Início » Minas Gerais » Datas


Datas - Minas Gerais



Datas faz parte do estado de Minas Gerais. A população avaliada em 2004 era de 5.213 habitantes e hoje é de aproximadamente 15.385.

História da cidade de Datas Minas Gerais - MG

O início do povoamento desta localidade deu-se pelo idos de 1825, tendo como origem idêntica das demais cidades influenciadas pelas descobertas do ouro e diamante da região do Tijuco, que já era, até então, um florescente arraial.

Os intrépidos aventureiros chamados garimpeiros, para lá foram em busca da riqueza que se escondia debaixo daquele selo ainda inexplorado que para garimpa-lo tinham que ter uma autorização do Rei de Portugal, e para isso, recebiam uma DATA que significava um lote de terra marcada para a sua exploração.

A busca foi feliz ao encontrarem, com abundância, o cobiçado Diamante nos veios dos rios, sobretudo no veio do Rio de Datas. Aumentava continuamente o número de garimpeiros para minerarem na "Datas do Rei", e tão grande foi a quantidade de lotes ou datas marcadas, que a região, mais tarde, ficou conhecida por "DATAS D′EL REI".

A descoberta daquelas pedras preciosas atraíram para ali, garimpeiros mais abastados com levas de escravos e comerciante de origem portuguesa, que para lá levaram os primeiros carpinteiros, pedreiros, ourives, barbeiros, alfaiates, etc. graças à fama da pedra em destaque, o diamante, encontrado na região. Em 1870 foi erigida a Igreja do Divino Espírito Santo, padroeiro da localidade, sendo inaugurada em 25 de agosto do mesmo ano, solidificando, assim, a idéia do núcleo de povoamento que surgia.

Origem do Topônimo: O seu primeiro nome foi Datas D′El Rei, originado das Datas, que significavam lotes de terra marcadas com autorização do Rei de Portugal, para os garimpeiros minerarem naquela localidade. Mais tarde, com a separação da Coroa de Portugal ficou somente

o nome de "DATAS", permanecendo este mesmo nome quando foi elevada à categoria de vila, em 1891.

Como foi descrito sobre os primeiros habitantes, a busca do ouro e do diamante, foi sem dúvida a responsável pelo elemento civilizado se fixar naquela localidade. Através das "Datas d`El Rei", que eram marcadas mediante autorização para garimpagem, foram fatores determinantes da ocupação do território, por garimpeiros, e a origem portuguesa e negra (escravos) que para lá foram. Aliados à garipagem existiam também a agricultura e o comércio que contribuíram com o encargo de rete-los na comunidade e na região.

Gentílico: datense

Formação Administrativa:

Distrito criado com a denominação de Espírito Santo das Datas, pela lei provincial nº 1357, de 06-11-1866, e por lei estadual nº 2, de 14-09-1891, subordinado ao município de Diamantina.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o distrito de Espírito Santo das Datas, figura no município de Diamantina.

Pela lei estadual nº 843, de 07-09-1923, o distrito de Espírito Santo das Datas, passou a denominar-se simplesmente Datas.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o distrito de Datas figura no município de Diamantina.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de I-VII-1960.

Elevado à categoria de município com a denominação de Datas, Pela lei estadual nº 2764, de 30-12-1962, desmembrado de Diamantina. Sede no antigo distrito de Datas. Constiuído do distrito sede. Instalado em 01-03-1963.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Alteração toponímica distrital

Espírito Santo das Datas para Datas alterado, pela lei estadual nº 843, de 07-09-1923.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.



Síntese das Informações
Área da unidade territorial - 2015: 310,099: km²
Estabelecimentos de Saúde SUS: 8: estabelecimentos
Matrícula - Ensino fundamental - 2015: 863: matrículas
Matrícula - Ensino médio - 2015: 313: matrículas
Número de unidades locais: 78: unidades
Pessoal ocupado total: 462: pessoas
PIB per capita a preços correntes - 2014: 8.682,90: reais
População residente : 5.211: pessoas
População residente - Homens: 2.551: pessoas
População residente - Mulheres: 2.660: pessoas
População residente alfabetizada: 4.307: pessoas
População residente que frequentava creche ou escola : 1.518: pessoas
População residente, religião católica apostólica romana: 4.406: pessoas
População residente, religião espírita: 3: pessoas
População residente, religião evangélicas: 627: pessoas
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Rural: 1.030,13: reais
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Urbana: 1.285,30: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Rural: 241,67: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Urbana: 327,50: reais
Índice de Desenvolvimento Humano Municipal - 2010 (IDHM 2010): 0,616:

Fonte:IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística


Datas: Imagens da cidade e Região

As fotos fornecidas pelo Panoramio estão sobre direitos autorais de seus proprietários.

Você conhece a cidade de Datas? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)






Compartilhe Esta Página: