Início » Minas Gerais » Vargem Alegre


Vargem Alegre - Minas Gerais



Vargem Alegre faz parte do estado de Minas Gerais. A população avaliada em 2004 era de 7.101 habitantes. Muito conhecida pela sua festa tradicional (Festival do Arroz) e também por ser a cidade com maior concentração de população com nível superior x habitante de Minas Gerais.

A cidade recebeu este nome por causa das extensas baixadas e belezas de suas vargens, que margeiam o ribeirão do Boi, em direção ao rio Doce.

Segundo José do Carmo Lima, a doação foi feita em março de 1896 pelo capitão Israel Nunes de Morais e sua esposa, Ana Esmelinda da Conceição. O doador trouxe consigo de Piau, próximo a Juiz de Fora, para a região cerca de vinte famílias. A segunda parte do patrimônio se deve à doação de 50 hectares de terras ao lado direito do rio que corta o município.

História da cidade de Vargem Alegre

Não se sabe com certeza a data do início de Vargem Alegre, pois, daquele tempo não existem oculares e nada escrito. Sabemos que o terreno da atual Vargem Alegre fazia parte da mata de Entre Folhas. Temos a data da doação da Escritura do terreno pelo capitão Israel Nunes de Moraes e sua esposa, D. Ana Esmelinda da Conceição, que foi em março de 1896, em cumprimento de uma promessa, formando um patrimônio com o título de Patrimônio São José pertencente ao Distrito de Entre Folhas. Seus primeiros moradores vieram da Zona da Mata, especificamente, municípios próximos de Juiz de Fora.

Vargem Alegre traz este nome, certamente, por causa das extensas baixadas e das belezas de sua vargens, que margeiam o Ribeirão do Boi, por mais de 27 quilômetros, em direção ao Rio Doce.

Devido à topografia e à grande abundância de água e charcos naquela época, a região possuía o cultivo do arroz em grande escala em seu território, sendo a principal fonte de trabalho e renda da população local. A região era marcada pela rota de tropeiros levando café para as cidades vizinhas e traziam na volta sal, açúcar mascavo e querosene. Mais tarde, com a chegada da Estrada de Ferro Leopoldina a Caratinga, as cargas vinham de trem até Dom Modesto e de lá eram transportadas até Vargem Alegre.

Gentílico:

Formação Administrativa

Somente no início da década de 1950, que ocorreu a criação do Distrito de Vargem Alegre pela Lei nº1039/1953, pertencendo a partir deste momento ao município de Caratinga.

O processo de emancipação ocorreu somente no final do século XX. O distrito, em 21 de dezembro de 1995 foi elevado à categoria de Cidade e Sede Municipal, com território desmembrado de Caratinga.

Fonte: Lima, José do Carmo Lima, Padre. Reminiscências de Vargem Alegre. ; Elton Fernandes Moreira Madeira

Autor do Histórico: MARIA LúCIA DE ANDRADE NOGUEIRA

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.



Síntese das Informações
Área da unidade territorial - 2016: 116,664: km²
Estabelecimentos de Saúde SUS: 7: estabelecimentos
Matrícula - Ensino fundamental - 2015: 884: matrículas
Matrícula - Ensino médio - 2015: 245: matrículas
Número de unidades locais: 104: unidades
Pessoal ocupado total: 639: pessoas
PIB per capita a preços correntes - 2014: 6.884,68: reais
População residente : 6.461: pessoas
População residente - Homens: 3.295: pessoas
População residente - Mulheres: 3.166: pessoas
População residente alfabetizada: 5.073: pessoas
População residente que frequentava creche ou escola : 1.756: pessoas
População residente, religião católica apostólica romana: 3.575: pessoas
População residente, religião espírita: -: pessoas
População residente, religião evangélicas: 1.903: pessoas
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Rural: 1.163,34: reais
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Urbana: 1.343,23: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Rural: 260,00: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Urbana: 347,50: reais
Índice de Desenvolvimento Humano Municipal - 2010 (IDHM 2010): 0,631:

Fonte:IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística


Vargem Alegre: Imagens da cidade e Região

As fotos fornecidas pelo Panoramio estão sobre direitos autorais de seus proprietários.

Você conhece a cidade de Vargem Alegre? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)






Compartilhe Esta Página: