254,719 km², Pariconha de extensão territorial.
População de Pariconha
De acordo com dados do IBGE, Pariconha possui aproximadamente 10.527 habitantes.
Gentilício
As pessoas que nascem em Pariconha são chamados de pariconhense.
Administração municipal
Prefeito atual:ANTONIO TELMO NOIA.
História de Pariconha - Alagoas
Pariconha faz parte do estado de Alagoas. A população avaliada em 2004 era de 10.949 habitantes.
Localizada no sertão alagoano, Pariconha tem sua história iniciada no início do século XIX, quando as famílias Teodósios, Vieira, Viana e Félix iniciaram sua povoação, estabelecendo-se com a agricultura e a pecuária, principalmente com a criação de animais de pequeno porte.: Fixando-se numa localidade denominada "Povoado Caraibeiras dos Teodósios", às margens do rio Moxotó, a família Teodósios até hoje tem lá seus descendentes. Já o restante das famílias colonizadoras da região se estabeleceram no local onde hoje está a sede do município.: Cerca de vinte anos após a chegada desses primeiros colonizadores, um grupo de tribo de índios Geripancós, originários do município de Tacaratu, em Pernambuco, instalou uma aldeia na serra do Ouricuri, nas proximidades da atual cidade. O Distrito Judiciário de Pariconha e ser Cartório de Registro Civil foram criados prla Lei 2.240, de 1° de maio de 1962, embora este último só tenha sido instalado dez anos depois. Pertencente ao município de Água Branca, a comunidade passou à condição de município em 5 de outubro de 1989 pela Constituição Estadual, quando foi desmembrado de Água Branca, tendo sua emancipação realizada em 7 de abril de 1992.
Segundo conta a história, no local onde cresceu a cidade havia um ouricuzeiro cujos frutos continham duas conhas como eram chamadas as polpas desse fruto, que popularmente ficou conhecido como "par de conhas" e, com o tempo, houve uma junção que derivou o nome Pariconha.
História da cidade de Pariconha Alagoas - AL
As famílias Teodósio, Vieira, Viana e Félix iniciaram - no início do século XIX - a povoação do atual município de Pariconha, estabelecendo-se com a agricultura e a pecuária, principalmente, com a criação de animais de pequeno porte.
Fixando-se numa localidade denominada "Povoado Caraibeiras dos Teodósios", às margens do rio Moxotó, a família Teodósios até hoje tem lá seus descendentes. Já o restante das famílias colonizadoras da região se estabeleceram no local onde hoje está a sede do município.
Cerca de 20 anos após a chegada desses primeiros colonizadores, um grupo da tribo de índios Jaripancós, originários do município de Tacaratú, em Pernambuco - precisamente de uma localidade chamada Brejo dos Padres instalou uma aldeia na Serra do Ouricuri, nas proximidadesda atual cidade. A aldeia, hoje, recebe atendimento da Fundação Nacional do índio (FUNAI).
Segundo conta a história local, um ouricurizeiro cujos frutos continham duas conhas como eram chamadas as polpas desses frutos - deu origem ao nome da cidade, que era conhecida, inicialmente como "Par-de-Conha" e, depois, simplificado para Pariconha.
O Distrito Judiciário de Pariconha e seu Cartório de Registro Civil foram criados pela Lei 2.240, de 1° de maio de 1962, embora este último só tenha sido instalado dez anos depois. O município foi criado pela Constituição Estadual em 5 de outubro de 1989, desmembrado deágua Branca, mas sua instalação definitiva só ocorreu em 1° de janeiro de 1993.
Entre os destaques de suas festividades estão a festa da emancipação e a do padroeiro, Sagrado Coração de Jesus.
Gentílico: pariconhense
Formação Administrativa
Distrito criado com a denominação Pariconha, pela lei nº 2240, de 01-05-1962.
Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o distrito de Pariconha figura no municípiode água Branca.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1983.
Elevado à categoria de município com a denominação de Pariconha, pelo artigo 41, inciso III, do ato das disposições constitucionais transitórias da constituição estadual de 05-10-10-1989,desmembrado de água Branca. Sede no atual distrito de Pariconha ex-povoado. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1993.
Em divisão territorial datada de 2003, o município é constituído do distrito sede.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.
Fonte: IBGE
DDD de Pariconha, Alagoas
82
Como fazer uma ligação para Pariconha:
0 + Operadora + 82 + Telefone de destino
Veja o código das operadoras:
- CTBC Telecom: 012 + 82 + telefone
- Vivo: 015 + 82 + telefone
- Aerotech: 017 + 82 + telefone
- Claro: 021 + 82 + telefone
- GVT: 025 + 82 + telefone
- Oi Telemar: 031 + 82 + telefone
- TIM: 041 + 82 + telefone
- Sercontel: 043 + 82 + telefone
CEP de Pariconha
Prefeitura Municipal de PariconhaEndereço: Rua Manuel Francisco dos Santos, 14, Centro, Pariconha - AL, CEP: 57475000
Telefone / Fax:(82) 3647-1110 (26 ou 30) (82) 3647-1110
Prefeito: ANTONIO TELMO NOIA
Hospitais em Pariconha - AL
Procurando informações sobre a rede de saúde local? Aqui você encontra uma relação de Hospitais, Postos Médicos, Clínicas e Profissionais de saúde pariconhense.
Cartórios na cidade de Pariconha
Acesse a lista de Cartórios em Pariconha. Aqui você encontra serviços de registro civil de pessoas físicas e jurídicas, registro de imóveis, registro de títulos e documentos, tabelionato de notas, ofícios de protesto de títulos e também cartórios judiciais.
Mapa de Pariconha Online
Aqui você encontra um Mapa Online para navegar por toda a cidade de Pariconha - AL e localizar ruas e endereços do município alagoano.
Hotéis e Pousadas em Pariconha
Encontre Hotéis e Pousadas com ótimos preços em Pariconha. Acesse agora nossa página de hospedagens na região.
Notícias sobre Pariconha
Confira as últimas notícias, previsão do tempo e vagas de emprego em Pariconha.
Pariconha fica perto de onde?
Confira as cidades vizinhas de Pariconha - AL em uma distância de até 50 km.
Ajude a divulgar a história de sua cidade, compartilhe esta página e, se você encontrou algo incorreto ou acredita que pode melhorar, FALE CONOSCO AGORA MESMO!
Deixe seu comentário: