Início » Alagoas » Ouro Branco


Ouro Branco - Alagoas



Ouro Branco faz parte do estado de Alagoas. Encontra-se a uma latitude 09º10′00" sul e a uma longitude 37º21′24" oeste, estando a uma altitude de 380 metros. A população avaliada em 2004 era de 10 452 habitantes. Possui uma área de 205,4km².

Por volta de 1830, começou a surgir o povoado onde hoje fica o município de Ouro Branco. Em 1881, o Sr. Domingo Gomes, vindo de Minas Gerais e líder na época, mandou construir uma capela de pedra e escolheu Santo Antônio como padroeiro. Além disso, deu o nome de Olho D′Água do Cajueiro (cacimba que ficava embaixo de um grande cajueiro conhecido na região) à vila que se formava. Alguns anos depois, Domingos Gomes voltou a Minas Gerais, mas seu filho Francisco Gomes, conhecido como Chicão, permaneceu no local. O povoado cresceu e passou a denominar-se Olho d′Água do Chicão, em homenagem a Francisco Gomes. Em 1901 foi elevado à categoria de vila, chegando a sofrer ataques de bandos de cangaceiros chefiados por Antônio Purcino e Lampião.

Antônio Jiló de Campos, um dos líderes comunitários, impressionado com a brancura das imensas plantações de algodão, rebatizou este lugar, o que já era quase uma cidade, com o nome de Ouro Branco. Os líderes do movimento para a emancipação política, conseguida através da Lei n 2.445, de 17 de maio de 1962, foram Luís Gonzaga de Carvalho, José Limeira da Silva, Francisco Sotero Ângelo e José Soares da Silva. Sua emancipação foi oficializada em 21 de junho do mesmo ano, com território desmembrado do município de Santana do Ipanema.

História da cidade de Ouro Branco

O povoado onde hoje está o município de Ouro Branco começou a surgir por volta de 1830, mas só em 1881, quando Domingos Gomes mandou construir uma capela de pedra, é que moradores das regiões vizinhas começaram a se mudar para lá.

Domingos Gomes chegou ao município vindo de Minas Gerais, e logo comprou terras da família Paranhos. Líder na época, escolheu o padroeiro Santo Antonio e deu o nome de OlhoD′água do Cajueiro (nome de uma cacimba que ficava embaixo de um grande cajueiro conhecido na região) à vila que se formava.

Depois de alguns anos, Gomes regressou a Minas e seu filho, Francisco Gomes, deu novadimensão e novo nome ao povoado, que passou a se chamar Olho D′água do Chicão. Em 1901, foi elevado à categoria de vila e chegou a sofrer ataques dos bandos de Lampião e Antonio Purcino.

Anos mais tarde, chegou à vila Antonio Giló de Campos que, impressionado com a brancura das imensas plantações de algodão, escolheu o nome Ouro Branco para a futura cidade. A partir dessa época, a cidade não parou de crescer, incentivando Luiz Gonzaga de Carvalho,

José Limeira Lima, Francisco Sotero ongelo e José Soares da Silva a iniciarem o movimento pela emancipação. O município, porém, só foi desmembrado de Santana do Ipanema em 1962 através da Lei 2.445.

Ouro Branco chamou a atenção da comunidade científica, que tem realizado estudos geológicos em dois de seus pontos atrativos: a Pedra da Capelinha e o Lajedo Grande. Entre as festividades destacam-se a festa do padroeiro (01 a 13 de junho), a festa do dia da Independência (7 de setembro) e a da Emancipação Política (21 de junho).

Gentílico: ouro-branquense

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Ouro Branco ex-povoado, pela lei nº 2050, de 09

08-1957. Criado com terras desmembrado do distrito de Maravilha, subordinado ao município de

Santana de Ipanema. Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o distrito de Ouro Branco, figura no município de Santana de Ipanema. Elevado à categoria de município com a denominação de Ouro Branco, pela lei estadual nº 2445, de 17-05-1962, desmembrado de Santana de Ipanema. Sede no atual distrito de Ouro Branco ex-povoado. Constituído do distrito sede. Instalado em 21-06-1962.Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído do distrito sede.Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.



Síntese das Informações
Área da unidade territorial - 2016: 196,561: km²
Estabelecimentos de Saúde SUS: 6: estabelecimentos
Matrícula - Ensino fundamental - 2015: 2.246: matrículas
Matrícula - Ensino médio - 2015: 591: matrículas
Número de unidades locais: 86: unidades
Pessoal ocupado total: 512: pessoas
PIB per capita a preços correntes - 2014: 5.258,18: reais
População residente : 10.912: pessoas
População residente - Homens: 5.437: pessoas
População residente - Mulheres: 5.475: pessoas
População residente alfabetizada: 6.694: pessoas
População residente que frequentava creche ou escola : 3.977: pessoas
População residente, religião católica apostólica romana: 9.252: pessoas
População residente, religião espírita: -: pessoas
População residente, religião evangélicas: 1.063: pessoas
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Rural: 582,40: reais
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Urbana: 989,81: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Rural: 80,50: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Urbana: 231,00: reais
Índice de Desenvolvimento Humano Municipal - 2010 (IDHM 2010): 0,547:

Fonte:IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística


Ouro Branco: Imagens da cidade e Região

As fotos fornecidas pelo Panoramio estão sobre direitos autorais de seus proprietários.

Você conhece a cidade de Ouro Branco? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)






Compartilhe Esta Página: