Tudo sobre Feijó Estado do Acre
Você também pode gostar:
Informações Gerais sobre a cidade de Feijó
Coordenadas geográficas
O município de Feijó fica localizado na latitude -8.17054 e longitude -70.351 e faz parte do estado do Acre.
Tamanho do Território de Feijó
Com um total de 27975,427 km², Feijó de extensão territorial.
População de Feijó
De acordo com dados do IBGE, Feijó possui aproximadamente 34.675 habitantes.
Gentilício
As pessoas que nascem em Feijó são chamados de feijoense.
Administração municipal
Prefeito atual:KIEFER ROBERTO CAVALCANTE LIMA.
História de Feijó - Acre
Feijó é uma cidade localizada na região central do estado do Acre. Sua população é de 32261 habitantes, sendo o quinto município mais populoso do estado e sua área é de 24202km², sendo umas das maiores cidades brasileiras em área.
O município de Feijó tinha suas terras habitadas pelas tribos Jaminawás, kaxinauwás e Chacauwás. Com a chegada dos nordestinos à foz do rio Envira, em 1879, começou-se a desbravação da região, subindo os rios e igarapés, desmarcando os seus lotes e terras e até seringais. No entanto, ocorreram vários conflitos na selva, entre os nordestinos e índios por conta da desocupação dessas áreas de terras, que pouco tempo depois transformaram-se em seringais. É neste contexto que surge à margem esquerda do rio Envira, o Seringal Porto Alegre que mais tarde deu origem ao município de Feijó.
Após alguns anos o seringal tornou-se um vilarejo, e aos 13 de maio de 1906, foi elevado a categoria de vila sob a denominação de Feijó, em homenagem ao Pe. Diogo Antônio Feijó, nome que se conserva até hoje. A instalação do município deu-se sob o decreto 968 de 21 de dezembro de 1938, sendo o governador do território do acre, o Sr. Dr. Epaminondas Martins e o Prefeito municipal o Sr. Raimundo Augusto de Araújo o primeiro prefeito feijoense.
História da cidade de Feijó
Habitavam as terras do atual município de Feijó as tribos Jaminauás e Chacauás.
A primeira penetração de civilização data de 1879, com a chegada, à foz do rio Envira, do navio Munducurus, que trouxe para a região grande número de imigrantes nordestinos. Houve lutas com os naturais, mas, aos poucos, os nordestinos desbravaram o lugar. Subindo os rios e igarapés, começaram a demarcar seus "domínios". Surgiram os atuais seringais. Entre eles, o denominado "Porto Alegre", de propriedade de Francisco Barroso Cordeiro, em cuja sede foram, gradativamente, surgindo casas, novos moradores se instalando até que o General Taumaturgo de Azevedo, então Prefeito do Departamento de homenagem ao grande vulto de nossa Pátria. O decreto-lei nº 968, de 1928, concedeu foro de Cidade à citada Vila. O município de Feijó, entretando, só veio a ser instalado no ano seguinte, 1939, com terras desmembradas dos município acreanos de Santa Madureira e Tarauacá, sendo seu primeiro Prefeito e organizador Raimundo Augusto Araújo.
Gentílico: feijoense
Formação Administrativa
Elevado à categoria de vila com a denominação de Feijó, por decreto do prefeito nº 31, de 03-05-1906, sede na vila de Feijó. Constituído do distrito sede.
Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o município é constituído do distrito sede.
Pela resolução nº 15, de 14-05-1913, do prefeito do departamento do Tarvacá, dividindo o dito departamento em 15 distritos.
Elevado à condição de cidade, pelo decreto-lei nº 968, de 1928.
Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o município é constituído do distrito sede.
Pelo decreto territorial nº 43, de 29-03-1938, o município é extinto, sendo seu território anexado ao município de Seabra ex-Taraucá.
Elevado novamente à categoria de município com a denominação de Feijó, pelo decreto-lei Federal nº 968, de 21-12-1938. Desembrado de Seabra.
No antigo distrito de Feijó. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1939.
No quadro fixado para vigorar no período de 1944-1948, o município é constituído do distrito sede. Composto das zonas de Feijó, Ajubim, Bom Sucesso, Califórnia, Foz do Jurupari, Porto Brasil e Porto Rubim.
Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.
Fonte: IBGE
DDD de Feijó, Acre
68
Como fazer uma ligação para Feijó:
0 + Operadora + 68 + Telefone de destino
Veja o código das operadoras:
- CTBC Telecom: 012 + 68 + telefone
- Vivo: 015 + 68 + telefone
- Aerotech: 017 + 68 + telefone
- Claro: 021 + 68 + telefone
- GVT: 025 + 68 + telefone
- Oi Telemar: 031 + 68 + telefone
- TIM: 041 + 68 + telefone
- Sercontel: 043 + 68 + telefone
CEP de Feijó
Prefeitura Municipal de FeijóEndereço: Av. Plácido de Castro, 672, Centro, Feijó - AC, CEP: 69960000
Telefone / Fax:(68) 3463-2614 (68) 3463-3378
Prefeito: KIEFER ROBERTO CAVALCANTE LIMA
Hospitais em Feijó - AC
Procurando informações sobre a rede de saúde local? Aqui você encontra uma relação de Hospitais, Postos Médicos, Clínicas e Profissionais de saúde feijoense.
Cartórios na cidade de Feijó
Acesse a lista de Cartórios em Feijó. Aqui você encontra serviços de registro civil de pessoas físicas e jurídicas, registro de imóveis, registro de títulos e documentos, tabelionato de notas, ofícios de protesto de títulos e também cartórios judiciais.
Mapa de Feijó Online
Aqui você encontra um Mapa Online para navegar por toda a cidade de Feijó - AC e localizar ruas e endereços do município acriano.
Hotéis e Pousadas em Feijó
Encontre Hotéis e Pousadas com ótimos preços em Feijó. Acesse agora nossa página de hospedagens na região.
Notícias sobre Feijó
Confira as últimas notícias, previsão do tempo e vagas de emprego em Feijó.
Feijó fica perto de onde?
Confira as cidades vizinhas de Feijó - AC em uma distância de até 50 km.
Ajude a divulgar a história de sua cidade, compartilhe esta página e, se você encontrou algo incorreto ou acredita que pode melhorar, FALE CONOSCO AGORA MESMO!
Deixe seu comentário:
Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará.
(Salmos 91:1)
Bíblia Online