Tudo sobre Rio Branco Estado do Acre
Você também pode gostar:
Informações Gerais sobre a cidade de Rio Branco
Coordenadas geográficas
O município de Rio Branco fica localizado na latitude -9.97499 e longitude -67.8243 e faz parte do estado do Acre.
Tamanho do Território de Rio Branco
Com um total de 8834,942 km², Rio Branco de extensão territorial.
População de Rio Branco
De acordo com dados do IBGE, Rio Branco possui aproximadamente 401.155 habitantes.
Gentilício
As pessoas que nascem em Rio Branco são chamados de rio-branquense.
Administração municipal
Prefeito atual:SEBASTIÃO BOCALOM RODRIGUES.
História de Rio Branco - Acre
Rio Branco é a capital do estado do Acre, distando 3.123 quilômetros da capital Brasília. Encontra-se às margens do Rio Acre, no Vale do Acre e na microrregião homônima.
Principal município do estado, de acordo com uma estimativa do IBGE, até agosto de 2011, a cidade possui uma população de 342298 habitantes, o qual a coloca como a sexta maior cidade da Região Norte e a 66ª maior do Brasil, . Sua área territorial é de 9222,58 km², sendo o quinto município do estado em tamanho territorial. De toda essa área, 44,90 km² estão em perímetro urbano, o que classifica Rio Branco como sendo a 66ª maior do país.
História da cidade de Rio Branco
A região, hoje conhecida como Município de Rio Branco, tem origem quando da chegada, na região do Acre, do seringalista Neutel Maia, em fins de 1882, juntamente com sua família e trabalhadores, que trazia para a produção de borracha, e onde fundou seu primeiro seringal à margem direita do Rio Acre (onde hoje está localizada a árvore da gameleira), iniciando ali as construções de barracões e barracas; em terras antes ocupadas pelas tribos indígenas Aquiris, Canamaris e Maneteris - dando o nome de Seringal Volta da Empresa (onde hoje está localizado o chamado Segundo Distrito), por estar assentado onde o rio faz a curva. Em seguida, abriu outro seringal na margem esquerda do Rio Acre, onde hoje está instalado o Palácio do Governo do Acre, com o nome de Seringal Empresa.
A capital do Estado do Acre (o nome Acre origina-se de áquiri, transcrita pelos exploradores desta região da palavra Uwakuru do dialeto dos índios Ipurinã), foi fundada em 28 de dezembro de 1882, pela Lei ou Resolução Provincial nº 1, de 05-11-1855, é criado o distrito de Torres do Rio Bonito e anexado ao município de Rio Verde.
Em 1904, após anexação definitiva do Acre ao Brasil, foi elevada à categoria de Vila, tornando-se sede do departamento do Alto Acre. Em 1909 passou a ser denominada Penapólis (em homenagem ao então Presidente Afonso Pena) e, em 1912 , Rio Branco, em homenagem ao Barão de Rio Branco, chanceler brasileiro cuja ação diplomática resultou no Tratado de Petrópolis. Em 1913 tornou-se município. Em 1920, capital do território do Acre e em 1962, capital do estado.
Rio Branco é o centro administrativo, econômico e cultural da região. é cortado pelo Rio Acre, que divide a cidade em duas partes denominadas Primeiro e Segundo distritos.
Anos depois, a mesma Gameleira seria testemunha dos combates travados entre revolucionários acreanos e tropas bolivianas durante o crítico período da Revolução Acreana que tornou o Acre parte do Brasil no início deste século.
Com o Tratado de Petrópolis e a criação do Território Federal do Acre, a agora chamada "Villa Rio Branco", firmou-se como o principal centro urbano de todo o vale do Acre, o mais rico e produtivo do território. Tanto assim, que a partir de 1920, a cidade de Rio Branco assumiu a condição de capital do Território e depois do Estado.
Durante todos esses acontecimentos, a rua surgida da Gameleira, na margem direita do Rio Acre, era o centro da vida comercial e urbana dessa parte da Amazônia. Ali se situavam os bares, cafés e cassinos que movimentavam a vida noturna da cidade, ali se encontravam os principais representantes comerciais das casas aviadoras nacionais e estrangeiras que movimentavam milhares de contos de réis naquela época de riqueza e fausto. Ali moravam as principais famílias da elite urbana composta por profissionais liberais e pelo funcionalismo público.
Com o passar do tempo a administração política do Território foi sendo transferida para a margem esquerda do Rio Acre, com terras mais altas e não inundáveis. Ainda assim as ruas que integravam o centro da cidade formada pelas ruas Cunha Matos, 17 de novembro e 24 de janeiro permaneciam sendo a principal área comercial da cidade, paulatinamente dominada pelos imigrantes sirio-libaneses, a ponto de em meados da década de 1930 ser também conhecida como "Bairro Beirute".
Porém, a partir da década de 50, teve início um pronunciado processo de decadência econômica da histórica margem direita de Rio Branco, que passou a ser chamado de 2º Distrito. Isso resultou da transferência de boa parte de suas principais casas comerciais para o 1º Distrito da cidade, na margem esquerda do Rio Acre, onde já estavam instaladas as principais repartições publicas e as residências das mais importantes famílias do território.
Depois de terminada a Revolução Acreana, após a assinatura do Tratado de Petrópolis em 17 de novembro de 1903, Cunha Matos, a mando do governo federal, chegou ao Acre em 18 de agosto de 1904, para governar, como prefeito, o Departamento do Alto Acre até 1905.
Cunha Matos escolheu para instalar a sede de sua prefeitura, de forma provisória, a localidade povoada do seringal Volta da Empresa, à margem direita do Rio Acre, no dia 19 de agosto de 1904, passando o local a ser chamado de Vila Rio Branco no dia 22 de agosto de 1904, onde hoje está localizado o Segundo Distrito da cidade de Rio Branco.
Em 13 de junho de 1909, o então prefeito do Departamento do Alto Palácio Rio Branco, sede do governo, Coronel Gabino Besouro, mudou a sede da prefeitura para a margem esquerda do Rio Acre.
Gentílico: rio-branquense
Formação Administrativa
Elevado à categoria de vila com a denominação de Volta da Empresa, pelo decreto do Prefeito nº 3, de 22-08-1904.
Elevado à condição de cidade e sede municipal com a denominação de Rio Branco, pelo decreto do Prefeito nº 7, de 07-09-1904.
Elevado à categoria de sede com a denominação de Rio Branco, pelo decreto federal nº 5188, de 07-04-1904. Constituído de 3 distritos: Rio Branco, Capatará e Riozinho. Instalado em 18-08-1904.
Pela resolução nº 09, de 13-06-1909, deixou de ser sede do município transferido para vila de Penápolis.
Pelo decreto federal nº 9831, de 23-10-1912, à categoria de cidade e sede do município com a denominação de Rio Branco. Instalado em 15-02-1913.
Pelo decreto federal nº 14.383, de 01-10-1929, manteve o município com a mesma denominação, elevou a sede à categoria de capital do território.
Catuaba, Mteroi, São Francisco do Riozinho, Capatara, Itu e Campos Belos.
Em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, o município aparece constituído de 15 distritos: Rio Branco, Catuaba, Mterói, São Fancisco do Piozinho, Capatrá, Itu, Campo Belo, Porto Acre, Humaitá, Marechal Deodoro, Antimari e Depósito do Inquiri, Plácido de Casto, Seringal e Triunfo.
Peleo decreto territorial n° 147, de 17-03-1944, o Distrito de Itu é extinto, sendo seu território anexado ao distrito sede do município de Rio Branco.
Fonte: IBGE
DDD de Rio Branco, Acre
68
Como fazer uma ligação para Rio Branco:
0 + Operadora + 68 + Telefone de destino
Veja o código das operadoras:
- CTBC Telecom: 012 + 68 + telefone
- Vivo: 015 + 68 + telefone
- Aerotech: 017 + 68 + telefone
- Claro: 021 + 68 + telefone
- GVT: 025 + 68 + telefone
- Oi Telemar: 031 + 68 + telefone
- TIM: 041 + 68 + telefone
- Sercontel: 043 + 68 + telefone
CEP de Rio Branco
Prefeitura Municipal de Rio BrancoEndereço: Rua Coronel Alexandrino, 301, Bosque, Rio Branco - AC, CEP: 69909730
Telefone / Fax:(68) 3211-2202 (68) 3211-2235
Prefeito: SEBASTIÃO BOCALOM RODRIGUES
Hospitais em Rio Branco - AC
Procurando informações sobre a rede de saúde local? Aqui você encontra uma relação de Hospitais, Postos Médicos, Clínicas e Profissionais de saúde rio-branquense.
Cartórios na cidade de Rio Branco
Acesse a lista de Cartórios em Rio Branco. Aqui você encontra serviços de registro civil de pessoas físicas e jurídicas, registro de imóveis, registro de títulos e documentos, tabelionato de notas, ofícios de protesto de títulos e também cartórios judiciais.
Mapa de Rio Branco Online
Aqui você encontra um Mapa Online para navegar por toda a cidade de Rio Branco - AC e localizar ruas e endereços do município acriano.
Hotéis e Pousadas em Rio Branco
Encontre Hotéis e Pousadas com ótimos preços em Rio Branco. Acesse agora nossa página de hospedagens na região.
Notícias sobre Rio Branco
Confira as últimas notícias, previsão do tempo e vagas de emprego em Rio Branco.
Rio Branco fica perto de onde?
Confira as cidades vizinhas de Rio Branco - AC em uma distância de até 50 km.
Ajude a divulgar a história de sua cidade, compartilhe esta página e, se você encontrou algo incorreto ou acredita que pode melhorar, FALE CONOSCO AGORA MESMO!
Deixe seu comentário: