Tudo sobre Alpestre Estado do Rio Grande do Sul

Informações Gerais sobre a cidade de Alpestre

Coordenadas geográficas

O município de Alpestre fica localizado na latitude -27.2502 e longitude -53.0341 e faz parte do estado do Rio Grande do Sul.

Tamanho do Território de Alpestre

Com um total de 324,639 km², Alpestre de extensão territorial.

População de Alpestre

De acordo com dados do IBGE, Alpestre possui aproximadamente - habitantes.

Gentilício

As pessoas que nascem em Alpestre são chamados de alpestrense.

Administração municipal

Prefeito atual:VALDIR JOSÉ ZASSO.

História de Alpestre, Rio Grande do Sul

Ouvir com robot

Alpestre faz parte do estado do Rio Grande do Sul. Encontra-se na latitude 27º14′56" sul e longitude 53º02′06" oeste, estando à altitude de 467 metros. Sua população é constituida por descendentes europeus: Poloneses, Italianos e Alemães. Estimada em 2004 era de 8 572 habitantes. Possui uma área de 324,98km². É um município que conta com as águas do rio Uruguai e que faz divisa fluvial com o estado de Santa Catarina. Faz parte da Microrregião Frederico Westphalen.

Se para atravessar o Brasil é necessário ir do Oiapoque ao Chuí, para cortar o estado é preciso viajar do Chuí a Alpestre. Na localidade de Santa Lúcia, está a curva do Rio Uruguai. De dimensões que impressionam, a curva marca o ponto extremo norte do rio e também do Estado. No local está o monumento do Ponto Extremo Norte, que delimita o ponto mais setentrional do Rio Grande do Sul. Em Alpestre, o Rio Uruguai é uma das fontes de água para a produção agrícola, sendo o fumo a principal cultura. Ele é formado pela junção dos rios Canoas e Pelotas, na divisa entre Rio Grande do Sul e Santa Catarina, e tem cerca de 2,2 mil quilômetros de extensão. No lado direito da curva foi construída a Barragem Foz do Chapecó. Localizada entre os municípios de Alpestre e São Carlos (SC), a hidrelétrica aproveita o potencial hídrico do Rio Uruguai para gerar 855 megawatts de energia.

Em razão de uma certa semelhança com os Alpes suíços, o falecido político Vicente de Paula Dutra, primeiro prefeito de Iraí, sugeriu o nome de Alpestre para a nova cidade. A partir de agosto de 1963, a denominação se tornou definitiva.

História da cidade de Alpestre

Com todo o Alto Uruguai, seu território era habitado pelos índios Caigans, também denominados bugres ou coroados, devido à maneira de cortarem seus cabelos, em forma de coroa de frade. Os Caigans ou ainda Caingangs pertencentes ao grupo gê ou tapuia, povoaram a região de Alto Farinhas, no Município de Alpestre e ao longo do Rio Uruguai. Pelos Objetos encontrados calcula-se que habitaram ainda no século XIX. Viviam dos produtos extraídos da caça, pesca e coleta de mel, frutas e outras raízes. Com a chegada maciça de pioneiros desbravadores em 1930, estes indígenas se espalharam e em sua maioria juntaram-se ao grande toldo existente em Nonoai.

O território de Alpestre recebia seu primeiro desbravador no início do século XX, por volta de 1903, quando a família Paz fixava residência em Volta Grande (Alpestre) na beira do Rio Uruguai. Henrique Paz e Maria Faustina Brum e seus filhos: Francisco; Candinho; Moisés; Manoel e Theodoro.

Em 04 de março de 1905, nascia Ezilindro Paz, o primeiro filho de migrante a nascer em Alpestre. Vieram de Palmas-PR, construíram um pequeno barraco de chão batido e iniciaram uma plantação de milho e feijão. Em 1907 vieram de São Leopoldo: Reynaldo Laurindo Dias e Maria da Conceissão Corrêa e seus filhos: Albino; Maria Adelina; Reynaldo e Amália. Após nasceram João Maria; Leôncio; Juvenal e Maria José. As dificuldades encontradas pelos pioneiros foram enormes; praticamente todo o território era mata virgem, rasgado apenas por caçadores atraídos pela abundância de veados e varas de tatetos.

Várias famílias começaram a povoar estas terras a partir de 1910. A família Baiano, Sergio Teixeira da Rosa, José Emídio Ferreira, família Lameu. Em 1913, imigrantes italianos oriundos das colonias velhas (Casca, Guaporé, São Leopoldo, Bento Gonçalves, etc...) se instalaram em Volta Grande: Aquiles Gnoatto, Benvenuto Gnoatto, João Gnoatto, Addonso Peccini e seus familiares.

Em 1919 o Sr. FredericoWestphalen, que era o chefe de estação em Palmeira das Missões, empreitou a Theodoro Paz, que residia no Pinheirinho-Alpestre, para abrir um picadão, que ia desde o Lageado Grande até Farinhas Grande (iraí) passando por Alpestre. Com a construção desta picada, famílias se instalaram em vários pontos deste território. Na cidade, a primeira construção foi um grande paiol, de Eugênio Paduam, que residia em Nonoai.

Desta construção originou-se o primeiro nome de Alpestre que foi Paiol do Paduam. Em seguida e sucessivamente, ficou conhecido por Paiol Grande; Terceiro, em 1930, por ser o terceiro Distrito de Iraí; Ithay, por volta de 1932 e enfim Alpestre, em 04 de agosto de 1938, quando passou à categoria de vila, nome dado por Vicentre Dutra, personagem importante da região, devido à semelhança destas terras com os Alpes europeus.

Na cidade, o primeiro morador foi Marino Fistarol, em 1923. Em seguida várias famílias se instalaram nos arredores, as famílias: Canofre; Canalli; Bonetti, Ticiani e Beé.

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Alpestre, pelo Ato Municipal n.º 2, de 13-08-1933, no município de Iraí.

Em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, o distrito de Alpestre figura no município de Iraí.

Pelo Decreto Estadual n.º 7199, de 31-03-1938, Alpestre perdeu a condição de distrito passando a zona do distrito de Iraí, no município de Iraí.

No quadro fixado para vigorar no período de 1939/1943, Alpestre permanece como zona do distrito de Iraí, do município de Iraí.

Pelo Decreto-lei Estadual n.º 720, de 29-12-1944, Alpestre figura como 2º sub-distrito do distrito sede do município de Iraí.

Distrito criado novamente com a denominação de Alpestre, pela Lei Municipal n.º 15, de 01-03-1948, no município de Iraí.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o distrito de Alpestre figura no município de Iarí.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.

Elevado à categoria de município com a denominação de Alpestre, pela Lei Estadual n.º 4.688, de 26-12-1963, desmembrado de Iraí. Sede no antigo distrito de Alpestre. Constituído de 4 distritos: Alpestre, Farinhas, Sertãozinho e Volta Grande, ambos desmembrados de Iraí. Instalado em 13-04-1964.

Em divisão territorial datada de 1-I-1979, o município é constituído de 4 distritos: Alpestre, Farinha, Sertãozinho e Volta Grande.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Fonte: Prefeitura Municipal

DDD de Alpestre, Rio Grande do Sul

55

Como fazer uma ligação para Alpestre:

0 + Operadora + 55 + Telefone de destino

Veja o código das operadoras:

  • CTBC Telecom: 012 + 55 + telefone
  • Vivo: 015 + 55 + telefone
  • Aerotech: 017 + 55 + telefone
  • Claro: 021 + 55 + telefone
  • GVT: 025 + 55 + telefone
  • Oi Telemar: 031 + 55 + telefone
  • TIM: 041 + 55 + telefone
  • Sercontel: 043 + 55 + telefone

CEP de Alpestre

O Código Postal (CEP) geral de Alpestre, Rio Grande do Sul, é 98480000.

Prefeitura Municipal de Alpestre
Endereço: Pça. Tancredo Neves, 300, Centro, Alpestre - RS, CEP: 98480000
Telefone / Fax:(55) 3796-1166 (55) 3796-1122
Prefeito: VALDIR JOSÉ ZASSO

Hospitais em Alpestre - RS

Procurando informações sobre a rede de saúde local? Aqui você encontra uma relação de Hospitais, Postos Médicos, Clínicas e Profissionais de saúde alpestrense.

Cartórios na cidade de Alpestre

Acesse a lista de Cartórios em Alpestre. Aqui você encontra serviços de registro civil de pessoas físicas e jurídicas, registro de imóveis, registro de títulos e documentos, tabelionato de notas, ofícios de protesto de títulos e também cartórios judiciais.

Mapa de Alpestre Online

Aqui você encontra um Mapa Online para navegar por toda a cidade de Alpestre - RS e localizar ruas e endereços do município gaúcho.

Notícias sobre Alpestre

Confira as últimas notícias de hoje em Alpestre.

Previsão do tempo na região alpestrense

Veja a previsão do tempo em Alpestre: Nossos dados meteorológicos são fornecidos pelo INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) e são atualizados diariamente.

Municípios nas proximidades de Alpestre

Confira as cidades vizinhas de Alpestre - RS em uma distância de até 50 km.

Planalto - 9.13 km
Caxambu do Sul - 18.0 km
Ametista do Sul - 19.1 km
São Carlos - 19.1 km
Rio dos Índios - 19.7 km
Iraí - 22.6 km
Palmitos - 23.5 km
Planalto Alegre - 25.9 km
Guatambu - 27.4 km
Rodeio Bonito - 28.3 km

Imagens da cidade e Região

Conheça mais sobre Alpestre através das imagens. Sinta-se à vontade para compartilhar esta página e contar sua história.

Ajude a divulgar a história de sua cidade, compartilhe esta página e, se você encontrou algo incorreto ou acredita que pode melhorar, FALE CONOSCO AGORA MESMO!

4.8 de 5 estrelas para o Município alpestrense  por Cidades do meu Brasil atualizado até 16/04/2024 - Alpestre - Rio Grande do Sul.

Deixe seu comentário:

Datas Comemorativas de Hoje

Dia+da+Voz

Dia da Voz

"Dia Nacional da Voz" no Brasil e ao "Dia Mundial da Voz" ou "World Voice Day", atualmente uma celeb...

Saiba Mais
Versículo do Dia:
E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus.
(Romanos 8:28)
Bíblia Online

 

Estados