Início » Acre » Jordão


Jordão - Acre



Jordão faz parte do estado do Acre.

Devido a sua altitude registra temperaturas abaixo de 15°C no inverno, a mais baixa temperatura registrada na cidade foi de 13,8°C no dia 17 de agosto de 1975.

Sua população estimada em 2007 era de 6059 habitantes. Sua área é de 5429 km². Limita ao norte com o município de Tarauacá, ao sul com o Peru, a leste com o município de Feijó e a oeste com o município de Marechal Thaumaturgo.

História da cidade de Jordão

Onde é localizado hoje o Município de Jordão, era denominado Seringal DUAS NAçõES, de propriedade do Sr. Levi Saveda, e pertencia ao Município de Tarauacá que, em 1956 passou a ser denominada VILA JORDãO e seu primeiro sub-Prefeito foi o Sr. MANOEL RODRIGUES DE FARIAS, nomeado pelo Exmo. Sr. Municipal de Tarauacá ARNALDO GOMES DE FARIAS, tendo como fonte de renda principal a extração do látex sob forma de extrativismo.

Em 29 de março de 1992, seu povo se reuniu e resolveram tornar a Vila em Município, com o apoio do Prefeito de Tarauacá, Esperidião Menezes Júnior, do Juiz eleitoral da Comarca de Tarauacá Dr. Francisco Djalma da Silva e do Governador do Estado Sr. Romildo Magalhães da Silva e, houve um plebiscito, que por maioria absoluta de votos passou a categoria de Município de Jordão e, que no dia 03 de outubro do mesmo ano foi eleito o primeiro Prefeito através do voto popular o Sr. Hilário de Holanda Melo. Em 03 de outubro de 1996 foram eleitos para os cargos de Prefeito e Vice-prefeito os senhores Esperidião Menezes Júnior e Francisco Turiano de Farias.

Hoje o Município conta com 37 escolar e 1.347 alunos devidamente matriculados, uma creche municipal, um precário sistema de abastecimento de água e esgoto, um posto de saúde Municipal, um médico, dois auxiliares de enfermagem.

A principal fonte de renda de seu povo é a agricultura e a prefeitura mantém frentes de trabalho para manter o povo com pequenos rendimentos para subsistência de suas famílias.

As vias de acesso são aéreas e fluvias, sendo na época das cheias dos rios durando 6 dias em média de viagem de Tarauacá à Jordão.

Gentílico: jordãoense

Formação Administrativa

Em divisão territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, figura no município de Tarauacá o distrito de Jordã.

No quadro fixado para vigorar no período de 1939-1943, o distrito de Jordão figura no município de Seabra.

Pelo decreto fixado para vigorar no período de 1944-19489, o distrito de Jordão permanece no município de Taravacá.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1955, o distrito de Jordão permanece no município de Tarauacá.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.

Elevado à categoria de município com a denominação de Jordão ex-Foz do Jordão, pela constituição estadual de 01-03-1963, desmembrado de Taravacá. Sede no antigo distrito de Foz de Jordão atual Jordão. Constituído do distrito sede. Instalado, sem data de instalação.

Elevado à categoria de município com a denominação de Jordão, pela lei estadual nº 1034, de 28-04-1992, desmembrados de Tarauacá. Sede no antigo distrito de Jordão. Constituído do distrito sede. Intalado em

Em divisão territorial datada de 2003, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Jordão: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Jordão? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: