Início » Alagoas » Taquarana


Taquarana - Alagoas



Taquarana faz parte do estado de Alagoas.

O município de Taquarana teve seu território desmembrado de Limoeiro de Anadia no dia 24 de agosto de 1962, marcado por uma história que começou ainda em meados do século XVIII, partindo de uma fazenda de gado denominada de Cana Brava¹, pertencente a família Correia Paes. Ao instalar a fazenda Canabrava - com a criação de gado e diversificadas lavouras - em 1750, atraídos pelas belezas naturais do lugar e pela abundância de água, a família Correias Pais, proveniente do Estado de Pernambuco, deu origem ao atual município de Taquarana, que até sua emancipação era conhecido por Canabrava dos Pais. Como na maioria dos municípios alagoanos, o povoado se expandiu a partir de 1821, com a construção da matriz de Santa Cruz, num local já afastado da fazenda. Considerados também como fundadores, Luiz Carlos de Souza Barbosa, Antonio Paulino da Silva, Antonio Faustino da Silva Madeira e José Miguel Soares - com suas famílias - foram os primeiros habitantes. Ponto de passagem obrigatório - pela estratégica posição de proximidade com a estrada que ligava o Sertão à capital - alcançou o progresso rapidamente. Em 1938 foi elevada à condição de vila, ainda pertencendo a Limoeiro de Anadia. A autonomia administrativa, porém, só veio em Agosto de 1962, através da Lei 2.465, que também alterou o nome da cidade de Cana Brava dos Paes para Taquarana, por sugestão do bispo Dom Rômulo de Farias, arcebispo de Maceió. Os expoentes da luta pela emancipação foram Manoel Rodrigues de Oliveira, José Tenório de Souza, Floriano de Souza Castro e Pedro Cícero da Silva.

Sua população estimada em 2010 era de 19.020 habitantes.

História da cidade de Taquarana

Ao instalar a fazenda "Canabrava" com a criação de gado e diversificadas lavouras em 1750, a família Correia Pais deu origem ao atual município de Taquarana, que até sua emancipação política era conhecida por "Canabrava dos Pais".

Como na maioria dos municípios alagoanos, o povoado se expandiu a partir de 1821, com a construção da matriz de Santa Cruz, num local já afastado da fazenda. Considerados também como fundadores, Luiz Carlos de Souza Barbosa, Antônio Paulino da Silva, Antônio Faustino da Silva Madeira e José Miguel Soares - com suas famílias - foram os primeiros habitantes.

Ponto de passagem obrigatório - pela estratégica posição de proximidade com a estrada que ligava o Sertão à capital - alcançou o progresso rapidamente. Em 1938 foi elevada à condição de vila, ainda pertencendo a Limoeiro de Anadia.

Os expoentes da luta pela emancipação foram Manoel Rodrigues de Oliveira, José Tenório de Souza, Floriano de Souza Castro e Pedro Cícero da Silva. A autonomia administrativa, porém, só veio em agosto de 1962, através da Lei nº 2465, que também alterou nome da cidade para Taquarana, uma outra denominação para Canabrava - uma planta característica e abundante no Agreste - por sugestão do Bispo Dom Rômulo de Farias.

Embora não tenha maiores atrativos naturais, o município se destaca pelas festividades, onde despontam toda a hospitalidade e animação de sua população, atraindo muitos visitantes de cidades vizinhas. Entre os mais animados festejos estão as festas juninas, o carnaval, a festa da padroeira Santa Cruz e a da emancipação, todas comemoradas com grande estilo.

SITUAçãO: Micro-Região de Arapiraca. Limites com Coité do Nóia, Igaci, Belém, Anadia e Limoeiro de Anadia. Situa-se a 300 metros acima do nível do mar. Coordenadas Geográficas: 9º 39′08" de latitude sul e 36º 29′07" de longitude W. Gr.

CLIMA: Quente. Máxima de 33º e mínima de 22º.

ÁREA: 166,48 Km.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.



Síntese das Informações
Área da unidade territorial - 2016: 153,291: km²
Estabelecimentos de Saúde SUS: 15: estabelecimentos
Matrícula - Ensino fundamental - 2015: 3.303: matrículas
Matrícula - Ensino médio - 2015: 808: matrículas
Número de unidades locais: 189: unidades
Pessoal ocupado total: 1.151: pessoas
PIB per capita a preços correntes - 2014: 7.554,70: reais
População residente : 19.020: pessoas
População residente - Homens: 9.237: pessoas
População residente - Mulheres: 9.783: pessoas
População residente alfabetizada: 11.070: pessoas
População residente que frequentava creche ou escola : 6.457: pessoas
População residente, religião católica apostólica romana: 16.506: pessoas
População residente, religião espírita: 11: pessoas
População residente, religião evangélicas: 1.629: pessoas
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Rural: 680,05: reais
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Urbana: 958,42: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Rural: 130,00: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Urbana: 252,50: reais
Índice de Desenvolvimento Humano Municipal - 2010 (IDHM 2010): 0,541:

Fonte:IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

Taquarana: Imagens da cidade e Região

As fotos fornecidas pelo Panoramio estão sobre direitos autorais de seus proprietários.

Você conhece a cidade de Taquarana? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)






Compartilhe Esta Página: