Início » Minas Gerais » Jequitinhonha


Jequitinhonha - Minas Gerais



Jequitinhonha é um município do estado de Minas Gerais, no Brasil. A população avaliada em 2004 era de 22 986 habitantes.

"Jequitinhonha" é um termo de origem tupi que significa, nessa língua, "campo do rio dos jequis (espécie de armadilha de pesca)", através da junção dos termos ye′kei (jequi), ty (água, rio, líquido) e nhum (campo).

As terras do atual município de Jequitinhonha estiveram ligadas, durante o século XVIII, à antiga Comarca do Serro Frio e, depois, ao município de Minas Novas. O povoado que deu origem à atual cidade surgiu no ano de 1811, pelo alferes Julião Fernandes Taborda Leão. O topônimo Jequitinhonha é de origem indígena e tem o significado de rio largo e cheio de peixes. Seus habitantes primitivos foram os índios Botocudos. A sede municipal de Jequitinhonha conserva, até hoje, algumas construções do século XIX, mas o conjunto mais representativo é do início no século XX, com casas nos estilos colonial, neoclássico e eclético.

História da cidade de O topônimo Jequitinhonha é de origem indígena e significa rio largo, cheio de peixes, e o gentílico da cidade é "Jequitinhonhense".

A cidade teve inicialmente, o nome de "Sétima Divisão Militar de São Miguel" e passou a denominar-se depois, sucessivamente, Freguesia de São Miguel da Sétima Divisão, Vila de Jequitinhonha e Jequitinhonha. A denominação São Miguel se deve à circunstância de ter o seu fundador ali chegado no dia em que a igreja católica celebra a festa do Arcanjo São Miguel.

Seus habitantes primitivos foram os índios Machacalis ou Patascos, descendentes dos Tapuias nas povoações que se localizavam de Aldeias e Faranchos, distantes 3 a 36 Km, respectivamente da Sede Municipal. Embora seja ignorado seu comportamento com relação aos brancos, sabe-se que eles foram exterminados pelas doenças ou massacrados pelo invasor que lhes arrebatou as terras.

O Povoado que deu origem a atual cidade de Jequitinhonha foi fundado em 29 de setembro de 1811 pelo Alferes Julião Fernandes Leão, que recebera ordem, emanada da Coroa em 1804, no sentido de guarnecer o Rio Jequitinhonha que se supunha ser diamantífero.

Inicialmente foram construídas 2 casas, sendo uma no lugar denominado Roda e outra no centro do Povoado, e instaladas as primeiras fazendas de criação e as primeiras lavouras, nas quais se empregavam processos rotineiros e instrumentos primitivos de trabalho.

A localização da cidade se prendeu à razões de segurança militar e à circunstância de ali se achar a barra do rio São Miguel, cujo percurso dava fácil acesso ao local em que foram encontrados índios que poderiam ser catequisados.

Fonte: IBGE

Autor do Histórico: ERNEI BARBOSA SILVA

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.



Síntese das Informações
Área da unidade territorial - 2016: 3.514,216: km²
Estabelecimentos de Saúde SUS: 16: estabelecimentos
Matrícula - Ensino fundamental - 2015: 3.886: matrículas
Matrícula - Ensino médio - 2015: 805: matrículas
Número de unidades locais: 252: unidades
Pessoal ocupado total: 1.696: pessoas
PIB per capita a preços correntes - 2014: 7.476,47: reais
População residente : 24.131: pessoas
População residente - Homens: 12.276: pessoas
População residente - Mulheres: 11.855: pessoas
População residente alfabetizada: 16.684: pessoas
População residente que frequentava creche ou escola : 7.448: pessoas
População residente, religião católica apostólica romana: 20.361: pessoas
População residente, religião espírita: 143: pessoas
População residente, religião evangélicas: 2.932: pessoas
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Rural: 858,06: reais
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Urbana: 1.477,64: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Rural: 204,00: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Urbana: 326,00: reais
Índice de Desenvolvimento Humano Municipal - 2010 (IDHM 2010): 0,615:

Fonte:IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

Jequitinhonha: Imagens da cidade e Região

As fotos fornecidas pelo Panoramio estão sobre direitos autorais de seus proprietários.

Você conhece a cidade de Jequitinhonha? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)






Compartilhe Esta Página: