Início » Amazonas » Tefé


Tefé - Amazonas



Tefé faz parte do estado do Amazonas. Possui uma população de 61000 habitantes distribuídos em uma área de 23.808km. Faz parte da mesorregião do Centro Amazonense e da microrregião de Tefé.

A ambição territorial da Espanha no Amazonas, nos tempos coloniais, encontrou no jesuíta Samuel Fritz um dos seus mais destacados defensores. No fim do século XVII, várias aldeias foram fundadas por aquele religioso, Tefé foi uma dessas aldeias. Fritz estava realmente convencido de que aquela região pertencia à Espanha. A Portugal, todavia, pouco importava essa convicção: o território era seu e como tal cumpria-lhe preservá-lo do domínio espanhol, que se implantava simultaneamente com a obra catequista dos missionários castelhanos.

Em 1708, o governador do Grão-Pará, enviou uma tropa sob o comando do capitão Inácio Correia de Oliveira, para fazer evacuar ditas aldeias, das quais era responsável o padre João Batista Sana, o qual simulando obediência à ordem de retirar-se seguiu para Quito onde obteve uma força armada com que desceu o Maranhão e o Solimões, e investiu contra as aldeias, aprisionando o comandante e muitos soldados da tropa inimiga.

História da cidade de A ambição territorial da Espanha no Amazonas, nos tempos coloniais, encontrou no jesuíta Samuel Fritz um dos seus mais destacados defensores. Neste propósito foram fundadas várias aldeias à margem do Solimões nos fins do século XVII. Tefé foi uma dessas aldeias.

Fritz estava realmente convencido de que esta região pertencia à Espanha. Para Portugal, todavia, o território era seu e como tal cumpria-lhe preservá-lo do domínio espanhol, que se implantava simultaneamente com a obra catequista dos missionários espanhóis.

Em 1708, o Governador do Grão-Pará enviou uma tropa sob o comando do Capitão Inácio Correia de Oliveira para fazer evacuar as ditas aldeias, cujo responsável era então o padre João Batista Sana.

O padre Sana, simulando obediência à ordem de retirar-se, seguiu para Quito onde obteve uma força armada com que desceu o rio Marañon e o Solimões, investiu contra as aldeias, aprisonando o comandante e muitos soldados da tropa inimiga.

Resolveu então o governador do Grão-Pará enviar nova expedição e conseguiu a vitória para as forças portuguesas que aprisionaram, entre outros, o padre Sana.

Estas lutas trouxeram a devastação das aldeias, cujos remanescentes o frei André da Costa reuniu na ilha do Veador e trouxe para Tefé. Isto ocorreu em 1718.

Habitavam a região os índios Nuruaques, Cauixanas, Jumans, Passés, Uainumas, Catuquinas, Jamamadis, Pamanas, Juris e Jurimaguas Tupebas ou Tupibas.

Em 1759, Tefé foi elevada a vila com a denominação de Ega, de origem portuguesa.

A Vila Ega foi elevada à categoria de cidade em 15 de junho de 1855 e restituída a denominação de Tefé. Este nome provém da tribo indígena dos Tapibas, de cujo vocábulo Tefé é corrutela. Depois de Manaus, foi Tefé a primeira localidade amazonense a receber foros de cidade.

Residiu em Tefé, durante os anos 1848-1857 o naturalista Walter Bates. Também Luiz Agassiz demorou-se em Tefé em estudos e observações.

Em 1861, recebeu Tefé a visita do poeta Gonçalves Dias, incumbido então pelo Governo da Província de inspecionar as escolas primárias do Solimões.

A Prelazia de Tefé foi fundada, como Prefeitura Apostólica, em 23 de maio de 1910, pelos padres da Congregação do Espírito Santo. O primeiro Prefeito Apostólico foi Monsenhor Miguel Alfredo Barat.

Nas eleições realizadas em 3 de outubro de 1955 foram eleitos para prefeito Túlio de Azevedo e para vereadores José Marques, Armando Barros, Aldovio Praia Soares, Benedito Guimarães, Terezinha Gonzaga Azevedo e Diogo Torres.

Entre as riquezas naturais de Tefé destaca-se a castanha-do-brasil (Bertholletia excelsa) que compõe a bandeira do município.

Tefé é ornamentada por uma bela coluna perpétua erigida à Praça de Santa Tereza, em homenagem à visita pastoral de dom José Lourenço da Costa Aguiar.

A padroeira - Santa Tereza - é festejada com pompa no período de 1 a 15 de outubro.

Fonte: Enciclopédia dos municípios brasileiros Vol IX.

Autor do Histórico: miriam motta correa pinto

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.



Síntese das Informações
Área da unidade territorial - 2015: 23.692,223: km²
Estabelecimentos de Saúde SUS: 29: estabelecimentos
Matrícula - Ensino fundamental - 2015: 16.011: matrículas
Matrícula - Ensino médio - 2015: 3.305: matrículas
Número de unidades locais: 430: unidades
Pessoal ocupado total: 4.877: pessoas
PIB per capita a preços correntes - 2014: 11.046,10: reais
População residente : 61.453: pessoas
População residente - Homens: 31.518: pessoas
População residente - Mulheres: 29.935: pessoas
População residente alfabetizada: 44.134: pessoas
População residente que frequentava creche ou escola : 25.489: pessoas
População residente, religião católica apostólica romana: 35.482: pessoas
População residente, religião espírita: 156: pessoas
População residente, religião evangélicas: 20.742: pessoas
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Rural: 853,61: reais
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Urbana: 2.353,65: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Rural: 120,00: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Urbana: 280,75: reais
Índice de Desenvolvimento Humano Municipal - 2010 (IDHM 2010): 0,639:

Fonte:IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística


Tefé: Imagens da cidade e Região

As fotos fornecidas pelo Panoramio estão sobre direitos autorais de seus proprietários.

Você conhece a cidade de Tefé? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)






Compartilhe Esta Página: