Início » Alagoas » Feliz Deserto


Feliz Deserto - Alagoas



Feliz Deserto é uma cidade do Estado de Alagoas. A população avaliada em 2004 era de 4040 habitantes.

Feliz Deserto era originalmente um aldeamento de índios caetés. Foi colonizada a partir do naufrágio e estabelecimento de Domingos Mendes, que lhe deu o topônimo por achar que, mesmo sendo o lugar deserto, representava a felicidade de ter sido encontrado. Desmembrado de Piaçabuçu, o município adquiriu autonomia em 23 de julho de 1960.

A história recente de Feliz Deserto é marcada por uma tragédia ocorrida no mês de abril de 2005. A cidade foi castigada por um temporal que durou dois dias, alagando completamente toda a área central. A chuva destruiu aproximadamente 300 casas de taipa, deixando desabrigados quase 1500 pessoas. A prefeitura, através de doações, conseguiu abrigar provisoriamente a população em diversos pontos da cidade. A reconstrução da cidade começou em dezembro de 2005 e, em julho de 2006, a prefeitura entregou as 185 casas a população.

História da cidade de Feliz Deserto Alagoas - AL

Primitivamente o local onde se localiza a cidade de Feliz Deserto era aldeamento dos índios Caetés.

A colonização do local, entretanto, foi iniciada alguns anos mais tarde, quando naufragou próximo à costa o holandês Domingo Mendes. Acompanhado da esposa, Dona Maria Mendes, situou-se próximo ao aldeamento indígena, com os sobreviventes do naufrágio, organizou o aglomerado.

Segundo a tradição, Domingos Mendes encontrou debaixo de um frondoso cajueiro uma Imagem de Nossa Senhora Mãe dos Homens. Embora o lugar fosse deserto, sentiu-se feliz com o achado. Daí, ter batizado a nova povoação com o nome de Feliz Deserto.

Gentílico: feliz-desertense

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Feliz Deserto, pelo decreto nº 788, de 16-10-1958, subordinado ao município de Piaçabuçu.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o distrito figura no município de Piaçabuçu.

Elevado à categoria de município com a denominação de Feliz Deserto, pela lei estadual nº 2266, de 23-07-1960, desmembrado de Piaçabuçu. Sede no atual distrito de Feliz Deserto ex-localidade. Constituído do distrito sede. Instalado em 07-08-1960.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Feliz Deserto: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Feliz Deserto? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: