Tudo sobre Tefé Estado do Amazonas
Você também pode gostar:
Informações Gerais sobre a cidade de Tefé
Coordenadas geográficas
O município de Tefé fica localizado na latitude -3.36822 e longitude -64.7193 e faz parte do estado do Amazonas.
Tamanho do Território de Tefé
Com um total de 23692,223 km², Tefé de extensão territorial.
População de Tefé
De acordo com dados do IBGE, Tefé possui aproximadamente 60.154 habitantes.
Gentilício
As pessoas que nascem em Tefé são chamados de tefeense.
Administração municipal
Prefeito atual:NICSON MARREIRA LIMA.
História de Tefé - Amazonas
Tefé faz parte do estado do Amazonas. Possui uma população de 61000 habitantes distribuídos em uma área de 23.808km. Faz parte da mesorregião do Centro Amazonense e da microrregião de Tefé.
A ambição territorial da Espanha no Amazonas, nos tempos coloniais, encontrou no jesuíta Samuel Fritz um dos seus mais destacados defensores. No fim do século XVII, várias aldeias foram fundadas por aquele religioso, Tefé foi uma dessas aldeias. Fritz estava realmente convencido de que aquela região pertencia à Espanha. A Portugal, todavia, pouco importava essa convicção: o território era seu e como tal cumpria-lhe preservá-lo do domínio espanhol, que se implantava simultaneamente com a obra catequista dos missionários castelhanos.
Em 1708, o governador do Grão-Pará, enviou uma tropa sob o comando do capitão Inácio Correia de Oliveira, para fazer evacuar ditas aldeias, das quais era responsável o padre João Batista Sana, o qual simulando obediência à ordem de retirar-se seguiu para Quito onde obteve uma força armada com que desceu o Maranhão e o Solimões, e investiu contra as aldeias, aprisionando o comandante e muitos soldados da tropa inimiga.
História da cidade de A ambição territorial da Espanha no Amazonas, nos tempos coloniais, encontrou no jesuíta Samuel Fritz um dos seus mais destacados defensores. Neste propósito foram fundadas várias aldeias à margem do Solimões nos fins do século XVII. Tefé foi uma dessas aldeias.
Fritz estava realmente convencido de que esta região pertencia à Espanha. Para Portugal, todavia, o território era seu e como tal cumpria-lhe preservá-lo do domínio espanhol, que se implantava simultaneamente com a obra catequista dos missionários espanhóis.
Em 1708, o Governador do Grão-Pará enviou uma tropa sob o comando do Capitão Inácio Correia de Oliveira para fazer evacuar as ditas aldeias, cujo responsável era então o padre João Batista Sana.
O padre Sana, simulando obediência à ordem de retirar-se, seguiu para Quito onde obteve uma força armada com que desceu o rio Marañon e o Solimões, investiu contra as aldeias, aprisonando o comandante e muitos soldados da tropa inimiga.
Resolveu então o governador do Grão-Pará enviar nova expedição e conseguiu a vitória para as forças portuguesas que aprisionaram, entre outros, o padre Sana.
Estas lutas trouxeram a devastação das aldeias, cujos remanescentes o frei André da Costa reuniu na ilha do Veador e trouxe para Tefé. Isto ocorreu em 1718.
Habitavam a região os índios Nuruaques, Cauixanas, Jumans, Passés, Uainumas, Catuquinas, Jamamadis, Pamanas, Juris e Jurimaguas Tupebas ou Tupibas.
Em 1759, Tefé foi elevada a vila com a denominação de Ega, de origem portuguesa.
A Vila Ega foi elevada à categoria de cidade em 15 de junho de 1855 e restituída a denominação de Tefé. Este nome provém da tribo indígena dos Tapibas, de cujo vocábulo Tefé é corrutela. Depois de Manaus, foi Tefé a primeira localidade amazonense a receber foros de cidade.
Residiu em Tefé, durante os anos 1848-1857 o naturalista Walter Bates. Também Luiz Agassiz demorou-se em Tefé em estudos e observações.
Em 1861, recebeu Tefé a visita do poeta Gonçalves Dias, incumbido então pelo Governo da Província de inspecionar as escolas primárias do Solimões.
A Prelazia de Tefé foi fundada, como Prefeitura Apostólica, em 23 de maio de 1910, pelos padres da Congregação do Espírito Santo. O primeiro Prefeito Apostólico foi Monsenhor Miguel Alfredo Barat.
Nas eleições realizadas em 3 de outubro de 1955 foram eleitos para prefeito Túlio de Azevedo e para vereadores José Marques, Armando Barros, Aldovio Praia Soares, Benedito Guimarães, Terezinha Gonzaga Azevedo e Diogo Torres.
Entre as riquezas naturais de Tefé destaca-se a castanha-do-brasil (Bertholletia excelsa) que compõe a bandeira do município.
Tefé é ornamentada por uma bela coluna perpétua erigida à Praça de Santa Tereza, em homenagem à visita pastoral de dom José Lourenço da Costa Aguiar.
A padroeira - Santa Tereza - é festejada com pompa no período de 1 a 15 de outubro.
Fonte: Enciclopédia dos municípios brasileiros Vol IX.
Autor do Histórico: miriam motta correa pinto
DDD de Tefé, Amazonas
97
Como fazer uma ligação para Tefé:
0 + Operadora + 97 + Telefone de destino
Veja o código das operadoras:
- CTBC Telecom: 012 + 97 + telefone
- Vivo: 015 + 97 + telefone
- Aerotech: 017 + 97 + telefone
- Claro: 021 + 97 + telefone
- GVT: 025 + 97 + telefone
- Oi Telemar: 031 + 97 + telefone
- TIM: 041 + 97 + telefone
- Sercontel: 043 + 97 + telefone
CEP de Tefé
Prefeitura Municipal de TeféEndereço: Rua Olavo Bilac, 406, Centro, Tefé - AM, CEP: 69470000
Telefone / Fax:(97) 3343-2810 (97) 3343-2678
Prefeito: NICSON MARREIRA LIMA
Hospitais em Tefé - AM
Procurando informações sobre a rede de saúde local? Aqui você encontra uma relação de Hospitais, Postos Médicos, Clínicas e Profissionais de saúde tefeense.
Cartórios na cidade de Tefé
Acesse a lista de Cartórios em Tefé. Aqui você encontra serviços de registro civil de pessoas físicas e jurídicas, registro de imóveis, registro de títulos e documentos, tabelionato de notas, ofícios de protesto de títulos e também cartórios judiciais.
Mapa de Tefé Online
Aqui você encontra um Mapa Online para navegar por toda a cidade de Tefé - AM e localizar ruas e endereços do município amazonense.
Hotéis e Pousadas em Tefé
Encontre Hotéis e Pousadas com ótimos preços em Tefé. Acesse agora nossa página de hospedagens na região.
Notícias sobre Tefé
Confira as últimas notícias, previsão do tempo e vagas de emprego em Tefé.
Tefé fica perto de onde?
Confira as cidades vizinhas de Tefé - AM em uma distância de até 50 km.
Ajude a divulgar a história de sua cidade, compartilhe esta página e, se você encontrou algo incorreto ou acredita que pode melhorar, FALE CONOSCO AGORA MESMO!
Deixe seu comentário:
Confia no Senhor de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento.
(Provérbios 3:5)
Bíblia Online