Início » Minas Gerais » São João Nepomuceno


São João Nepomuceno - Minas Gerais



São João Nepomuceno faz parte do estado de Minas Gerais. Fica localizado na microrregião de Juiz de Fora, por sua vez localizada na mesorregião da Zona da Mata mineira. Já foi o nome do município de Nepomuceno. Outra denominação era São João Nepomuceno de Lavras do Funil. A população avaliada em 2007 era de 25.011 habitantes. É em São João Nepomuceno que fica localizado o suntuoso Castelo Monalisa, de propriedade do deputado federal Edmar Moreira, que se tornou bastante notório depois das denúncias de enriquecimento ilícito e de sonegação de impostos sofridas por este.

O local foi fundada por volta de 1800 por Guarda Mor Furtado, em sua fazenda com o nome de Roça Grande, onde ele com mais alguns importantes coronéis e barôes deram início à construção da Capela do Rio Novo de baixo, onde atualmente fica a Igreja Matriz, que se encontra em estado de reforma. O nome do município foi dado em homenagem ao santo checo Ján Nepomucký, dos quais eram devotos os seus fundadores.

Localização: O município de São João Nepomuceno está inserido na mesorregião da Zona da Mata mineira, fazendo parte da microrregião de Juiz de Fora, segundo a classificação da Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (FIBGE).

História da cidade de Não guardou a tradição o nome dos primeiros desbravadores do local exato onde se ergue a Sede do Município de São João Nepomeceno, sabe-se, contudo, que, em época bem anterior a 1841, José Furtado de Menconça, conhecido na história por Garda-Mor Furatado de Mendonça, proprietário de uma Fazenda denominada "Roça Grande", adquiriu terrenos adjacentes e os doou à cúria, para que neles se erigisse uma capela e fosse estabelecido um curato. Em companhia de outros fazendeiros da redondeza, Antônio Dutra Nicacio, Manoel Rodrigues Nazaré e Domingos Ferreira Marques, levanta a capela que recebeu o nome " Capela do Rio Novo de Baixo", tendo como orago São João Nepomeceno.

O que se sabe, com absoluta certeza, é que já em 1841 o topônimo já era o atual.

OCUPAÁÁO DO TERRITÁRIO:

O Padre José Vicente César, muito seguro em suas afirmaçãoes, informa que, no primeiro decênio do século XIX, Domingos Henriques de Gusmão e seu tio Jacó Henriques, com mais membros da família Henriques, transferiram-se

de Capela Nova para a freguesia de São Manoel do Pomba, onde se fixaram. Toda a família era devota de São João Nepomuceno, que era o padroeiro da Fazenda da família, chamada Fazenda do Patrimônio, em Capela Nova. Dessa Fazenda do Patrimônio, assim chamada porque fora constuída em Patrimônio do Padre Jacó Henriques Pereira, foi levada a imagem de São João Nepomuceno. Em sua nova residência, na freguesia de São Manoel do Pomba, os membros da família edificaram a Capela onde, ao redor dela foi constituido o Povoado de São João Nepomuceno.

GENTÁLICO: Sanjoanense

EMANCIPAÁÁO:

São João Nepomeceno foi elevado a Vila e a Paróquia, em 27/11/1815; a Lei n°. 202, de 01/04/1841, elevou o Povoado a Vila, constituindo o Município desmembrado do Pomba. A Lei n°. 209, de 07 do mesmo mês e ano, elevou o Curato a Paróquia. No ano de 1851, foi suprimida a Paróquia e, em seguida, o Município. A 10/09/1851, foi a Sede da Vila transferida para o arraial do Cágado, que passou a denominar-se Mar de Espanha. A Lei 542, de 09/10/1851, suprimiu a freguesia, incorporando seu território ao de Rio Novo. Em 1859, a Lei n°. 1053, de 06 de julho, restaurou a freguesia. Em 1868 foi restaurado o Município. A Lei n°. 1600, de 28/07/1868, elevou a freguesia à Vila, ficando o Município de São João Nepomuceno constituido das freguesias de São João Nepomuceno, Rio Novo e do Distrito da Santissima Trindade do Descoberto, desmembrados do Município de Mar de Espanha, e ainda do Distrito de Piau, desmembrado do Município de Juiz de Fora. Em 1870, novamente perdeu São João Nepomeceno a regalia e Vila e Sede Municipal. A Lei n°. 1664, de 13/09/1870, transferiu a sede Municipal para Rio Novo. Pela última vez, foi criado o Município de Sâo João Nepomuceno, com a Lei n°. 2677, de 30/11/1880, que elevou a Freguesia à Vila. E a Lei n°. 2848, de 25/10/1881, elevou a Vila à categoria de Cidade. O Município foi solenemente instalado à 07/01/1883, dia em que foi empossada a sua Cêmara Municipal.

Atualmente o Município é constituido dos Distritos: Sede, Carlos Alves, Ituí, Roça Grande e Taruaçú.

O Município é sede de Comarca.

Fonte: Arquivos históricos da Agência do IBGE em Bicas

Autor do Histórico: LEONARDO LUIZ CABRAL

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.



Síntese das Informações
Área da unidade territorial - 2016: 407,427: km²
Estabelecimentos de Saúde SUS: 24: estabelecimentos
Matrícula - Ensino fundamental - 2015: 3.141: matrículas
Matrícula - Ensino médio - 2015: 780: matrículas
Número de unidades locais: 1.037: unidades
Pessoal ocupado total: 7.223: pessoas
PIB per capita a preços correntes - 2014: 13.444,87: reais
População residente : 25.057: pessoas
População residente - Homens: 12.181: pessoas
População residente - Mulheres: 12.876: pessoas
População residente alfabetizada: 22.182: pessoas
População residente que frequentava creche ou escola : 6.446: pessoas
População residente, religião católica apostólica romana: 19.043: pessoas
População residente, religião espírita: 500: pessoas
População residente, religião evangélicas: 4.403: pessoas
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Rural: 1.387,64: reais
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Urbana: 1.867,16: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Rural: 435,00: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Urbana: 510,00: reais
Índice de Desenvolvimento Humano Municipal - 2010 (IDHM 2010): 0,708:

Fonte:IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

São João Nepomuceno: Imagens da cidade e Região

As fotos fornecidas pelo Panoramio estão sobre direitos autorais de seus proprietários.

Você conhece a cidade de São João Nepomuceno? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)






Compartilhe Esta Página: