Início » Alagoas » Branquinha


Branquinha - Alagoas



Branquinha faz parte do estado de Alagoas. A população avaliada em 2004 era de 12.874 habitantes.

A colonização da cidade começou por volta de 1870. Moradores recém-chegados de outras regiões foram instalando pequenos sítios. A vila foi crescendo às margens do rio Mundaú.

O progresso da região foi impulsionado a partir de 1955, quando lideranças locais começaram a lutar pela emancipação política. Nomes como ex-deputado Pedro Timóteo Acioli Filho, Manoel Gomes Peixoto e Emílio Elizeu Maia de Omena faziam parte desse grupo. Só em 1962, através de uma lei, é que o município conseguiu a emancipação, sendo desmembrado de Murici.

História da cidade de Branquinha Alagoas - AL

A história não registra muitas informações sobre as origens do município de Branquinha pois os documentos e demais informações que facilitariam o trabalho de pesquisa. foram destruídos pela enchente do rio mundaú, ocorrida em 1949. A Prefeitura Municipal de Murici, onde se encontravam os arquivos, foi totalmente inundada.

Os historiadores conseguiram resgatar que a colonização da cidade começou por volta de 1870. Moradores recém-chegados de outras regiões foram instalando pequenos sítios. O lugar foi crescendo às margens do rio Mundaú.

O progresso da região foi impulsionado a partir de 1955, quando lideranças locais começaram a lutar pela emancipação política. Nomes como Pedro Temóteo Filho, Manoel Gomes Peixoto e Emílio Elizeu Maia de Omena faziam parte desse grupo. Só em 1962, através de uma lei, é que o município conseguiu a emancipação, sendo desmembrado de Murici.

A cidade de branquinha foi atingida por várias enchentes provocadas pelo rio Mundaú, depois dá de 1949, veio a de 1962, 1969 e 2000, deixando parte da população desabrigada e moradias demolidas, apesar da reconstrução, foram criados os conjuntos COAB, João Lira , Alto São Simeão e São Sebastião dando maior segurança aos moradores da cidade.

Embora seja um município sem atrativos turísticos naturais, Branquinha chama a atenção de visitantes por conta da animada programação de festividades, garantida pela animação de sua população em boa parte do ano. Como atrativos turisticos o municipio oferece aos visitantes em janeiro, acontece a festa do padroeiro, São Sebastião (dia 20); fevereiro, um dos carnavais bastante animados da região ; a Emancipação Política (18 de maio); os festejos juninos e ainda o Festival da Batida, onde a iguaria é apreciada em diversos sabores (realizado entre os meses de novembro e dezembro). Além desses tem o mirante e a antiga estação ferroviaria.

O sustentativo econômico do municipio é a lavoura destacando-se as plantações de cana-de-açucar, laranja, mandioca, batata bem como a pecuária.

A feira livre apresenta um bom desenvolvimento em virtude da existência de 5 assentamentos com plantações de lavouras de subsistências, comercializadas na sede e nos municípios vizinhos.

Localização: Situa-se na Microrregião da Mata Alagoana, sendo seus limites: União dos Palmares, Murici e Capela, Viçosa, Chã Preta, Santana do Mundaú, Joaquim Gomes e Flexeiras.

Gentílico: branquinhense

Formação Administrativa

Em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, figura no muicípio de Muricí, o distrito de Branquinha.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.

Elevado á categoria de município com a denominação de Branquinha, pela lei estadual nº 2446, de 18-05-1962, desmembrado de Muricí. Sede no antigo distrito de Branquinha. Constituído do distrito sede. Instalado em 03-08-1962.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.



Síntese das Informações
Área da unidade territorial - 2016: 165,250: km²
Estabelecimentos de Saúde SUS: 5: estabelecimentos
Matrícula - Ensino fundamental - 2015: 2.090: matrículas
Matrícula - Ensino médio - 2015: 357: matrículas
Número de unidades locais: 57: unidades
Pessoal ocupado total: 576: pessoas
PIB per capita a preços correntes - 2014: 5.948,36: reais
População residente : 10.583: pessoas
População residente - Homens: 5.379: pessoas
População residente - Mulheres: 5.204: pessoas
População residente alfabetizada: 5.654: pessoas
População residente que frequentava creche ou escola : 4.135: pessoas
População residente, religião católica apostólica romana: 7.839: pessoas
População residente, religião espírita: -: pessoas
População residente, religião evangélicas: 1.152: pessoas
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Rural: 920,86: reais
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Urbana: 894,49: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Rural: 188,75: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Urbana: 188,50: reais
Índice de Desenvolvimento Humano Municipal - 2010 (IDHM 2010): 0,513:

Fonte:IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

Branquinha: Imagens da cidade e Região

As fotos fornecidas pelo Panoramio estão sobre direitos autorais de seus proprietários.

Você conhece a cidade de Branquinha? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)






Compartilhe Esta Página: