Início » Rio Grande do Sul » São Gabriel


São Gabriel - Rio Grande do Sul



São Gabriel faz parte do estado do Rio Grande do Sul. Sua população estimada pelo IBGE é em 60 mil habitantes, mas a prefeitura estima em mais de 65 mil pessoas, pois houve um grande crescimento econômico e populacional na cidade, apesar do IBGE dizer o contrário. É considerada uma cidade histórica do interior do Rio Grande do Sul.

A história da cidade remonta aos idos de 1750, com o surgimento das primeiras estâncias jesuíticas, dos Sete Povos das Missões, de São Luis, São João e São Lourenço. Pelo tratado de Madri, assinado naquele ano, o que constituía o território do atual município passou a pertencer a Portugal, pois até então era Espanha, servindo o rio Santa Maria de divisa. Mas as disputas internas entre castelhanos, portugueses e índios só permitiram a demarcação do território partir de 1784.

Em 2 de novembro de 1800 o naturalista espanhol Félix de Azara viria a fundar, junto ao Cerro do Batovi, uma povoação, com o nome de São Gabriel, supõe-se uma homenagem ao vice-rei do prata, Gabriel de Avilez y del Fierro. A guarda castelhana de 90 homens, teve de logo retirar-se, pois estava contra esta o coronel Patricio José Correia Câmara, que mandou uma tropa e tomaram o local em nome de Portugal.

História da cidade de Remontam a 1750 as primeiras instâncias jesuíticas, das Reduções de São Luis, São João e São Lourenço. Pelo tratado de Madri, assinado naquele ano, o que constituía o território do atual município passou a pertencer a Portugal, pois até então era espanhol, servindo o rio Santa Maria de divisa. Mas as disputas internas entre castelhanos, portugueses e índios só permitiram a demarcação partir de 1784.

Em abril de 1801 o naturalista espanhol Félix de Azevedo fundava, junto ao cerro de Batovi, uma povoação, com o nome de São Gabriel, supõe-se uma homenagem ao vice-rei do prata, Gabriel Avilés del Fierro. A guarda castelhana de 90 homens, teve de logo retirar-se, pois estava contra esta o coronel Patricio Corrêa Câmara, que mandou uma tropa e tomaram o local.

Em 1809, São Gabriel pertencia a Rio Pardo com o nome de distrito do Vacacaí. Uma provisão de 28 de dezembro de 1815 estabelecia capela curada, e em 1826, chegava o 1°padre, João de Almeida Pereira.

O acordo, sobre limites assinado em 1819, em Montevidéu, incorporava São Gabriel ao Brasil de caráter definitivo(a essa época fazendo parte do município de Cachoeira). Em 15 de dezembro de 1859, foi elevada a condição de cidade, durante a presidência do conselheiro Joaquim Antão Fernandes Leão. Hoje segundo a legislaçao a cidade divide-se em 16 regiões administrativas e 6 distritos.

Fonte: Enciclopédia dis Municípios Brasileiros (1959) IBGE

Autor do Histórico: ELINTON DA SILVA VASCONCELOS

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.



Síntese das Informações
Área da unidade territorial - 2016: 5.023,821: km²
Estabelecimentos de Saúde SUS: 13: estabelecimentos
Matrícula - Ensino fundamental - 2015: 7.527: matrículas
Matrícula - Ensino médio - 2015: 2.286: matrículas
Número de unidades locais: 1.548: unidades
Pessoal ocupado total: 9.670: pessoas
PIB per capita a preços correntes - 2014: 20.340,37: reais
População residente : 60.425: pessoas
População residente - Homens: 29.429: pessoas
População residente - Mulheres: 30.996: pessoas
População residente alfabetizada: 51.571: pessoas
População residente que frequentava creche ou escola : 15.903: pessoas
População residente, religião católica apostólica romana: 40.938: pessoas
População residente, religião espírita: 2.266: pessoas
População residente, religião evangélicas: 10.908: pessoas
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Rural: 1.403,43: reais
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Urbana: 2.096,08: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Rural: 290,00: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Urbana: 510,00: reais
Índice de Desenvolvimento Humano Municipal - 2010 (IDHM 2010): 0,699:

Fonte:IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística


São Gabriel: Imagens da cidade e Região

As fotos fornecidas pelo Panoramio estão sobre direitos autorais de seus proprietários.

Você conhece a cidade de São Gabriel? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)






Compartilhe Esta Página: