Início » Alagoas » Dois Riachos


Dois Riachos - Alagoas



Dois Riachos faz parte do estado de Alagoas. A população avaliada em 2004 era de 11.607 habitantes.

Moradores mais antigos de Dois Riachos contam que o primeiro habitante do local onde está hoje a cidade foi Miguel Vieira de Novaes. Sua chegada teria ocorrido em 1907. Outra versão, entretanto, conta que Miguel Vieira já teria encontrado alguns habitantes. Pouco tempo depois, outros alcançaram a região, para serviços de construção da estrada fazendo a ligação entre Delmiro Gouveia e Maceió. Miguel Vieira, muito conhecido no lugar, foi designado para chefiar a turma encarregada dos trabalhos naquele trecho. De espírito dinâmico, aproveitou a oportunidade e construiu um barraco onde começou um pequeno comércio, inclusive com hospedaria para viajantes, exatamente onde hoje está situada a Praça da Independência. Em 1936, a localidade foi atacado por um bando de cangaceiros chefiados por Corisco.

Nessa época, chegou a Garcia (como foi batizada a localidade) Júlio Firmino Lima, trazendo mais trabalhadores para os serviços da rodovia. Coube a ele a ideia da realização da primeira feira. O nome Garcia foi dado por causa do riacho de mesmo nome que passa pelo local.

História da cidade de Dois Riachos

Pouco tempo depois alcançaram a região por serviços de construções da estrada fazendo a ligação entre Delmiro Gouveia e Maceió. Miguel Vieira, muito conhecido no lugar, foi designado para chefiar a turma encarregada dos trabalhos naquele trecho. De espírito dinâmico, aproveitou a oportunidade e construiu um barraco onde começou um pequeno comércio, inclusive com uma pequena hospedaria para viajantes - exatamente onde hoje está situada a Praça da Independência. Em 1936, foi atacado por um bando de cangaceiros chefiados por Corisco.

Nessa época chegou a Garcia, como foi batizada a localidade, Júlio Firmino Lima trazendo mais trabalhadores para os serviços da rodovia. Coube a ele a idéia da realização da primeira feira. O nome Garcia foi dado por causa do riacho do mesmo nome que passa pelo local. O território de Dois Riachos pertencia a Santana do Ipanema até a emancipação política de Major Isidoro, quando passou a integrar o novo município. A situação permaneceu até 1960, quando as lideranças locais conseguiram sua autonomia administrativa através da Lei nº 2238, de 07 de junho.

SITUAçãO: Microrregião de Batalha. Limites com Santana do Ipanema, Major Isidoro, Cacimbinhas e Pernambuco. Situa-se a 200 metros acima do nível do mar. Coordenadas Geográficas - 9º 23′02" de latitude sul e 37º 05′15" de longitude W. Gr.

CLIMA: Temperado, máxima de 35º e mínima de 25º.

ÁREA: 141.69 Km.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.



Síntese das Informações
Área da unidade territorial - 2016: 139,850: km²
Estabelecimentos de Saúde SUS: 6: estabelecimentos
Matrícula - Ensino fundamental - 2015: 2.041: matrículas
Matrícula - Ensino médio - 2015: 284: matrículas
Número de unidades locais: 91: unidades
Pessoal ocupado total: 606: pessoas
PIB per capita a preços correntes - 2014: 5.187,74: reais
População residente : 10.880: pessoas
População residente - Homens: 5.454: pessoas
População residente - Mulheres: 5.426: pessoas
População residente alfabetizada: 6.031: pessoas
População residente que frequentava creche ou escola : 3.894: pessoas
População residente, religião católica apostólica romana: 9.943: pessoas
População residente, religião espírita: -: pessoas
População residente, religião evangélicas: 525: pessoas
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Rural: 710,33: reais
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Urbana: 820,16: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Rural: 103,00: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Urbana: 200,00: reais
Índice de Desenvolvimento Humano Municipal - 2010 (IDHM 2010): 0,532:

Fonte:IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística


Dois Riachos: Imagens da cidade e Região

As fotos fornecidas pelo Panoramio estão sobre direitos autorais de seus proprietários.

Você conhece a cidade de Dois Riachos? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)






Compartilhe Esta Página: