Início » Rio Grande do Sul » Santa Maria


Santa Maria - Rio Grande do Sul



Santa Maria faz parte do estado do Rio Grande do Sul.

Com 262.368 habitantes, segundo o censo IBGE/2011, é considerada uma cidade média e de grande influência na região central do estado. É a 5ª cidade mais populosa do Rio Grande do Sul e, isoladamente, a maior de sua região que possui quase 1 milhão de habitantes.

Santa Maria é considerada cidade universitária, graças a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), criada por José Mariano da Rocha Filho.

História da cidade de SANTA MARIA RIO GRANDE DO SUL Monografia - n.º 106 Ano: 1984

NOTAS HlSTóRlCAS Em 1777, os reinos de Espanha e Portugal firmaram um convênio denominado Tratado Preliminar de Restituições Recíprocas, destinado a demarcar os limites entre suas possessões . Com este objetivo uma comissão mista hispano-portuguesa atingiu, em 1787, o território onde hoje constitui o Município de Santa Maria.

Do acampamento, localizado nas proximidades da Vila de Boca do Monte, a expedição demandou o forte espanhol de Santa Tecla, onde se bipartiu a comissão portuguesa, assumindo a chefia da 2 a Subdivisão Demarcadora o Coronel Francisco João Róscio, que prosseguiu até atingir Santo Angelo, em território das Missões Orientais.

Em virtude dos desentendimentos havidos com o comissário espanhol, D. Diogo de Albear, os trabalhos de demarcação foram interrompidos, retirando-se João Róscio, de Santo Angelo, e estabelecendo acampamento, em 1797, no arroio dos Ferreiros, onde atualmente se ergue a cidade.

Após a retirada da Subdivisão, cinquenta famílias guaranis, constituídas de índios civilizados, agricultores e operários, procedentes das Missões Orientais, ali se instalaram.

Contando com boa posição geográfica, com excelentes pastagens e terras propícias a culturas de cereais, o povoado prosperou e já em 1812, era curato, sob a invocação de Santa Maria da Boca do Monte .

A partir de 1828, com a chegada do 28.° Batalhão de Estrangeiros, constituído de alemães assalariados para a luta contra os orientais, intensificou-se o povoamento da região

Vários militares, após a dissolução da tropa, radicaram-se em Santa Maria, atraindo colonos de São Leopoldo e imediações, iniciando-se o ciclo germanico de colonização, que muito influiu para o desenvolvimento da comunidade.

Em 1835, Santa Maria apresentava aspectos de progresso e prosperidade; em toda a sua área existiam mais de cem estabelecimentos pastoris.

Em 1857, Santa Maria foi elevada a Vila, ocorrendo a instalação do Município em 1858. Adquiriu a Vila, foros de Cidade, em 1876.

A população do Município participou de vários acontecimentos históricos nacionais, entre os quais a guerra contra Rosas, a do Paraguai e a Revolução Farroupilha , quando se travou em seu território a batalha da Porteirinha.

Formação Administrativa O Distrito foi criado em 17 de novembro de 1837 pela Lei Provincial n.° 6 e o Município, em 16 de dezembro de 1857, pela Lei Provincial n.° 400.

Compõem-no os distritos de: Santa Maria, Arroio do Só, Boca do Monte, Camobi, Dilermando de Aguiar, Itaara, Santa Flora, São Martinho e Silveira Martins.

A Comarca foi criada em maio de 1878. Atualmente, é de 3 a entrância.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.



Síntese das Informações
Área da unidade territorial - 2015: 1.781,757: km²
Estabelecimentos de Saúde SUS: 68: estabelecimentos
Matrícula - Ensino fundamental - 2015: 30.216: matrículas
Matrícula - Ensino médio - 2015: 9.599: matrículas
Número de unidades locais: 9.767: unidades
Pessoal ocupado total: 81.591: pessoas
PIB per capita a preços correntes - 2014: 23.561,62: reais
População residente : 261.031: pessoas
População residente - Homens: 123.634: pessoas
População residente - Mulheres: 137.397: pessoas
População residente alfabetizada: 234.825: pessoas
População residente que frequentava creche ou escola : 75.679: pessoas
População residente, religião católica apostólica romana: 174.072: pessoas
População residente, religião espírita: 15.947: pessoas
População residente, religião evangélicas: 43.561: pessoas
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Rural: 1.928,01: reais
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Urbana: 3.420,41: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Rural: 510,00: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Urbana: 718,00: reais
Índice de Desenvolvimento Humano Municipal - 2010 (IDHM 2010): 0,784:

Fonte:IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

Santa Maria: Imagens da cidade e Região

As fotos fornecidas pelo Panoramio estão sobre direitos autorais de seus proprietários.

Você conhece a cidade de Santa Maria? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)






Compartilhe Esta Página: