Início » Rio Grande do Sul » General Câmara


General Câmara - Rio Grande do Sul



General Câmara faz parte do estado do Rio Grande do Sul.

General Câmara é um município do RS. A cidade fica a 76km de Porto Alegre (capital gaúcha)e conta com cerca de 8.500 habitantes. É uma importante e histórica cidade do RS. Possui Arsenal de Guerra que conta com os mais variados e necessários suportes para eventuais guerras. É uma cidade muito importante para os gaúchos.

A sesmaria doada à Antônio de Brito Leme em 1754 teria sido o núcleo inicial do atual município de General Câmara. Um decênio após o povoamento, tomaria maior impulso com o estabelecimento de grande número de casais açorianos no local, vindo a formar-se o povoado de Santo Amaro. Este, já em 1773, era elevado à categoria de freguesia. A agricultura de subsistência e a pecuária garantiram prosperidade da área povoada que integrou sucessivamente os municípios de Rio Pardo, Triunfo e Taquari.

História da cidade de GENERAL CoMARA RIO GRANDE DO SUL RS.

A origem do Município de General Câmara esta diretamente ligada à própria origem do Rio Grande do Sul.

Como formadores do povo camarense, temos as seguintes etnias: índios Caáguas, portugueses e açorianos, negros, alemães e italianos.

Com a predominância dos descentes de portugueses, temos no município hábitos bem típicos do gaúcho, como o churrasco, o chimarrão, a cancha reta, rodeios e festas religiosas com maior expressão a Festa de Santo Amaro realizada em 15 de janeiro.

Da época do descobrimento até meados de 1700 o território do município era habitado por índios. Em 1753 chegaram os primeiros sesmeiros e, em 1770 os açorianos que se alojaram a margem esquerda do rio Jacuí formaram a Forqueta de Santo Amaro.

FORMAçãO ADMINISTRATIVA

Em 1809 já como Freguesia Santo Amaro passa a integrar o município de Rio Pardo. Em 1831, integra-se a Triunfo. No ano 1849 foi criado o município de Taquari e a ele Santo Amaro do Sul foi incorporado.

Em 4 de maio de 1881, pela Lei nº. 1285, Santo Amaro do Sul foi elevado a categoria de Vila e se emancipa, dez anos depois (1891) perde o Distrito de Venâncio Aires que também se emancipou. A 7 de março de 1883 era inaugurado o trecho ferroviário entre a margem do Taquari e Cachoeira do Sul, com estação em Santo Amaro do Sul.

No dia 1º de janeiro de 1939, após a conclusão do Arsenal de Guerra no povoado, o município tem sua sede transferida para a margem do Rio Taquari, passando a chamar-se Margem. A 1º de julho do mesmo ano, a sede e o município passaram a denominar-se General Câmara em homenagem ao General José Antônio Correa da Câmara.

Em 1996, após um plebiscito, parte do Distrito de Monte Alegre e Vila Melos por emancipação, passou oficialmente a formar o município de Vale Verde a partir de 1º de janeiro de 1997.

Em divisão territorial o município é constituído de três Distritos: Santo Amaro do Sul, Boqueirão e Volta dos Freitas. E localidades: Passo da Taquara, Boca da Picada e Volta do Barreto.

Fonte: Prefeitura Municipal de General Câmara

Autor do Histórico: FáBIO EINSFELD

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.



Síntese das Informações
Área da unidade territorial - 2016: 510,010: km²
Estabelecimentos de Saúde SUS: 5: estabelecimentos
Matrícula - Ensino fundamental - 2015: 1.031: matrículas
Matrícula - Ensino médio - 2015: 269: matrículas
Número de unidades locais: 205: unidades
Pessoal ocupado total: 1.150: pessoas
PIB per capita a preços correntes - 2014: 14.578,05: reais
População residente : 8.447: pessoas
População residente - Homens: 4.233: pessoas
População residente - Mulheres: 4.214: pessoas
População residente alfabetizada: 7.110: pessoas
População residente que frequentava creche ou escola : 2.144: pessoas
População residente, religião católica apostólica romana: 6.454: pessoas
População residente, religião espírita: 282: pessoas
População residente, religião evangélicas: 1.154: pessoas
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Rural: 1.577,20: reais
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Urbana: 1.979,97: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Rural: 500,00: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Urbana: 510,00: reais
Índice de Desenvolvimento Humano Municipal - 2010 (IDHM 2010): 0,686:

Fonte:IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

General Câmara: Imagens da cidade e Região

As fotos fornecidas pelo Panoramio estão sobre direitos autorais de seus proprietários.

Você conhece a cidade de General Câmara? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)






Compartilhe Esta Página: