Início » Minas Gerais » São Gonçalo do Abaeté


São Gonçalo do Abaeté - Minas Gerais



São Gonçalo do Abaeté faz parte do estado de Minas Gerais.

Sua população estimada em 2010 era de 6.252 habitantes.

O município ficou bastante conhecido nos últimos anos pela extração ilegal de diamantes em seu município.

História da cidade de São Gonçalo do Abaeté

Por volta de 1713, em decorrência dos movimentos das entradas e bandeiras, inicia-se o povoamento da região de Paracatu. Negros fugidos de fazendas e lavras lá estabeleciam quilombos, contribuindo também para a ocupação daqueles sertãoes.

Em meados do século XVIII, uma expedição organizada por Manuel Pinto da Fonseca chega aos rios Indaiá e Abaeté. Em pouco tempo, a riqueza destes rios e de outros da região é confirmada com a presença de diamantes - além de ouro - em seus leitos. Para fins de fiscalização, a Coroa Portuguesa instalou, no início do século XIX, vários quartéis gerais, dentre os quais o Quartel Geral de Abaeté, nas cercanias da atual cidade de Tiros.

Em maio de 1867, o distrito de Santo Antônio de Tiros é elevado a Paróquia e conta em seu território com o povoado de São Gonçalo de Abaeté. No ano de 1923, Tiros eleva-se à categoria de município, passando São Gonçalo do Abaeté a figurar como um de seus distritos. Sua emancipação política é conseguida vinte anos mais tarde, em 1943

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de São Gonçalo do Abaeté (ex-povoado), pela lei estadual n°. 843, de 07-09-1923, subordinado ao município de Abaeté. Foi transferido para o novo município de Tiros pela mesma lei acima citada.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o distrito de São Gonçalo do Abaeté figura no município de Tiros.

Assim permanecendo em divisãoes territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937.

Elevado à categoria de município com a denominação de São Gonçalo do Abaeté, pelo decreto-lei estadual n°. 1058, de 31-12-1943, desmembrado de Tiros. Sede no antigo distrito de São Gonçalo do Abaeté. Constituído de 2 distritos: São Gonçalo do Abaeté e Canoeiros (ex-Canoas), alterado pelo mesmo decreto-lei acima citado. Não temos a datada de instalação.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído de 2 distritos: São Gonçalo do Abaeté e Canoeiros.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-I-1979.

Pela lei estadual n°. 8285, de 08-10-1982, é criado o distrito de Varjão (ex-povoado), e anexado ao município de São Gonçalo do Abaeté.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1983, o município é constituído de 3 distritos: São Gonçalo do Abaeté, Canoeiros e Varjão.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1993.

Pela lei estadual n°. 12030, de 21-12-1995, desmembra do município de São Gonçalo do Abaeté o distrito de Varjão. Elevado à categoria de município com a denominação de Varjão de Minas.

Em divisão territorial datada de 2001, o município é constituído de 2 distritos: São Gonçalo do Abaeté e Canoeiros.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Fonte: Assembléia Legislativa

Autor do Histórico: MARLICE DE MATOS DA SILVA

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


São Gonçalo do Abaeté: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de São Gonçalo do Abaeté? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: