Início » Alagoas » Major Isidoro


Major Isidoro - Alagoas



Major Isidoro faz parte do estado de Alagoas.

Major Isidoro (até 1943: Sertãozinho), antigo distrito subordinado ao município de Santana do Ipanema, foi elevado à categoria de município pela lei nº 1473 de 17 de setembro de 1949.

O município recebeu seu atual nome em homenagem ao Major Izidoro Jerônimo da Rocha, fundador do povoado, é realmente escrito com "Z" pois é assim que se escreve nas certidões de nascimento e casamento dos seus netos e na sua certidão de casamento.

História da cidade de Major Isidoro

Antigo distrito de Sertãozinho, o município recebeu o seu atual nome em homenagem ao Major Isidoro Jerônimo da Rocha, fundador do povoado. A colonização, no entanto, começou quando Antônio Jerônimo da Rocha comprou uma propriedade na região e se instalou com a sua família. Dos filhos, apenas Isidoro manteve os negócios do pai, que era conhecido como patriarca de Sertãozinho nome de uma de suas fazendas.

Isidoro lutou insistentemente pela emancipação. Em 1920, conseguiu que o Poder Legislativo, através da Lei nº 946, autorizasse o governo a elevar Sertãozinho a município. O governador não aceitou e manteve a área como distrito.

Só em 1949 foi concebida a emancipação, desmembrando Sertãozinho dos municípios de Batalha, Santana do Ipanema e Palmeira dos índios. Nessa época, Isidoro já estava morto, mas os moradores decidiram fazer-lhe a homenagem, dando seu nome à cidade.

Além de boas terras para pastagens, Major Isidoro se destaca pela criação de gado, principalmente das raças nelore, holandês e guzerat, que lhe rendem o título de segundo maior produtor de leite do Estado.

Por ser um dos mais conhecidos da bacia leiteira da Alagoas, Major Isidoro não poderia deixar de ter um povo festeiro e hospitaleiro. é nas tradicionais festividades do município que esse lado da cidade se mostra claramente. As mais movimentadas e que recebem o maior número de visitantes são a Festa do Leite e as festas juninas, nas quais merece destaque a do padroeiro do município, Santo Antônio, salvação das moças casadoiras da região.

SITUAçãO: Microrregião de Batalha. Limites com Cacimbinhas, Dois Riachos, Olivença, Olho D` água das Flores, Jacaré dos Homens, Batalha, Jaramataia, Arapiraca e Igaci. Situa-se a 200 metros acima do nível do mar. Coordenadas Geográficas - 9º 31′57" de latitude sul e 36º 58′28" de longitude W. Gr.

CLIMA: Quente e seco. Máxima de 38º e mínima de 18º.

ÁREA: 453,93 Km.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Major Isidoro: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Major Isidoro? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: