Início » Acre » Epitaciolândia


Epitaciolândia - Acre



Epitaciolândia é uma cidade localizada no sudeste do estado do Acre.

A sede se estabeleceu nas terras do antigo Seringal Bela Flor, na margem direita do rio Acre. Em 1992, a partir de uma divisão do município de Brasiléia, foi elevada a categoria de município, mas com as duas sedes separadas apenas por um rio. Sua área urbana também é contígua com a cidade de Cobija, capital do estado de Pando, na Bolívia. Estas três cidades juntas abrigam uma população de cerca de 50 mil habitantes, sendo que as 2 brasileiras formam o terceiro conglomerado urbano do estado do Acre.

O nome Epitaciolândia se originou da junção do nome "Epitácio" - em homenagem ao Presidente da República, Epitácio Pessoa- e o sufixo "lândia", que significa "terra de...". Representa a época em que a localidade passou a categoria de Vila Epitácio Pessoa.

História da cidade de Epitaciolândia

O nome Epitaciolândia se originou da junção das palavras Epitácio+Lândia em homenagem ao Ex-Presidente da República Epitácio Pessoa, à época em que a comunidade passou a categoria de Vila, e lândia face a grande expansão campestre que o município ocupa.

Aos poucos a comunidade foi se desenvolvendo formando um pequeno vilarejo, onde foram instalados comércios, igrejas, escolas, etc. O que lhe deu estrutura para passar a categoria de Vila e recebendo o nome de Vila Epitácio Pessoa, isto por volta de 1958. Seu desenvolvimento sócio-político-econômico se deu ao longo de vários anos, com a criação de Escolas e instituições como: Sub-Delegacia, Sub Prefeitura, instalação da 4ª Companhia Especial de Fronteira, Fundação do Campo de Aviação, Posto de Fiscalização na Fronteira, expansão do comércio e organização política, etc.

A Vila Epitácio foi adquirindo estrutura física o que deu condições a ser amparado pela Lei de criação dos 10 (dez) novos municípios e no dia 13 de abril de 1992, data em que se realizou o 3º Plebiscito, Epitaciolândia elevou-se à categoria de mais novo município do Estado do Acre.

Epitaciolândia antes de passar a categoria de município, era distrito pertencente ao município de Brasiléia, separado apenas pelo Rio Acre. Sua passagem de Vila à categoria de município, passou por um processo democrático. Seu povo foi convidado a dizer sim ou não através de Plebiscito voto direto e secreto. Não havia a idéia de Vila Epitácio elevar-se a município de Epitaciolândia, mas foi através da vontade democrática de seu povo, com o percentual de mais ou menos 95% (noventa e cinco por cento) dos votos válidos no sim, que o município de Epitaciolância conseguiu sua emancipação política e administrativa em 28 de abril de 1992, pela Lei nº 1.026/92.

Gentílico: epitaciolandense

Formação Administrativa

Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Epitaciolândia, pela constituíçào estadual de 01-03-1963, desmembrado de Brasília. Sede na antiga vila de Epitácio Pessoa, constituído do distrito sede. Instalado em

Em divisão territorial datada de 31-XII-1968, o município é constituído do distrito sede.

Elevado novamente à categoria de município com a denominação de Epitaciolândia, pela lei estadual nº 1026, de 28-04-1992, desmembrado de Brasiléia e Xapuri. Sede no distrito de Epitaciolândia ex-localidade. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1993.

Em divisão territorial datada de 2003, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Epitaciolândia: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Epitaciolândia? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: