Início » Minas Gerais » Seritinga


Seritinga - Minas Gerais



Seritinga faz parte do estado de Minas Gerais.

Seritinga é uma pequena cidade situada a três quilômetros da BR 267 que liga as cidades de Caxambu à Juiz de fora, cidade com povos descendentes de italianos, portugueses, àrabes, dinamarqueses, etc. A cidade se formou no início do século XX com instalação da antiga ferrovia que ligava as cidades de Aiuruoca à Liberdade,ferrovia esta que foi desativada em 1977, porém, ainda resta na cidade a antiga estação ferroviária, conservada com muito orgulho pelos seritinguenses. A cidade possui alguns atrativos turísticos, principalmente para quem gosta de apreciar a natureza, como por exemplo a cachoeira do Galvão, as prainhas do rio Aiuruoca e do Rio dos Franceses, a tradicional festa de aniversário da cidade que acontece na passagem do ano, e a linda praça Sete de Setembro, construída e inaugurada pelo Sr. José Serafim de Oliveira. Também está muito próxima das cidades de Carvalhos, Auiuroca e Serranos que também oferecem belos pontos turísticos. A cidade também é famosa pela qualidade dos queijos ali produzidos pelo Laticíno Skandia, de propriedade da família do Sr. Godfredson, que trouxe a qualidade dos queijos direto da Dinamarca,hoje a tradição continua com outras pequenas fábricas na cidade, visto que o Laticínio Skandia foi desativado, mais toda propriedade foi adquirida para o município. Na relação dos imóveis consta uma casa do século XX, construída em estilo dinamarquês, outra atração da cidade.

Sua população recenseada em 2010 era de 1.790 habitantes. O município integra o circuito turístico das Montanhas Mágicas da Mantiqueira e é servido pelas rodovias BR-267 e AMG-1020.

História da cidade de A cidade de Seritinga teve início graças a estrada de ferro da Rede Mineira de Viação (hoje extinta), que em 1908, a cargo do Sr. Nicola Bianco, foi construída uma pequena estação ferroviária as margens do rio francês, inaugurada em 1910 com o nome de Bueno Brandão, em homenagem ao engenheiro construtor da ferrovia. Posteriormente, em virutde da duplicidade, passa a chamar-se Estação de Serranos, pertencente ao município de Aiuruoca. Com a construção da capela (hoje Igreja Matriz), houve a migração, organizando assim, o povoado que progrediu em torno da estação. Com a emancipação do município de Serranos, desmembrado de Aiuruoca em 12 de dezembro de 1953, pela Lei Estadual nº 1.039, é o povoado Estação de Serranos, elevado à categoria de distrito do novo município com a denominação de Seritinga. Em 30 de dezembro de 1962, pela Lei Estadual nº 2.764, Seritinga é elevado à categoria de município, crizndo, assim, sua emancipação político-adminstrativo.

ORIGEM DO TOPôNIMO:

Seritinga significa "morro branco" em tupi-guarani. O nome foi dado pela existência de muitas pedras brancas na serra que circunda o município.

Fonte: Monografias Municipais

Autor do Histórico: IVAN BARSANTI JUNIOR

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.



Síntese das Informações
Área da unidade territorial - 2016: 114,769: km²
Estabelecimentos de Saúde SUS: 1: estabelecimentos
Matrícula - Ensino fundamental - 2015: 215: matrículas
Matrícula - Ensino médio - 2015: 58: matrículas
Número de unidades locais: 61: unidades
Pessoal ocupado total: 325: pessoas
PIB per capita a preços correntes - 2014: 21.384,32: reais
População residente : 1.789: pessoas
População residente - Homens: 918: pessoas
População residente - Mulheres: 871: pessoas
População residente alfabetizada: 1.529: pessoas
População residente que frequentava creche ou escola : 432: pessoas
População residente, religião católica apostólica romana: 1.545: pessoas
População residente, religião espírita: 7: pessoas
População residente, religião evangélicas: 173: pessoas
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Rural: 1.227,33: reais
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Urbana: 1.537,83: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Rural: 400,00: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Urbana: 470,00: reais
Índice de Desenvolvimento Humano Municipal - 2010 (IDHM 2010): 0,660:

Fonte:IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

Seritinga: Imagens da cidade e Região

As fotos fornecidas pelo Panoramio estão sobre direitos autorais de seus proprietários.

Você conhece a cidade de Seritinga? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)






Compartilhe Esta Página: