Início » Rio Grande do Sul » Boa Vista das Missões


Boa Vista das Missões - Rio Grande do Sul



Boa Vista das Missões faz parte do estado do Rio Grande do Sul.

Encontra-se a uma latitude 27º39′47" sul e a uma longitude 53º18′51" oeste, estando a uma altitude de 596 metros.

Possui uma área de 185,75km² e sua população estimada em 2004 era de 2 205 habitantes.

História da cidade de Boa Vista das Missões Rio Grande do Sul - RS

Mais ou menos em 1820, começaram a chegar aqui os primeiros moradores. Seus campos eram cobertos de barba-de-bode, com grandes criações de burros e cavalos, os quais eram comercializados no Estado de São Paulo.

Na época, esses animais eram tosados para a extração do cedenho, vendido para a produção de cordas, pincéis, vassouras, etc.

As primeiras famílias que se estabeleceram em Boa Vista das Missões, foram: Domingos Galvão, Severiano Pereira, Donarte Galvão, Salvador Rodrigues, Jovino José de Lima, Mário Mello (curandeiro), Henrique Gomes, Pocidônio Padilha, Pedro Fortes, Pedro Aires, Pacífico Fortes, Luiz Dias da Rosa, Ricardo Câmara, Horácio José Ignácio, Francisco Camilo e outros.

Mais tarde, vieram as famílias de Católica Câmara, Vergílio Matias de Bem, Horácio Barbosa e Altivo José Rodrigues. Todos se foram apossando de grandes áreas de terras e só mais tarde receberam o título de posse.

As primeiras indústrias que aqui se estabeleceram foram o Engenho de serra e de erva-mate, do Sr. Mário Mello, localizadas as margens do Rio Fortaleza, já que eram movidas a água.

Posteriormente, instalou-se outro engenho de erva-mate de Balbino César, bem como o moinho colonial do Sr. Ondino Padilha, que mais tarde transformou-se em uma sociedade comercial.

Os primeiros comerciantes foram: Conde Chaves, Jango Santos, Henrique Nogueira, Pedro Fortes, Horácio José Ignácio, este possuía um hotel que abrigava os viajantes, assim como a concessão da Estação Rodoviária, Aristides Rodrigues e mais adiante Pocidônio Padilha, proprietário de uma grande casa comercial (com hospedaria e refeições), mais tarde venderia para os irmãos Olímpio e Massimino Rigon.Havia, também, uma cancha de bolão do Sr. Noé Nogueira, vendida posteriormente ao Sr. Arnaldo Foragir.

Os primeiros professores foram: Baiano Leonel, Baiano Júlio, Medeiros, Lídia Robin, Lucila Nogueira e Eponina Galvão. A primeira escola construída foi a Escola Municipal Lídia Robin, a qual em 1962 passou para o Estado, recebendo o nome de Escola Estadual Lucila Nogueira, em Homenagem a uma de suas primeiras professoras e colaboradora da comunidade.

Boa Vista das Missões era conhecida como "Esquina do Horácio", "Esquina dos Padilhas" e "Esquina Jaboticaba". Somente em 1963, passou a condição de distrito através da Lei nº 645/63, de 24 de abril de 1963, com a denominação de Boa Vista, tendo sido nomeado para o cargo de Sub-Prefeito, o Sr. Rui Barbosa Fagundes, e o último a exercer esta função foi o Sr. Lucídio Duarte Fernandes.

Gentílico: boa-vistense

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Boa Vista, pela lei municipal nº 645, de 24-04-1963, subordinado ao município de Palmeiras das Missões.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o distrito de Boa Vista, figura no município de Palmeiras das Missões.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1988.

Elevado à categoria de município com a denominação de Boa Vista das Missões, pela lei estadual nº 9539, de 20-03-1992, desmembrado de Palmeiras das Missões. Sede no atual distrito de Boa Vista das Missões. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1993.

Em divisão territorial datada de 1993, o município é constituído do distrito sede. Pela lei municipal nº 134, de 02-06-1995, é criado o distrito de São João e anexado ao município de Boa Vista das Missões. Em divisão territorial datada de 2001, o município é constituído de 2 distritos: Boa Vista das Missões e São João. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Alteração toponímica distrital

Boa Vista para Boa Vista das Missões alterado, pela lei estadual nº 9539, de 20-031992.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.



Síntese das Informações
Área da unidade territorial - 2015: 194,815: km²
Estabelecimentos de Saúde SUS: 1: estabelecimentos
Matrícula - Ensino fundamental - 2015: 309: matrículas
Matrícula - Ensino médio - 2015: 53: matrículas
Número de unidades locais: 73: unidades
Pessoal ocupado total: 410: pessoas
PIB per capita a preços correntes - 2014: 50.668,45: reais
População residente : 2.114: pessoas
População residente - Homens: 1.056: pessoas
População residente - Mulheres: 1.058: pessoas
População residente alfabetizada: 1.809: pessoas
População residente que frequentava creche ou escola : 558: pessoas
População residente, religião católica apostólica romana: 1.744: pessoas
População residente, religião espírita: -: pessoas
População residente, religião evangélicas: 312: pessoas
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Rural: 1.408,66: reais
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Urbana: 1.578,45: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Rural: 425,00: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Urbana: 500,00: reais
Índice de Desenvolvimento Humano Municipal - 2010 (IDHM 2010): 0,676:

Fonte:IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística


Boa Vista das Missões: Imagens da cidade e Região

As fotos fornecidas pelo Panoramio estão sobre direitos autorais de seus proprietários.

Você conhece a cidade de Boa Vista das Missões? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)






Compartilhe Esta Página: