Início » Minas Gerais » União de Minas


União de Minas - Minas Gerais



União de Minas faz parte do estado de Minas Gerais.

Por volta de 1923 vindos do Município de Campina Verde, chegavam ao local denominado “Casinhas” o Sr. Guilherme Simão Nunes, acompanhado de seus pais. Em meados do ano de 1939, casou-se com Maria Garcia Nunes, adquirindo logo em seguida uma gleba onde construiu a sede da fazenda, onde hoje é o Município de União de Minas.

Nesta época surgiram os primeiros comerciantes, moradores e o povoado foram crescendo, quando então recebeu seu primeiro nome “Porteirão”. Verificando as necessidades o senhor Guilherme, em 1953 construiu uma escola em sua propriedade, sendo a primeira professora a senhora Aparecida, esposa do Sr. José Caetano, político do local. No ano de 1960, resolveu fazer um loteamento, que foi aprovado sob a Lei 770 de 22 de outubro de 1969, surgindo assim a “Vila Porteirão”. Logo a pequena Vila passou a chamar-se “Bela Vista do Porteirão” pela ampla vista que o local oferecia. Por serem católicos doaram à Diocese de Uberaba meio alqueire para construção de uma capela, em homenagem a Nossa Senhora Aparecida. Daí em diante foram chegando várias famílias, entre eles o caminhoneiro e comerciante Sayd Yunes e o político Élcio de Souza, que também fez muito pela comunidade mudando a denominação de “Bela Vista do Porteirão” para “União”, o que ocasionou uma grande festa para arrecadação de fundos para prover o que faltava à comunidade, o que uniu todos os moradores dando origem ao nome “UNIÃO”.

História da cidade de União de Minas

Por volta de 1923 vindos do Município de Campina Verde, chegavam ao local denominado ´Casinhas´ o Sr. Guilherme Simão Nunes, acompanhado de seus pais. Em meados do ano de 1939, casou-se com Maria Garcia Nunes, adquirindo logo em seguida uma gleba onde construiu a sede da fazenda, onde hoje é o Município de União de Minas.

Nesta época surgiram os primeiros comerciantes, moradores e o povoado foram crescendo, quando então recebeu seu primeiro nome ´Porteirão´. Verificando as necessidades o senhor Guilherme, em 1953 construiu uma escola em sua propriedade, sendo a primeira professora a senhora Aparecida, esposa do Sr. José Caetano, político do local. No ano de 1960, resolveu fazer um loteamento, que foi aprovado sob a Lei 770 de 22 de outubro de 1969, surgindo assim a ´Vila Porteirão´. Logo a pequena Vila passou a chamar-se ´Bela Vista do Porteirão´ pela ampla vista que o local oferecia.

Por serem católicos doaram à Diocese de Uberaba meio alqueire para construção de uma capela, em homenagem a Nossa Senhora Aparecida. Daí em diante foram chegando várias famílias, entre eles o caminhoneiro e comerciante Sayd Yunes e o político Álcio de Souza, que também fez muito pela comunidade mudando a denominação de ´Bela Vista do Porteirão´ para ´União´, o que ocasionou uma grande festa para arrecadação de fundos para prover o que faltava à comunidade, o que uniu todos os moradores dando origem ao nome ´União´.

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de União (ex-povoado), pela lei estadual n°. 6769, de 13-05-1976, subordinado ao município de Iturana.

Em divisão territorial datada de 1-I-1979, o distrito de União figura no município de Iturana.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1993.

Elevado à categoria de município com a denominação de União de Minas, pela lei estadual n°. 12030, de 21-12-1995, desmembrado de Iturana. Sede no atual distrito União de Minas (ex-União). Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1997.

Em divisão territorial datada de 2003, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Alteração toponímica distrital

União para União de Minas, alterado pela lei estadual n°. 12030, de 21-12-1995.

Fonte: Prefeitura Municipal

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.



Síntese das Informações
Área da unidade territorial - 2016: 1.147,407: km²
Estabelecimentos de Saúde SUS: 3: estabelecimentos
Matrícula - Ensino fundamental - 2015: 577: matrículas
Matrícula - Ensino médio - 2015: 107: matrículas
Número de unidades locais: 68: unidades
Pessoal ocupado total: 407: pessoas
PIB per capita a preços correntes - 2014: 24.155,87: reais
População residente : 4.418: pessoas
População residente - Homens: 2.412: pessoas
População residente - Mulheres: 2.006: pessoas
População residente alfabetizada: 3.563: pessoas
População residente que frequentava creche ou escola : 1.102: pessoas
População residente, religião católica apostólica romana: 3.521: pessoas
População residente, religião espírita: 15: pessoas
População residente, religião evangélicas: 728: pessoas
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Rural: 1.539,85: reais
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Urbana: 1.521,62: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Rural: 375,00: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Urbana: 454,00: reais
Índice de Desenvolvimento Humano Municipal - 2010 (IDHM 2010): 0,672:

Fonte:IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística


União de Minas: Imagens da cidade e Região

As fotos fornecidas pelo Panoramio estão sobre direitos autorais de seus proprietários.

Você conhece a cidade de União de Minas? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)






Compartilhe Esta Página: